Nossas Redes

Na Ilha

Festival Guarnicê de Cinema abre inscrições para a 43º edição no Maranhão

Inscrições podem ser realizadas até o dia 27 de março pelo site do evento.

O Festival Guarnicê de Cinema abriu nessa terça-feira (11) as inscrições para a 43º edição da mostra voltada para produções audiovisuais. As inscrições podem ser realizadas até o dia 27 de junho por meio de formulário disponível no site do evento.

O evento será realizado entre os dias 5 a 11 de junho em São Luís. O objetivo do festival é promover o intercâmbio entre os realizadores de países ibero-americanos e de língua portuguesa. O tema é livre e o festival aceita filmes finalizados a partir de outubro de 2018.

As inscrições são voltadas para mostras competitivas nacionais de curtas e longas, exclusivas de realizadores maranhenses, seis mostras competitivas estaduais de curtíssimas, curtas e longas; reportagem televisiva de caráter documental e especial, seriada ou não; videoclipe e filme publicitário.

Entre os prêmios, estão o de melhor longa nacional, que recebe o Troféu Guarnicê e R$ 23 mil. Além disso, serão premiados o melhor curta nacional, que também recebe o Troféu Guarnicê e mais R$ 12 mil e o Prêmio Assembleia, destinado ao melhor filme feito por maranhenses. Os ganhadores levam a quantia de 10 salários-mínimos.

O festival é realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), via Diretoria de Assuntos Culturais (Dac) e tem o apoio de instituições públicas e empresas privadas.

Veja o calendário do 43º Festival Guarnicê de Cinema:

Lançamento do edital e início das inscrições11 de fevereiro a 27 de março de 2020
Divulgação das obras selecionadas15 de abril de 2020
Data limite para interposição do resultado da pré-seleção17 de abril de 2020
Publicação do resultado do concurso21 de abril de 2020
Prazo final para recebimento dos filmes selecionados no formato final para exibição5 de maio de 2020
Realização do 43º Festival Guarnicê de Cinema5 a 12 de junho de 2020
Divulgação dos vencedores e cerimônia de premiação12 de junho de 2020