Matheus Nachtergaele será homenageado na II Mostra Internacional de Cinema de São Luís

Com programação gratuita, evento ocorre de 26 de setembro a 03 de outubro

A segunda edição da Mostra Internacional de Cinema de São Luís ocorre entre 26 de setembro e 3 de outubro, com programações no Cine Praia Grande e no Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM), em São Luís do Maranhão.

O evento apresentará gratuitamente ao público ludovicense um panorama internacional do cinema contemporâneo e promoverá o resgate de clássicos que serão projetados na tela grande – uma experiência insubstituível.

Neste ano, a mostra homenageará o ator Matheus Nachtergaele, que estará presente durante a mostra e que será receberá homenagem durante a abertura, onde será exibido seu longa A Festa da Menina Morta, que comemora dez anos de lançamento. Além disso, será realizada uma masterclass e um ciclo de filmes seguidos de debates com o ator e diretor.

2ª Mostra Internacional de Cinema de São Luís ocorre entre os dias 26 de setembro e 3 de outubro. Foto: Divulgação.

A programação contará, ainda, com uma Oficina de Crítica com Marcus Mello: um panorama sobre a crítica cinematográfica, abordando seus aspectos históricos, a estrutura do texto crítico e os elementos da análise fílmica.

Os filmes da Mostra Internacional de Cinema de São Luís foram selecionados através de uma convocatória internacional pelo site da mostra (www.mostrasaoluis.com) e pela plataforma FilmFreeway. Ao todo, foram inscritos 3.656 filmes, sendo que 487 longas-metragens e 3.193 curtas.

Selecionaram os filmes os curadores Juliana Mendes (pesquisadora), Lucas Sá (cineasta), Raffaele Petrini (exibidor e produtor), Ruy Castro (cineasta) e Marcos Pontes (produtor e cineasta).

A Mostra exibirá as seguintes categorias de filmes: Competitiva Oficial de Longas e Curtas, Guesa Errante, Ciclo Matheus Nachtergaele, Clássicos, Inferno. A Competitiva Oficial é composta por seis longas-metragens e 12 curtas, todos inéditos no Estado do Maranhão – e, em alguns casos, também com ineditismo nacional.

Uma das novidades desta edição da Mostra é a Guesa Errante, mostra competitiva composta por curtas e longas-metragens visualmente e narrativamente inovadores.

A formação do conjunto de Clássicos exibidos este ano na Mostra Internacional de Cinema de São Luís expõe diversos modos do espetáculo cinematográfico, tendo sempre como foco um retorno destas películas à fruição coletiva em exibições impecáveis. Seis espetáculos recheados de encantamento, estupor, maravilha, pavor, violência, frenesi e paixão.

Neste ano, será exibida a Inferno, uma maratona de filmes de terror, que iniciará a partir da meia-noite desta sexta-feira (28), até as 6h da manhã, com três curtas e três longas exibidos.

A abertura da Mostra ocorre nesta quarta-feira (26), às 19h, no Cine Praia Grande, com entrada gratuita. Serão exibidos os curtas O Orfão, de Carolina Markowicz e Guaxuma, de Nara Normande, além do longa A Festa da Menina Morta, de Matheus Nachtergaele.

No encerramento, no dia 3 de outubro, às 19h, haverá a cerimônia de premiação dos filmes, seguidas pelas exibições dos filmes maranhenses Aquarela, de Al Danuzio e Thiago Kistenmaker e Farol, de Arturo Saboia.

Oficina de Crítica, com Marcus Mello

A Oficina de Crítica com Marcus Mello oferecerá um panorama sobre a crítica cinematográfica, abordando seus aspectos históricos, a estrutura do texto crítico e os elementos da análise fílmica.

A oficina também inclui um módulo prático, no qual os alunos serão convidados a produzir textos, que posteriormente serão analisados e discutidos em grupo. O objetivo da atividade é provocar o olhar crítico sobre a produção cinematográfica e estimular a formação de novos críticos.

Marcus Mello

Crítico de cinema, é um dos editores da revista Teorema, fundada em 2002. Formado em Letras, é mestre em Literatura Brasileira pela UFRGS e especialista em Gestão Cultural pela Universidade de Girona, Espanha. Entre 2013 e 2016, foi coordenador de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria da Cultura de Porto Alegre e diretor da Cinemateca Capitólio Petrobras, inaugurada em 2015.

Clique aqui e veja a programação completa da mostra.

Total
11
Shares
Prévia

Telltale Games, estúdio que desenvolveu The Walking Dead, encerrará as suas atividades

Próxima Notícia

Dante é destaque em novo gameplay de Devil May Cry 5