Connect with us

Eventos

Prévia da Semana Maranhense de Dança vão até domingo (8)

Mais de 80 coreografias esperam pelo público na prévia da 13ª Semana Maranhense de Dança a partir desta quinta-feira (5) até domingo (8), na Praça de Eventos do Shopping da Ilha. O evento é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Teatro Arthur Azevedo, com patrocínio da Cemar, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Este ano serão quatro dias com coreografias livres que exibirão uma verdadeira mistura de ritmos como ballet clássico, danças urbanas, dança de salão, dança do ventre, dança popular e dança contemporânea. A programação é gratuita e terá início às 19h nos dia 5, 6 e 7, e no domingo (8) a partir das 18h.

A prévia da SMD já se consolidou como um evento que há três anos traz grandes apresentações demonstrando um pouco do que ganhará destaque na Semana Maranhense Dança, maior festival que contempla o segmento no Estado do Maranhão. 

“Estamos já na terceira edição da prévia, o que comprova a força desse evento. Só grandes eventos tem força para ter uma prévia, além do mais dentro do maior shopping da capital maranhense. É um momento de grande confraria entre a classe. Me sinto muito feliz em realizar este evento.” ressaltou Celso Brandão, diretor do Teatro Arthur Azevedo

13ª Semana Maranhense de Dança

O evento que já trouxe grandes conquistas para a dança no nosso estado chega a sua décima terceira edição. Este ano a Semana Maranhense de Dança ocorre de 13 a 20 de outubro no Teatro Arthur Azevedo, na Praça Nauro Machado e em diversos outros pontos turísticos de São Luís. Foram aproximadamente 300 coreografias inscritas, mais de 10 espetáculos e cerca de 80 inscritos para participar da Batalha de Danças Urbanas Negro Cosme. O resultado da curadoria será divulgado na primeira quinzena do mês de setembro.

Homenageados

Todos os anos a Semana Maranhense de Dança homenageia uma personalidade da dança do estado por sua carreira e trabalho dedicado à dança. Este ano, serão duas homenagens ao coreógrafo e bailarino Rubem Soares, o Rubinho, e a Cia Street Masters. Desde 1989 Rubinho luta pela valorização e reconhecimento da dança de rua no Maranhão e conquistou muitos frutos desde a fundação da Cia Street Masters, em 1999. Possui 11 títulos classificados pelo Festival de Dança de Joinville e dois de seus trabalhos foram campeões da Região Nordeste. Rubinho ficou famoso por vencer por três vezes o desafio Se Vira Nos 30 do Programa do Faustão, na Rede Globo.

Continue lendo
Advertisement

Eventos

14ª Aldeia Sesc Guajajara de Artes conta com shows e programação para todos os públicos

Programação segue até dia 11 de outubro, com eventos gratuitos em vários pontos de São Luís.

Por

A abertura da 14ª Aldeia Sesc Guajajara de Artes acontece neste sábado, dia 05 de outubro, na Concha Acústica Reynaldo Faray, Lagoa da Jansen. A programação começa às 19h, com performance do Coletivo O Circo Tá na Rua, show da Orquestra Maranhense de Reggae, discotecagem com a DJ Fê Marques e show da carioca Alice Caymmi.

Dando destaque para os ritmos e artistas locais, a abertura terá o show da Orquestra Maranhense de Reggae/MA, projeto que tem a proposta de difundir a música jamaicana, brasileira e maranhense, fazendo uma releitura dos ritmos da cultura popular do estado na versão reggae. Logo após, fortalecendo a representatividade feminina, temos a DJ Fê Marques/MA, que irá apresentar um set que passeia por vários estilos musicais, conectando e animando o público. Logo após, sobe ao palco Alice Caymmi/RJ, cantora, compositora, musicista e performer, que começou a cantar e compor aos 10 anos. Com quatro discos lançados, Alice Caymmi/RJ vem pela primeira vez para São Luís apresentar um show pop, que reúne sucessos da sua discografia.

No domingo terá programação para as crianças. Em parceria com o Pátio Norte Shopping, será apresentado às 14h30, na praça de alimentação, o espetáculo circense “O Circo de Dois Palhaços Só”, da Cia. Cambalhotas/MA, que mostra a tentativa do Palhaço Carambela Guatchin em fazer um número solo, quando o mesmo é interrompido pelo Palhaço Coquinho Pitú. Ainda com a proposta de descentralizar as ações do evento, às 16h30 ocorre na praça Primeiro de Maio, na Vila Embratel, uma vivência circense com o Coletivo O Circo Tá na Rua/MA e contação de história com o grupo Xama Teatro/MA.

Encerrando o final de semana da Aldeia, será apresentado às 17h, o espetáculo musical “Cadê a herança” com a Cia. Encanto Coletivo/MA, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton. É o primeiro espetáculo musical de texto autoral da companhia. O enredo narra o reencontro de uma família, embalada pela força das músicas de Rita Lee, Elis Regina e Roberto Carlos.

A 14ª edição da Aldeia Sesc Guajajara de Artes acontece até dia 11 de outubro, com programação gratuita em inúmeros espaços da cidade de São Luís. O evento possui ações em todos os horários e para todos os públicos, com o objetivo de ampliar o acesso às atividades culturais. A programação completa pode ser acessada no site www.sescma.com.br e nas redes sociais do evento.

Continue Reading

Eventos

Joãozinho Ribeiro encerra turnê no Salão do Livro de Imperatriz

Show no 17º. Salimp encerra a turnê nacional “Milhões de uns” e também terá convidados especiais.

Por

No ano em que se celebram os 40 anos de carreira musical de Joãozinho Ribeiro – contados a partir da estreia em um festival universitário de música em 1979 – o Brasil teve a oportunidade de conhecer melhor um dos maiores compositores já surgidos no Maranhão, onde é bastante requisitado pelo repertório de diversos intérpretes.

“Milhões de uns”, título de sua mais conhecida composição, premiada desde 2001, ano em que foi lançada por Célia Maria, considerada a “voz de ouro” do Maranhão, emprestou o nome à turnê com que Joãozinho Ribeiro percorreu alguns palcos brasileiros, com patrocínio do Supermercado Mateus, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Maranhão.

Repertório – Durante o espetáculo, Joãozinho Ribeiro passeia por diversas fases de sua carreira e por diversos estilos que marcam sua atividade de compositor: samba, choro, marchinha, forró, cacuriá, tambor de crioula, bumba-meu-boi, blues. O repertório é cerzido por temas diversos, com pitadas de amor, eterno pano pra manga na obra de nossos melhores compositores, e crítica social, assunto do qual o artista nunca fugiu.

Com apenas um cd lançado, também intitulado “Milhões de uns”, Joãozinho Ribeiro sempre foi pautado por um exercício agregador, ao longo de sua carreira. O disco traz várias participações especiais, de intérpretes e parceiros, algo que também está sendo visto nas apresentações da turnê homônima.

“A gente vinha ensaiando essa celebração há algum tempo. Com formações reduzidas vínhamos passando por diversos projetos e casas na noite de São Luís. Mas em se tratando de 40 anos de carreira, fui provocado pelos amigos a ultrapassar o Estreito dos Mosquitos e mostrar um pouco destas décadas de arte em municípios do interior do Maranhão e em outras capitais brasileiras”, declara Joãozinho Ribeiro, protagonista desta bela festa.

A cada show, Joãozinho Ribeiro tem recebido convidados especiais e em Imperatriz não será diferente. No 17º. Salão do Livro de Imperatriz (Salimp), neste sábado (5), às 21h, com o compositor anfitrião estarão Lena Garcia e Zeca Tocantins, dois dos maiores expoentes da música popular produzida na região tocantina.

A banda que acompanha Joãozinho Ribeiro é formada por Luiz Jr. Maranhão (violão, guitarra, viola caipira e direção musical), George Gomes (bateria), Marquinhos Carcará (percussão), Arlindo Pipiu (contrabaixo e cavaquinho), Rui Mário (sanfona e teclado), Danilo Santos (flauta e saxofone) e Hugo Carafunim (trompete). A produção executiva é de Lena Santos e a coordenação geral de Josias Sobrinho.

Continue Reading

Eventos

Cantinho do Choro e Carol Cunha cantam na Esquina da Arte neste sábado

Por

O projeto cultural Esquina da Arte será realizado neste sábado (5), na rua da Cozinha Artesanal Casa Di Amici, Rua das Hortênsias, 4 Ponta D’areia, Península, em São Luís (MA). O evento ocorrerá entre 17h e 22h.

O Esquina da Arte terá como atrações musicais o Cantinho do Choro, Carol Cunha, Ana Tereza Cunha, Isabel Cunha, Wanda Cunha, Alunos da Escola de Música Carol Cunha.

O grupo Cantinho do Choro trará clássicos do chorinho, abrindo a noite de shows e trazendo um lindo pôr do sol acompanhando da melhor música instrumental brasileira.

As irmãs Isabel Cunha e Wanda Cunha, filhas do poeta, jornalista e professor maranhense Carlos Cunha farão uma participação super especial na Esquina, trazendo para o público composições da nova parceria da dupla, que recentemente lançaram o Clipe Xote da Carangueiada, trarão ao palco o bom humor, talento e muita poesia.

Carol Cunha traz um show recheado do melhor da música popular brasileira, e também cantará músicas do seu repertório autoral, entre elas Você vai lembrar de mim, composição de Selma Delago, que esteve na Semi-final do Festival Nacional da Canção este ano em Minas Gerais: O Maior Festival de Música do Brasil, e virou um Clipe lindo que já está disponível no You tube e em todas as plataformas digitais!

Ana Tereza Cunha vem com toda a sua versatilidade de instrumentista e cantora nos presenteando ao som do cavaquinho e violão.

Haverá também participação especial dos Alunos da Escola de Música Carol Cunha.

Sobre o Esquina da Arte

O Esquina da Arte é um projeto cultural que abraça a arte em todas as suas vertentes, valorizando o que é genuinamente maranhense: artesanato, arte, música, poesia, gastronomia típica, danças folclóricas, teatro e design, na esquina mais charmosa de São Luís. Neste mês a Esquina virá com o tema: Amigos na Esquina.

Continue Reading