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Crítica

Review | She-Ra e as Princesas do Poder (1ª Temp.)

Animação estreou em novembro no catálogo da Netflix.

A Honra de GraySkull finalmente foi restaurada após 33 anos de história. A estreia da animação She-Ra e as Princesas do Poder na Netflix em novembro é a grande responsável por esse feito. Isso porque esse reboot – além de ser bastante aguardado pelos trailers apresentados – retoma uma narrativa clássica dos anos 1980 para o foco do mundo Geek.

Produzido pela talentosa Noelle Stevenson, a animação da DreamWorks reconta a história da versão animada produzida pela Filmation/Mattel com o objetivo de situar Adora, e seu alter-ego She-Ra, em um pedestal de protagonismo pleno. O estúdio, por sinal está de parabéns. Após Voltron, a animação de She-Ra é sua segunda incursão pelos sucessos dos anos 1980 e se apresenta como mais um revival de respeito.

Em 1985, para expandir o universo da franquia de bonecos articulados He-Man e os Mestres do Universo, a Mattel – junto da Filmation – desenvolveram uma contraparte feminina para o defensor dos segredos do Castelo de GraySkull. Nascia assim She-Ra, introduzida no especial de uma hora “O Segredo da Espada Mágica”, que é considerado o episódio um da primeira animação da princesa do poder.

Sem He-Man, Adam, Feiticeira Zoar e Mentor, a única referência a Eternia e ao misterioso castelo está na frase de transformação que Adora profere ao se tornar She-Ra. Esse primeiro destaque é o que torna a nova animação bastante promissora. Desta vez She-Ra não tem a necessidade de ser introduzida por ninguém. She-Ra é ela mesma a grande atração somente.

Propondo um novo olhar para a mitologia da personagem, She-Ra não é mais só a outra versão de Adora. She-Ra é uma lendária campeã do planeta Etheria que desde tempos antigos escolhe uma das princesas para equilibrar os elementos e lutar contra o mal. A nova She-Ra nem mesmo se preocupa em esconder sua real identidade. Todos a conhecem, todos a admiram.

Rejuvenescida, a franquia ganha com a proposta intuitiva presente nas animações da DreamWorks, onde piadas e drama se diluem durante os acontecimentos da trama sem necessariamente torná-la evidente para um lado só cômico ou só trágico.

Nesta primeira temporada o que se é possível destacar é que o reaproveitamento das personagens de She-Ra vai para muito além de “infantilizar” um pouco cada uma. Na verdade, ninguém ali foi infantilizado. Pode-se dizer que muitos deles tornaram-se aquilo que deveriam ter sido desde o início da franquia, quando a Mattel apostava muito em figuras másculas e/ou com sex appeal ao invés de personalidade ou pano de fundo dramático.

She-Ra já não usa uma microssaia e nem é um mulherão de corpo escultural. Mudanças possibilitadas pelo design de personagens e a redefinição da história. A animação também dialoga com temas modernos e abre espaço para a diversidade e a representatividade. Cintilante e Arqueiro são exemplos disso.Os amigos de She-Ra agora já não são mais uma bela jovem em collant apertado e lábios carnudos; e nem um homem branco e ruivo, musculoso e de toráx à mostra.

A nova Cintilante é uma adolescente um pouco mimada, mas bastante verdadeira, gordinha e sorridente. O novo Arqueiro é um intrépido garoto negro que não tem medo de mostrar seu lado mais gentil já que está cercado de mulheres, sem que isso nos leve num primeiro momento a fazer qualquer suposição sobre sua sexualidade.

E esse assuntos do coração são tratados de forma bem distintas no desenho animado. Já da para perceber que Noelle Stevenson deixa em Cintilante a marca de uma narrativa que pode despertar em quem assiste o desejo de shipar casais. Tudo isso sem ser abertamente discutido ou alimentado pelas personagens da trama, que vão encarar tudo como amizade.

O ponto alto da animação é mesmo o reboot da origem de She-Ra. Nesse universo narrativo, Adora não é a primeira She-Ra. Mesmo assim é a partir dela que conheceremos segredos da personagem. O reboot também nos presenteia com um ótimo plot entre a protagonista, Felina e Sombria. Assim como na versão original, Adora é uma orfã que servia na Horda liderada por Hordak. Criada quase como uma filha por Sombria, a garota é a única amiga de Felina com quem cresceu junta.

Separadas pelo destino da espada, as duas agora se encontram em lados opostos. Felina divide-se entre o sentimento de amor pela amiga (quase uma irmã) e a inveja que sempre sentiu. Adora, por sua vez, deve lhe dar com a dor da rejeição ao mesmo tempo que tenta descobrir mais sobre seus poderes e lidera a Grande Rebelião no intuito de salvar Etheria.

Bom, sobre GraySkull e os demais elementos da trama clássica ainda não há perspectivas. Quem poderá esclarecer melhor isso é a enigmática Esperança da Luz, que junto de Sombria e o próprio Hordak são os únicos que sabem o real segredo da origem de Adora. A possibilidade da DreamWorks trabalhar em um universo expandido e quem sabe inserir He-Man e outros personagens da franquia nas próximas temporadas já é especulada. Contudo, mesmo sendo as mesmas histórias, nada é garantido que He-Man possa ganhar um novo reboot no processo.

Por hora é melhor esquecer dele mesmo. O foco aqui é She-Ra, a Princesa do Poder, que brilhantemente renasce após longos anos de coadjuvantismo à sombra do irmão gêmeo. Coadjuvantismo esse que existiu mesmo quando era protagonista de sua própria série. Agora não mais! Finalmente restabeleceu-se o respeito merecido “Pela Honra de GraySkull!“.

 

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Crítica

Crítica | She-Ra e as Princesas do Poder (4ª Temp.)

Nova fase da animação revelou alguns segredos e prepara público para ponto de virada na série.

A Honra de GraySkull está mantida? Talvez. A resposta para a pergunta somente na próxima temporada de She-Ra e as Princesas do Poder em 2020. Um ano depois da estreia da série, a 4ª temporada (que estreou 5 de novembro) deixou um sentimento de “e agora?” muito forte durante o processo de introdução de novos elementos.

Ressalto aqui também que quem leu a review da temporada anterior pode perceber que acertei na teoria. A antiga She-Ra daria as caras (embora somente em flashbacks da Madame Rizzo) e a aparição do Rei Micah seria agora justo após a morte de Ângela (que agora tenho minhas dúvidas!). Micah apareceu, mas não como o Cavaleiro Vermelho, como é na trama original. Nem um demérito ao reboot por causa disso. Só na traição de Sombria que minha pergunta permanece no ar. Seguindo!

Das quatro temporadas apresentadas até aqui, a última é a mais intensa. O fato de voltar a ter 13 episódios ajudou bastante. Mais tempo de tela reforça a construção de todas as personagens: protagonistas, coadjuvantes e antagonistas.

Foi o que Noelle Stevenson fez com a sua equipe de roteiristas. Para esse review focaremos em um trio de personagens e um extra: Cintilante, Mara e Scorpia, além de Hordak.

A coroação da jovem Cintilante, após o sacrifício de Ângela, deveria ter amadurecido a personagem. Cintilante, ao meu ver, foi a quem menos evoluiu nesta temporada. Ou melhor, até tenha evoluído, mas em consequência o seu lado mimado acompanhou o processo. Sua compostura diante dos amigos e aliados revela muita insegurança. Normal, se considerarmos que agora como rainha ela não estava preparada para o papel e a perda da mãe. No entanto, seus atos desesperados forçaram toda Etheria conhecer um obstáculo bem mais difícil que Hordak e Felina.

A nova rainha mudou o visual, mas não mudou as atitudes

Por outro lado, conhecemos Mara. Até então apenas citada ou em aparições rápidas, a personagem foi uma das protagonistas do episódio “Heroína” e nos ajudou a entender o que realmente estava se passando no planeta. A She-Ra anterior, que é um acréscimo bem válido à mitologia da franquia, resgata a personagem Mara com muito empenho e nos revela que os “Primeiros” (por que não Eternianos?) tem um propósito não tão nobre e abre espaço para novas apostas e teorias. Sua relação com a Esperança da Luz e Madame Rizzo chegam ao grau de melancolia na trama e dão o tom mais solene à temporada. Impossível não se identificar com ela.

Como já está bem claro, as chances de He-Man fazer ponta na série é mínima, quase zero, mas os elementos que o cercam não. Veremos na próxima fase o Castelo de GraySkull? A Espada do Poder? Ela, a espada, já existe ou será ainda criada? Essa última pergunta é um reboot de mais alto nível à mitologia e portanto pouco provável. O certo é que sabemos que Mara era dos Primeiros e eles serão o próximo foco da trama.

Das três personagens que destaco, Scorpia é quem mais curti na temporada (novamente me rendo ao seus pés garota!). O crescimento de sua personalidade, dado seu lado mais infantil, rendeu uma surpresa maravilhosa ao vermos ela compreendendo o quão tóxica é a figura da Felina. Parabéns Scorpia! E ela é tão amável! Mesmo reconhecendo a toxicidade da outra continua a amando (pode ser um ponto fraco dela, mas sem isso ela não seria a fofa que é). De quebra, não posso esquecer que acertei de novo aqui quando conjecturei que poderíamos vê-la com a Grande Rebelião. Mais um ponto para mim!

O extra pra essa review é Hordak. O lado passional do vilão nem de longe condiz com o bufão da série clássica e isso é maravilhoso. Sua melhor cena é aquela onde as lágrimas mistas de alegria pela não-traição de Entrapta e o ódio pelas mentiras de Felina ficam retidas sobre a face em poucos segundos. Mas não esqueçam: ele ainda é vilão!

Por fim, o que foi Double Trouble?! A nova personagem é o tipo de personagem que mais detesto. Contudo, o metamorfo foi o elemento mais significativo para todos os acontecimentos da temporada. Já espero mais canalhices. Sobre Double Trouble, é necessário dizer que sua introdução na trama, por parte de Noelle Stevenson, não é tão original assim como alguns sites anunciavam. Double Trouble já existia na franquia, mas apenas nos quadrinhos.

Dohble Trouble, em novo design, é símbolo de representatividade na animação de Noelle Stevenson

Antes chegou a ser a prima de Cintilante com altas habilidade de disfarce. Agora Noelle repagina a personagem dando-lhe um outra proposta e fazendo-o assumir características que acredito ser numa referência a uma personagem não-binária. O bônus aqui foi o fato dela representar em suas transformações outra personagem da franquia que ainda não havia aparecido: Flora, a princesa com asas de borboleta, embora ao que parece em apenas um fanservice. Assim como foi com Octavia, capitã das tropas navais da Horda, que também apareceu na série dos anos 1980.

She-Ra e as Princesas do Poder segue firme com uma trama convincente e equilibrada em drama, humor e fanservice (as referências a Vassorito, Corujito e Geninho me animaram). A chegada do Mestre da Horda revela que algo mais sombrio está por vir. Aviso que não acredito na Felina, logo aguardem mais atos egoístas dela.

Com a Espada da Proteção em frangalhos estamos sem She-Ra. Adora será capaz de restaurar a Honra de GraySkull? Esperemos.

Confira as reviews anteriores:

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Coluna Leandro Giometti

Crítica | Watchmen (piloto da série)

Derivado da famosa HQ, o piloto de Watchmen vai na onda de Coringa e entrega uma obra intensa e realista

Watchmen

O piloto de Watchmen termina e você entende exatamente qual é a proposta de Damon Lindelof: a fidelidade pelo conceito criado no universo da clássica HQ de Alan Moore e Dave Gibbons e promover uma trama envolta no mistério característico, marca registrada do diretor e roteirista, criador de Lost e The Leftovers.

De cara, vai chamar a atenção também o visual arrojado e a edição ousada, mas será na atualização relevante da narrativa – com comentários políticos e sociais diretos que podem ser lidos como críticas ao ultaconservadorismo atual – e a abordagem bastante realista a chave que atingirá mentes e corações. E, mesmo que a série se passe em uma realidade alternativa, assim como no filme de Zack Snyder, ela é muito mais semelhante à nossa.

Trinta anos após os eventos finais da HQ (e do filme), os vigilantes mascarados ainda estão nas ruas e ajudam a polícia. Eles são heróis anônimos, mas agora são pessoas comuns, que tem vidas normais, sem o culto de personalidade que outrora tinham Coruja, Comediante e Spectral. Os fãs certamente irão vibrar com a precisão dos detalhes e as referências – um tanto diferente da opção pela estilização do longa assinado por Snyder – onde está explícita a paixão de Lindelof pela obra de Alan Moore. Porém, aos não iniciados no universo da HQ, Watchmen também funciona muito bem como uma série derivada e independe, ainda que possam se sentir interessados a entender certas excentricidades.

Em um momento em que, as obras baseadas em quadrinhos podem entreter a partir de um novo conceito, embaladas pela visceralidade real de Coringa, Watchmen é brilhante na medida em que entrega uma experiência nessa mesma intensidade. Com momentos impactantes, ótimas atuações (Regina King, Jeremy Irons e Don Johnson excelentes) e elementos técnicos irrepreensíveis, a série da HBO sustenta uma história promissora cujo caminho ninguém faz ideia onde vai dar mas, de forma inteligente, instiga a pensar, mantendo a audiência interessada e atenta. 

Expectativa altíssima para os próximos 8 episódios.


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Coluna Leandro Giometti

Crítica | (Des)encanto – 2ª temporada

Quando a primeira temporada de (Des)encanto chegou à Netflix, o hype e a ansiedade atingiram níveis gigantescos. Primeiro, porque se tratava da nova animação de Matt Groening – o criador de Os Simpsons e Futurama – segundo porque o novo universo, um reino místico cuja protagonista era uma princesa má educada e beberrona, parecia promissor para os que adoram um humor ácido e adulto. Dito e feito. A primeira temporada, apesar de alguma inconsistência na narrativa, conseguiu entregar exatamente o que os fãs queriam: irreverência e boas piadas. 

Com a chegada da segunda temporada, era preciso reconectar o público depois de um final curioso, porém um pouco mais dramático do que aquele tom de descaso inicial dos primeiros episódios. Mais do que isso: como retomar aquela maravilhosa química entre o trio de protagonistas? Sem muita surpresa, os primeiros episódios já respondem as pontas soltas e amarra tudo já logo nos dois primeiros capítulos. E a química volta lindamente. É visível, inclusive, que prevalecerá no desenrolar da história uma condução mais confortável e pé no chão, porém não menos descontraída. 

No decorrer da série é possível notar que, nessa temporada, há uma menor predisposição de dialogar apenas com a fantasia. Apesar de ainda beber nessa fonte, há boas referências de outros gêneros que intensificam novas boas ideias como, por exemplo, alguns óbvios paralelos com Game of Thrones. Embora isso não signifique que mantenha-se engajada naquele discurso (interessantíssimo) de como a sociedade medieval se assemelha ao nosso atual modelo de política – democrática, porém cruel para os que não se encaixam nos padrões de normalidade. 

O visual continua sendo uma delícia. Tanto a iluminação quanto o sombreamento distribuem bem a atenção, seja nos momentos de ação ou nos de mais calmaria. E o toque de mestre são as sutilezas digitais que se somam ao estilo tradicional das animações de Matt Groening. 

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A parte não tão legal é uma menor inserção de memes nos diálogos da versão dublada, coisa que a primeira temporada deitou e abusou de forma criativa e inteligente. Mesmo assim, o humor nessa segunda temporada parece se encaixar de uma maneira mais natural, até porque as características dos personagens já foram exploradas e a graça agora é, justamente, ver como eles reagem em situações que exigem uma maior intimidade entre si. 

E como a terceira temporada já está confirmada, a tendência é que (Des)encanto siga com sua faceta insana, mas bem mais espontânea e que, assim como em Os Simpsons e Futurama, nesse ritmo, possam ter episódios que funcionem bem de forma isolada. 


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