Connect with us

Eventos

Prévia da Semana Maranhense de Dança vão até domingo (8)

Mais de 80 coreografias esperam pelo público na prévia da 13ª Semana Maranhense de Dança a partir desta quinta-feira (5) até domingo (8), na Praça de Eventos do Shopping da Ilha. O evento é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Teatro Arthur Azevedo, com patrocínio da Cemar, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Este ano serão quatro dias com coreografias livres que exibirão uma verdadeira mistura de ritmos como ballet clássico, danças urbanas, dança de salão, dança do ventre, dança popular e dança contemporânea. A programação é gratuita e terá início às 19h nos dia 5, 6 e 7, e no domingo (8) a partir das 18h.

A prévia da SMD já se consolidou como um evento que há três anos traz grandes apresentações demonstrando um pouco do que ganhará destaque na Semana Maranhense Dança, maior festival que contempla o segmento no Estado do Maranhão. 

“Estamos já na terceira edição da prévia, o que comprova a força desse evento. Só grandes eventos tem força para ter uma prévia, além do mais dentro do maior shopping da capital maranhense. É um momento de grande confraria entre a classe. Me sinto muito feliz em realizar este evento.” ressaltou Celso Brandão, diretor do Teatro Arthur Azevedo

13ª Semana Maranhense de Dança

O evento que já trouxe grandes conquistas para a dança no nosso estado chega a sua décima terceira edição. Este ano a Semana Maranhense de Dança ocorre de 13 a 20 de outubro no Teatro Arthur Azevedo, na Praça Nauro Machado e em diversos outros pontos turísticos de São Luís. Foram aproximadamente 300 coreografias inscritas, mais de 10 espetáculos e cerca de 80 inscritos para participar da Batalha de Danças Urbanas Negro Cosme. O resultado da curadoria será divulgado na primeira quinzena do mês de setembro.

Homenageados

Todos os anos a Semana Maranhense de Dança homenageia uma personalidade da dança do estado por sua carreira e trabalho dedicado à dança. Este ano, serão duas homenagens ao coreógrafo e bailarino Rubem Soares, o Rubinho, e a Cia Street Masters. Desde 1989 Rubinho luta pela valorização e reconhecimento da dança de rua no Maranhão e conquistou muitos frutos desde a fundação da Cia Street Masters, em 1999. Possui 11 títulos classificados pelo Festival de Dança de Joinville e dois de seus trabalhos foram campeões da Região Nordeste. Rubinho ficou famoso por vencer por três vezes o desafio Se Vira Nos 30 do Programa do Faustão, na Rede Globo.

Eventos

Live de VINAA acontece nesta quarta (15), no Youtube

Cantautor maranhense se apresenta ao vivo por meio do canal Social Wave

Foto: Leandro Lima

Para quem sente falta da voz, dos elementos cenográficos, forte maquiagem e saias esvoaçantes das apresentações de VINAA, chegou a hora de matar a saudade. O cantor e compositor maranhense vai realizar nesta quarta-feira, 15, uma live no YouTube no canal da Social Wave, plataforma de embaixadores para festas e festivais do Brasil.

Na live, VINAA vai apresentar músicas dos álbuns Bordel de Amianto e a Glória dos Loucos Por Sex Appeal (2017) e Elementos e Hortelã na Terra dos Eucaliptos (2019), além de outros sucessos.

O artista é conhecido por ser uma revelação na música maranhense, e possui fortes influências do tropicalismo de Caetano Veloso e Ney Matogrosso em suas composições. Já realizou apresentações nacionais com a turnê Tournée Bordel Brasil 2018-2019 e participando de festivais.

A apresentação no YouTube faz parte do projeto Social Wave Em Casa, para incentivar as pessoas a continuarem em isolamento social, por causa da pandemia de COVID-19. A transmissão acontece a partir das 18h30 e já é possível ativar a notificação de lembrete do evento.

Leia Mais

Eventos

Ilha da Magia, evento inspirado em Harry Potter, acontece em São Luís

Aos fãs que sentem falta de Harry Potter e todo universo mágico do bruxo, a primeira edição do Ilha da Magia será uma boa oportunidade para matar saudade. O projeto acontece no dia 21, e traz para São Luís um novo conceito de lazer e entretenimento baseado nas histórias do menino que sobreviveu.

No evento, várias atividades competitivas serão realizadas entre os participantes, em que a competição seguirá o formato das competições dos filmes/livros: os inscritos farão parte de uma das quatro casas existentes: Grifinória,Sonserina, Lufa-Lufa e Corvinal. O objetivo de cada casa é chegar ao final das atividades o maior número de pontos e ser vencedora.

Entre as atividades: soletrando, quiz, torneio de xadrez, provas de produção artística, torneio de games e outros desafios surpresas. Segundo os organizadores, a motivação foi criar um evento diferenciado para a cidade, onde se concentram muitos fãs e simpatizantes de Harry Potter.

“O público com certeza pode esperar algo nunca visto, um evento único e cheio de novidades e que eles nunca irão vivenciar nada igual. Sem dúvidas iremos fazer com que o público viva e sinta a magia do filme”, garante Israel Lima, idealizador do projeto.

O Ilha da Magia irá acontecer no dia 21 de março de 2020, sábado, a partir das 08:30hs, no Planetário Geek Club ( R. Uberlândia, 3 – Olho D’agua ). As inscrições podem ser feitas virtualmente através de um formulário que deve ser solicitado por meio do WhatsApp (98) 98712-2138.

As vagas são limitadas e a inscrição efetivada antecipadamente garante uma carta personalizada.

Leia Mais

Eventos

V Semana do Bibliotecário começa nessa segunda-feira (9) com oficinas e palestras

A V Semana do Bibliotecário ocorre de 9 a 14 de março em São Luís.

A próxima semana será marcada por ações direcionadas aos bibliotecários em São Luís. Dos dias 9 a 14/3 serão promovidas diversas atividades, como mesas redonda, palestras, oficinas, exposições e outras ações em comemoração ao Dia do Bibliotecário (12). A semana é promovida pelo Conselho Regional da categoria e conta com a cooperação de outras instituições maranhenses. Para participar, bastar doar 1kg de alimento não perecível em qualquer local que receberá uma das atividades da programação.

A abertura da V Semana do Bibliotecário será realizada com uma mesa redonda, que contará com a participação dos membros do Conselho, e que vão ser discutidas a importância dos conselhos de classe no processo de valorização profissional e a formação política do bibliotecário. O primeiro dia de programação começa a partir das 14h30 , no Anfiteatro da Biblioteca Infantil “Viriato Correa”, localizado na Biblioteca Pública Benedito Leite, no Centro.

Já a programação do dia seguinte (10) vai ser dedicada às mulheres. O Semana contará com uma exposição de livros de autoria feminina e, às 9h, na Biblioteca Rosa Castro/SESC, no Centro, uma roda de conversa com o tema “Mulher na Literatura” será promovida, com a participação das escritoras Déa Alhadeff, Anisia Nascimento, Raimunda Frazão e Tainá Rosa.

A programação completa você pode ver clicando aqui.

Leia Mais