Connect with us

Televisão

5 fatos que fizeram do BBB20 um dos melhores da história

O BBB teve um alcance médio diário de 37 milhões de pessoas em seus canais lineares (TV aberta e Multishow).

Tiago Leifert apresenta o BBB desde 2017 (Foto: Divulgação/Globo)

Dizer que uma temporada é a melhor de todos os tempos é uma afirmação absolutamente arriscada. Muitas vezes só categórica. Mas no caso do Big Brother Brasil 20 talvez seja um consenso pela versatilidade de histórias, dinâmicas e sensações que o reality promoveu. Logo a temporada que começou sendo vaiada por misturar anônimos e influenciadores, terminou arrebando a tudo e a todos, com diversos recordes e momentos que vão entrar para a história do maior reality show do Brasil há 18 anos.

Neste material, resumimos em cinco o número de fatos que fizeram o BBB20 o maior e melhor de todos os tempos:

Elenco equipado

Logo que foi anunciado o elenco com participantes convidados, a internet logo colocou as asinhas de fora e valorizou impressões bastante pessimistas sobre nova temporada que viria – o que faz com absolutamente tudo, diga-se de passagem. Mas a internet também não tem medo de parecer contraditória. Logo na primeira semana, a má impressão se revertera tamanho era o carisma do elenco.

O combo conflitos externos trazidos pelos convidados + Flayslane bebendo água da piscina + memes da Manu já foram o primeiro passo. Logo os grandes debates surgiram sobre assédio, machismo, racismo e lealdade que foram costurando o jogo, tanto com personagens que refletiam pouco ou nada sobre o assunto quanto por quem refletia em excesso. Neste momento, impossível pensar como este elenco poderia ter sido melhor.

Crontrariou enquetes do UOL

Desde o fim da década passada, entre 2008 e 2010, as enquetes do portal UOL se popularizaram a ponto de se tornarem o principal guia de resultados do programa. Quem não queria esperar até tarde da noite para saber o resultado de um paredão, bastava acessar o portal para receber o spoiler. Quase sempre (mesmo) o resultado se confirmava. Há alguns anos, por isso, o programa começou a desestimular que o público votasse em enquetes que não fossem as oficiais.

Em 2020, a enquete não-oficial UOL errou mais vezes que o de costume. O público da página apontou que Manu sairia para o Prior, que Thelma sairia para Gabi, que Thelma sairia para Flay, que Manu sairia para Mari, que Thelma sairia para Babu e que quem venceria a temporada seria Rafa. Mas foi Thelma. Enfim, nessa edição, o gostinho da imprevisibilidade voltou.

Elenco externo à casa

A relevância e alcance da internet na dentro da realidade do programa foi debatido do começo ao fim. E desde o começo o roteiro do BBB20 bateu na tecla de que os participantes se igualavam ao entrar na casa, independente do número de seguidores. Uma narrativa também construída do início ao fim, com êxito, graças à sensibilidade de Thiago Leifert, do talento de Rafael Portugal e da equipe de edição do programa. Sem essa tríade, talvez o tom desta temporada não tivesse sido tão equilibrado e hoje estaríamos discutindo como foi equivocada a decisão de colocar famosos no elenco. Boninho deve estar aliviado.

Surtos leves e tênis

Nem só de tretas vive um reality show, afinal. O BBB20 teve a sorte de, ao longo da temporada, conseguir construir histórias iam além dos conflitos diretos. Rivalidades foram o fio condutor dessa edição. Petrix e Pyong não precisaram partir para baixaria para chamar atenção. Em seguida, Hadson versus mulheres explodiu por consequência de uma estratégia infeliz.

Rafa e Bianca, Pyong e Prior, Victor Hugo versus o rótulo de planta, Rafa e Mari, Gabi e Bianca, Rafa e Flay, Thelma e Flay, enfim, mais que brigas por pura afronta, as rivalidades movimentaram o jogo a ponto de famosos, anônimos e esportistas se envolverem na disputa. Assim o BBB quebrou recordes. Nem Boninho sonhava com mais de 1 bilhão e meio de votos em um paredão – com direito a Guinness World Records. No final das contas, foi uma temporada emocionante por contar histórias com começo, meio e fim. E quem acompanha o programa que histórias bem contadas não são características de qualquer elenco.

Repercussão e audiência

Desde que o Big Brother estreou na televisão, os tempos mudaram muito. Os valores mudaram, a inflação também, as estatísticas de audiência têm novos parâmetros e a internet chegou para agregar em repercussão. O final da 20ª temporada não teve a maior audiência da história, mas conseguiu cravar a maior audiência da década, com 34 pontos, superado a do BBB18, marcada pela disputa entre Gleici e Kaysar, que marcou 33.

Com transmissão 24 horas disponível no Globoplay e ampla cobertura no Multishow, o BBB20 não só alavancou a audiência do streaming como colocou o canal pago entre os líderes de audiência da TV fechada. Segundo o jornal O Globo, com o programa, o Globoplay já tinha registrado um crescimento de 275% nas horas de consumo da plataforma antes da quarentena. Nas próximas semanas, certamente a Globosat deve emitir um balanço de audiência e faturamento, já que a boa avaliação dessa temporada é de esbanjar para todo mundo ver mesmo.

Televisão

MTV estreia nova temporada do De Férias com o Ex Brasil nesta quinta-feira

Os novos episódios vão ao ar na MTV e, via streaming, no Amazon Prime Video.

Por

'De Férias com o Ex' é o sucesso mais recente da MTV no Brasil (Foto: Divulgação/MTV)

A MTV estreia nesta quinta-feira, 21 de maio, às 22h, o primeiro episódio da nova temporada de De Férias Com o Ex Brasil. Em 12 episódios, o programa reúne 10 jovens solteirxs em busca de férias e diversão numa mansão no cenário inédito e paradisíaco de Jericoacoara (CE). Renovando a parceria, o reality poderá ser assistido, via streaming, no Brasil e em demais países da América Latina com exclusividade, no Amazon Prime Video. Os 12 episódios inéditos estrearão um por vez, semanalmente, na MTV e no serviço de streaming.

Repleto de novidades, as novas dinâmicas prometem esquentar o clima e colocar os participantes pra jogo: Cabine dos Segredos e Sala da Verdade.Os espaços exclusivos vão funcionar para que os participantes possam passar suas tretas a limpo, além de participarem de diversas votações, incluindo o Crush do Momento – nesta dinâmica, os participantes poderão votar na pessoa mais “quente” da casa que, uma vez eleita, poderá escolher seu par para um date ou até para a suíte máster.

No primeiro episódio, os participantes se conhecem em uma grande festa no alto das dunas de Jeri e alguns já começam a fazer suas apostas de crushes. Assim que entram na casa, eles aproveitam para curtir a piscina e logo já surge o primeiro (e inesperado) beijo da temporada entre Mina e Rafael. O Tablet do Terror, que nunca descansa, convoca Bárbara e Igor para um jantar romântico. Enquanto isso, os participantes se desafiam em brincadeiras e as primeiras faíscas são protagonizadas por Novinho.

Como a temperatura sempre pode aumentar, no dia seguinte, Hadad, Caio e Novinho são convocados para receber a primeira ex na praia. Vingança é um prato que se come frio? Pelo menos é isso que promete Rebecca Diniz. A novata vai curtir um passeio de jet-ski com Novinho e, assim que a dupla volta pra casa, o clima se transforma num mar de intrigas.

O grupo combina de não dar ibope para a chegada de Rebecca e, sentindo-se deslocada, ela acaba causando bastante confronto com as meninas. “Aqui é De Férias com o Ex, tiro, porrada e bomba”, afirma Jéssica.

Quando os ânimos se acalmam, o Tablet do Terror entra em ação mais uma vez e convoca Mina para estrear a suíte máster. Ela frustra as expectativas de Caio e escolhe Flavia para ser sua acompanhante. O que, de fato, ninguém estava esperando era que uma GRANDE surpresa, diretamente de dentro da suíte máster, pudesse surgir…

De Férias Com o Ex Brasil é um projeto da MTV realizado pelo VIS (ViacomCBS International Studios) em parceria com o Amazon Prime Video e produzido pela Floresta Produções.

Leia Mais

Tech

Jornalista usa inteligência artificial para ‘restaurar’ imagem de Chaves

Bruno Sartori publicou diferença entre original e restaurado no Twitter.

Por

O jornalista Bruno Sartori usou inteligência artificial para conseguir ‘restaurar’ a imagem de uma cena clássica do Chaves, gravado originalmente em 1970. Através da tecnologia, Sartori conseguiu elevar a quantidade de quadros por segundo da cena e, consequentemente, tornar a imagem mais nítida.

“Há algum tempo falei sobre minha vontade de melhorar a qualidade episódios de Chaves utilizando inteligencia artificial. Nesse trabalho, partir de em um vídeo em 640×484 com 30 fps e cheguei em outro em tamanho 1280×976 com 120fps. São 90 quadros inéditos por segundo de vídeo”, publicou o jornalista no Twitter.

Sartori lamentou que não encontrou um site que pudesse hospedar vídeos com 120 fps online e, por isso, disponibilizou o arquivo para ser baixado. Para ajudar os internautas a perceberem a diferença, Sartori mostrou o frame original de Chaves (veja abaixo).

Abertura de Bob

O jornalista aproveitou a repercussão para publicar um vídeo da abertura de O Fantástico Mundo de Bob, também restaurada, que também parece ter uma melhor qualidade que a normal. Veja abaixo:

Leia Mais

Televisão

Mês das Mães: as famosas brasileiras mais buscadas na web

Levantamento da SEMrush aponta as mães famosas mais pesquisadas pelos brasileiros.

Por

Apresentadora do Lady Night está entre as mamães mais buscadas na internet (Foto: Divulgação/Multishow)

O Dia das Mães deste ano, comemorado neste dia 10, promete ser ainda mais emocionante, no meio de um momento tão delicado. Pensando nisso, a SEMrush, líder global em marketing digital, preparou um levantamento com as top 10 famosas brasileiras mais buscadas na internet. O ranking é referente à média de buscas nos últimos 12 meses.

A campeã é a apresentadora Ana Maria Braga, responsável pelo primeiro bom dia de muitos brasileiros na televisão e mãe do casal Mariana e Pedro, e possui média de 307 mil pesquisas mensais no último ano. A atriz Grazi Massafera, mãe da pequena Sofia, ficou em segundo lugar, com a média de 267 mil pesquisas.

O terceiro lugar do ranking é da atriz e apresentadora Tatá Werneck, mãe da Clara. Além da média de 245 mil pesquisas pelo seu nome, a estrela é a mamãe famosa mais seguida nas redes sociais, com mais de 40 milhões de fãs no Instagram. Praticamente empatada com ela na média de buscas, a atriz Juliana Paes, mãe de Pedro e Antônio, também é bastante amada no Instagram, com mais de 25 milhões de seguidores.

Em quarto lugar está a cantora Marília Mendonça, a musa da sofrência é mãe do Leo e conta com uma média de 235 mil pesquisas mensais. No Instagram é a terceira com mais fãs, atingindo 31 milhões de pessoas. O quinto lugar é da própria rainha dos baixinhos: Xuxa, mãe de única filha, Sasha Meneghel, que teve 220 mil buscas na web.

A menção honrosa fica com a diva do Carnaval Ivete Sangalo, que está em sexto lugar nas pesquisas com a média de 163 mil buscas. A mãe do Marcelo e das gêmeas Helena e Marina tem destaque mesmo no Instagram, onde é a segunda mais seguida da lista, com mais de 31,8 milhões de fãs na rede.

Segue abaixo o ranking de pesquisas completo em buscas:


• Ana Maria Braga – 307 mil
• Grazi Massafera – 267 mil
• Tatá Werneck – 245 mil
• Juliana Paes – 244 mil
• Marília Mendonça – 235 mil
• Xuxa – 220 mil
• Ivete Sangalo – 163 mil
• Kelly Key – 150 mil
• Deborah Secco – 146 mil
• Sabrina Sato – 144 mil

*média mensal de buscas na internet de abril de 2019 a março de 2020

Ranking de seguidores no Instagram:


• Tatá Werneck – 40,9 milhões
• Ivete Sangalo – 31,8 milhões
• Marília Mendonça – 31 milhões
• Sabrina Sato – 26,7 milhões
• Juliana Paes – 25,2 milhões
• Eliana Michaelichen – 25,2 milhões
• Giovanna Ewbank – 21,9 milhões
• Isis Valverde – 21,5 milhões
• Claudia Leitte – 20,9 milhões
• Deborah Secco – 18,3 milhões

Leia Mais