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Tudo que rolará e pode acontecer no The Game Awards 2018

De God of War à Hans Zimmer, conheça as principais atrações do evento.

Foto: Divulgação/The Game Awards

Faltando apenas dois dias para uma das maiores e mais cobiçadas premiações nerds do ano, decidimos reunir, aqui, tudo que rolará e o que pode acontecer nesta renomada celebração à indústria gamer.

Entre o prêmio mais cobiçado, performances, rumores e muitas revelações, confira, a seguir, as principais atrações do The Game Awards 2018:

JOGO DO ANO

Primeiramente e antes de tudo, todo jogador anseia em descobrir quem será, dessa vez, o GOTY do ano. Para quem não conhece esta carinhosa nomenclatura, o GOTY trata-se do apelido dado ao jogo vitorioso na categoria mais cobiçada da premiação: o Jogo do Ano. E como tivemos muito títulos promissores para esta categoria, que inclui a nova aventura de Kratos, em God of War; a sequência mais aguardada do ano, Red Dead Redemption 2; e um jogo que repaginou uma das franquias de maiores sucessos, Assassin’s Creed Odyssey, a dúvida permanece: Quem merece o prêmio? Qual estúdio sairá vitorioso nesta noite gloriosa?

Diante a todas essas possibilidades, avaliamos os méritos de cada jogo e discutimos as suas chances de saírem vitorioso na premiação em nossa décima quarta edição do 220 Podcast, a qual você pode conferir aqui.

MAIS DE DEZ JOGOS INÉDITOS

Além de celebrar o passado, homenageando e premiando os grandes lançamentos do ano, o The Game Awards abre espaço para o futuro, com o anúncio de vindouros e novos títulos.

Segundo o apresentador do evento, Geoff Keighley, para esta edição, mais de 10 jogos inéditos serão revelados. O maior número, em um único ano, até então.

Caso isto não seja animador o bastante para você, o evento também contará com trailers de títulos já lançados ou anunciados anteriormente, como é caso de um novo vídeo promocional para RAGE 2 e um grande e misterioso anúncio para Fortnite. Como não ficar ansioso?

PERFORMANCES MUSICAIS

Para uma premiação que também celebra a Trilha Sonora e o Design de Áudio, uma performance musical não poderia ficar de fora. E para este ano, o The Game Awards não poupou esforços e convidou os mais renomados compositores musicais para a premiação.

No palco, reunidos juntos, estarão ninguém menos que Hans Zimmer ao lado de Lorne Balfe e Harry Gregson Williams para nos dar calafrios em uma apresentação única, épica e espetacular. Estes nomes podem não soarem familiares para alguns, mas definitivamente, você já escutou algumas de suas composições entre as diversas mídias de entretenimento.

Hans Zimmer, por exemplo, foi um dos responsáveis pela trilha sonora da renomada animação O Rei Leão, que, inclusive, o fez sair vitorioso na premiação do Oscar naquela respectiva edição. Um feito nada humilde, certo? Além disso, o compositor e produtor musical possui contribuições entre alguns dos filmes mais aclamados da história, tais como: Interestelar, A Origem, Gladiador, a trilogia de Batman, de Christopher Nolan, e Dunkirk. No lado dos jogos, fez sua mágica musical em títulos como Call of Duty: Modern Warfare 2 e Crysis 2.

Já o seu colega, Lorn Balfe, foi responsável pela trilha de um dos maiores sucessos do ano, Missão: Impossível – Efeito Fallout. Também compôs, por diversas vezes, para a série de jogos do Assassin’s Creed Skylanders, além de trabalhar ao lado de Zimmer em Beyond: Two Souls.

Para completar o trio, têm-se Harry Gregson Williams, que deixou sua marca sonora entre uma das franquias de maiores sucessos do mundo gamer: Metal Gear Solid. Mas caso você não seja muito fã de stealth ou espionagem, o produtor musical trabalhou em títulos de sucesso mundial, como: Shrek, Perdido em Marte As Crônicas de Nárnia.

Além deles, outros nomes também irão contribuir musicalmente para o evento, como: Lena Raine, compositora do aclamado Celeste e indicada na categoria de Melhor Trilha Sonora nesta edição do The Game Awards; Sarah Schachner, renomada compositora, que trabalhou em jogos como Assassin’s Creed Unity e Origins, além do vindouro Anthem, da Eletronic Arts; por último e não menos importante, Rivers Cuomo, que apresentará, pela primeira vez em palco, a música-tema de Devil May Cry 5, Devil Trigger.

Dito tudo isso, definitivamente, relativo a performance musical, o palco do The Game Awards não deixará nada a desejar.

PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS

Jeff Kaplan, o diretor de Overwatch, e os Irmãos Russo, responsáveis pela direção de Vingadores: Guerra Infinita, serão algumas das participações especiais no evento e deverão entregar alguns dos principais prêmios da noite.

Além deles, a premiação contará também com: Rosa Salazar, a estrela do longa Alita: Anjo de CombateAisha Tyler, atriz, comediante e dubladora de alguns jogos, como Halo e Watch Dogs; Jonah Hill, ator indicado ao Oscar por Melhor Ator Coadjuvante com o seu papel em O Lobo de Wall Street; e Christoph Waltz, vencedor de dois prêmios do Oscar e amplamente conhecido por seus trabalhos com o renomado diretor Quentin Tarantino.

Quer mais, ou tá pouco?

RUMORES DE ANÚNCIOS E REVELAÇÕES

Como todo ano, este “atrativo” não poderia está de fora. Estando cada vez mais próximo do evento, os rumores estão, agora, à todo o vapor.

Após a presença confirmada dos irmãos Russo no evento, rumores rapidamente surgiram acerca do jogo, sem título, dos Vingadores, um projeto anunciado há 2 anos pela Square Enix em conjunto com a Marvel. Infelizmente, desde então, o título sofre de carência por novidades. Por outro lado, promessas de anúncios do jogo para 2018 foram declaradas. E sendo que, até agora, nada foi revelado, a premiação talvez seja o momento certo para os Vingadores finalmente marcarem presença e nos oferecerem o que foi prometido. Ainda mais considerando o sucesso estrondoso de Spider Man, no Playstation 4.

Outro rumor que atraiu euforia por toda a internet, aponta para a existência de um novo jogo para a franquia do Xenomorfo, Alien: Blackout. Nas últimas semanas, muitos indícios e pistas pela internet, distribuídas, inclusive, pela própria premiação, o seu apresentador e pelo diretor Hideo Kojima, apontam para vericidade do projeto. E com estas contribuições nada sigilosas, os fãs do tenebroso Alien estão eufóricos e cada vez mais ansiosos pela premiação.

Saindo, agora, do terror para o RPG, outra franquia de sucesso que pode fazer uma aparição no evento é Dragon Age.

Segundo uma publicação recente da Bioware, novidades do próximo título da franquia serão divulgadas durante o mês de dezembro. E qual oportunidade melhor do que o The Game Awards para anunciá-las? Com isso, é muito provável que um trailer do jogo dê as caras na noite da premiação. E torcemos muito para que isto aconteça.

Outro vazamento recente também aponta para a aparição de Mortal Kombat XI no The Game Awards. Aliás, era um dos jogos cotados para serem anunciados na E3 mais cedo neste ano. Contudo, como bem sabemos, a franquia passou batido neste evento e quem sabe, agora, ele deixe a timidez de lado e nos agracie com a sua revelação. Resta apenas esperar.

Um mascote queridinho e prestes a dar às caras novamente, segundo rumores, é o Crash, que retornaria em um remaster do seu jogo de corrida, o Crash Team Racing. Apesar do sucesso bombástico de N’Sane Trilogy, uma coletânea da trilogia original em versão remasterizada, o título de corrida, até então, havia sido deixado de lado, sem qualquer anúncio de um possível relançamento. Portanto, as coisas mudaram e rumores acerca dele surgiram, após um tweet misterioso lançado mais cedo pela apresentadora do Playstation Acess, Hollie Bennett. Quem sabe, no The Game Awards, o sonho vire, por fim, uma realidade para os fãs?

Finalmente, citados todos os principais títulos que geram continuamente burburinhos e expectativas entre os fãs, não podemos deixar de mencionar também outros que, de apesar de possuírem rumores mais fracos, talvez possam fazer pequenas aparições no The Game Awards 2018. São estes: Shadows Die Twice, Death StrandingBorderlands 3, Metroid Prime 4 Beyond Good and Evil 2.

Com todos esses jogos, como não ficar animado?

A premiação ocorre na próxima quinta-feira, no dia 6, a partir das 23:30 no horário de Brasília. Fiquem de olho, aqui, para mais novidades!

 

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God of War é o grande vencedor do SXSW Gaming Awards

Jogos como Detroit Become Human e Red Dead Redemption 2 também foram honrados na premiação.

Mais uma vez God of War, o título que nos trouxe uma versão repaginada de Kratos, foi eleito o Jogo do Ano!

Dessa vez, o game exclusivo do Playstation 4 foi honrado no SXSW Gaming Awards. Ao lado dele, títulos como Red Dead Redemption 2, Fortnite, Super Smash Bros. Ultimate Detroit: Become Human também foram premiados. Confira a lista completa:

  • Jogo do Ano – God of War
  • Melhor Narrativa – Detroit: Become Human
  • Melhor Gameplay – Super Smash Bros. Ultimate
  • Melhor Jogo de VR – Beat Saber
  • Melhor Arte – Octopath Traveler
  • Melhor Efeitos Sonoros – Red Dead Redemption 2
  • Melhor Multiplayer – Fortnite
  • Melhor Visual – God of War
  • Melhor Trilha Sonora – Tetris Effect
  • Melhor Nova Propriedade Intelectual – Beat Saber
  • Melhor Jogo Mobile – Donut County

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Artigos

O porquê dos jogos NÃO serem gatilhos para a violência

Ao contrário do que dizem por aí, a realidade é outra.

Foto: Divulgação/Ninja Theory

Ainda que o pensamento arcaico prevaleça na sociedade, há mais do que inúmeras razões lógicas e científicas para não creditar severas ondas de violências aos jogos.

É pura questão de conteúdo, prática e busca. Utilizando um dos recursos mais fáceis e acessíveis da atualidade, a internet, é possível descobrir em menos de alguns poucos minutos informações cruciais para não creditar erroneamente os jogos como responsáveis por atitudes, vandalismos, massacres e quaisquer outros atos que remetem a violência.

No final do ano passado, eu, Moisaniel Filho (Niel ou Mozão para os íntimos), tornei-me um dos diversos pesquisadores da área que apresentam e comprovam tais evidências. Mas não é momento de marketing pessoal, é o momento de respostas para quem quer que as deseje encontrá-las.

Primeiramente, jogos tem a principal responsabilidade de entreter, e utilizando seu principal artifício diferencial, a interatividade, eles o fazem com sucesso. Muitas situações são lúdicas, fictícias, mas bastante críveis, tal como a TV e o cinema, que, aliás, são expostos às pessoas com mais facilidade.

Retornando, a interatividade inerente nessa mídia faz com que os jogadores sintam-se parte do jogo, e ainda mais empáticos com os mundos aos quais eles interagem, assim como os fazem com os seus personagens e tramas. E assim como a TV, o cinema, o livro, o teatro, jogos também possuem conteúdo didático. Eles são capazes de educar, informar, dialogar e discutir temas de grande relevância para a sociedade.

Acima disso, os jogos eletrônicos possuem mais potencial de fazerem isso com mais segurança e eficácia do que os demais. Como os jogadores estão imersos nessas tramas, eles sentem-se responsáveis pelo mundo a sua volta. A experiência se torna pessoal, pois eles estão vivendo uma nova vida.

Você não entendeu? Explicarei com carinho um pouco mais à frente.

De antemão, toda e qualquer narrativa possui severos benefícios, aliás, desde o início de nossa existência somos expostos a elas e, assim, aprendemos a básico sobre a vida e o convívio em sociedade. Quanto aos jogos, Murray (2003), célebre pesquisadora sobre narrativas interativas, ao lado de Petry (2011), Seber (1997), Ramos (2006), Bystrina (1995), eu (2018) e o meu colega Lucas Pinheiros (2017), elencamos algumas vantagens:

  • Simulam e expandem a vida, são capazes de ensaiar novas possibilidades sobre nossas vidas
  • Autoconhecimento
  • Melhoram a compreensão do mundo e o significado de ser humano
  • Cooperam na adaptação da realidade, na facilidade do aprendizado e no comportamento cognitivo
  • Favorecem a aquisição de valores e preparam a criança sociologicamente para o seu papel na sociedade adulta
  • Auxiliam no processo de desenvolvimento das crianças, pois oferecem oportunidades de compreensão dos papéis sociais e propiciam a socialização
  • Incrementam o repertório de ações, alargam os modelos de aprendizagem e interpretação sobre o mundo, o pensamento sobre os indivíduos componentes da sociedade e o tratamento lhes dado socialmente e mutuamente
  • Transmitem informações de forma interativa e lúdica

Quer mais ou tá pouco?

Brincadeiras à parte, esses estudos, reunidos sob diferentes perspectivas, fontes, países e décadas, apenas evidenciam a gama de benefícios que os jogos possuem. E, ao contrário do que apontam por aí, não favorecem a violência.

Mas ainda não me cansei de falar sobre suas vantagens, e vocês? Vou listar agora alguns exemplos de como alguns jogos estimulam a absorção de conhecimento acerca de algumas discussões e debates na sociedade. Portanto, antes uma pequena leitura de uma dessas fontes:

“Quando em face de situações éticas e morais [nos jogos] que requerem tomadas de decisões (representativa da realidade), os jogadores podem ser obrigados a lidar com cenários e dilemas do mundo real. Como retorno e consequência desse processo, lhes são oferecidos auxílios informativos, reflexivos e críticos da sociedade.”

Curtiram? Agora vamos aos jogos:

Kabul Kaboom e New York Defender

Ambos são voltados à tragédia do “11 de setembro” e oferecem ao jogador controle sobre a situação, por meio do qual é possível, para ele, vivenciar este fato e dialogar com esta realidade. “A crítica é desenvolvida não somente por seus recursos visuais, como sons e gráficos, mas principalmente na transferência da responsabilidade de uma tragédia para o jogador (mediante do seu avatar). No fim, o tema torna-se reflexão e crítica na mão dos jogadores

Dragon Age: Inquisition

Questões de gênero são presentes no cerne da trama de seus personagens, e assim temas como a homofobia, são debatidos deliberadamente. A respeito disso, as pesquisadoras Carol, Guimarães e Campos (2015) relatam que o jogo incorporou, em seu conteúdo, representações sobre preconceitos visíveis na realidade de forma madura e convincente. O jogo, inclusive, foi reconhecido com um prêmio da GLAAD (Aliança Gay e Lésbica Contra a Difamação) nos Estados Unidos.

Final Fantasy X

Em Final Fantasy X, a relação entre a ditadura de fé estabelecida pela Yevon (a religião soberana do jogo) e as antigas condenações da Igreja Católica (principalmente na Idade das Trevas) são claras, pois o tratamento de discriminação, a caça e a condenação de Yevon contra a raça Al-Bhed, discriminados no jogo, pois representam uma força de desenvolvimento científico que era proibido pela igreja, era estabelecido na mesma abordagem violenta e de perseguição que a Igreja Católica dedicava aos cientistas e entidades que se estabeleciam como ameaça a sua ordem.

Hellblade: Senua’s Sacrifice

O jogo busca retratar em seus arquétipos, doenças mentais, como a psicose. De acordo com Lloyd (2018), para o desenvolvimento do jogo, a equipe teve auxílio de especialistas, como o Paul Fletcher, um neurocientista e expert em psicose da Universidade de Cambridge! No fim, por meio dos sentidos de Senua, a protagonista, o jogador vive uma experiência naquele universo à mesma maneira que as pessoas que sofrem de psicose o fazem na realidade. Para o próprio diretor criativo de Hellblade, Tameem Antoniades, o processo de desenvolvimento e pesquisa para o jogo tornou-se, para ele, um processo de revelação e descoberta sobre os problemas mentais

Citei apenas alguns, mas ainda há uma infinidade de jogos que representam problemas reais de nossa geração e o tratam com delicadeza e credibilidade. Como a interatividade nos faz criar laços forte com os jogos, são experiência enriquecedoras sobre os temas.

Por outro lado, também não posso negar que há jogos violentos, mas como todo conteúdo midiático hoje em dia, tudo tem sua restrição de idade. Cabe a família educar e criar seus jovens diante das regras expostas justamente para evitar problemas como estes. Ainda assim, a violência, ou estes ataques infelizes e avassaladores, provém de outras origens, como a educação, ou falta dela, a saúde mental, problemas familiares ou sociais, entre outros.

Não culpemos os jogos por serem ótimas ferramentas de entretenimento. O olhar crítico deve sempre vir de dentro, questionar as seguranças a educação e a saúde que hoje temos: precária. Esses são os pontos alarmantes para reivindicarmos. Aliás, devo lembrar que duas grandes guerras aconteceram e nenhuma delas envolveu joguinhos, certo? Com essa me despeço! Abraços.

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Sebrae MA disponibiliza consultorias online e gratuitas para desenvolvedores de jogos

No fim de fevereiro, instituição também organizou série de consultorias sobre games.

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Um dos nichos de mercado trabalhados pelo Sebrae no Maranhão dentro do projeto de Economia Criativa é o de games. Por isso, a instituição oferecerá, pela segunda vez em parceria com a AMA Games e demais desenvolvedores de jogos, uma semana de consultorias online, a partir desta terça-feira (12).

Veja a lista de consultorias disponibilizadas ao longo da semana:

12/03 – Planejamento Empresarial para Games
Descrição: Criação de Framework, Estrutura e Estratégia Organizacional, Cultura Organizacional, RH, Comunicação Interna etc.

13/03 – Projetos e Tendências em Games
Descrição: Análise dos projetos desenvolvidos e alinhamento com as tendências de mercado de acordo com o ciclo de produção de cada projeto.

14/03 – Monetização de Jogos
Descrição: Auxiliar os profissionais a otimizar a monetização dos jogos a partir de suas próprias características explorando os conceitos de aquisição, retenção e conversão.

18/03 – Marketing, Social Media e Analytics para Games
Descrição: Auxiliar os profissionais sobre canais de comunicação, linguagem e abordagem para o desenvolvimento de um plano de lançamento e divulgação dos projetos, assim como análise de pós lançamento.

19/03 – Técnicas de Networking em Games
Descrição: Identificar as necessidades e oportunidades de negócios em função dos projetos, fornecendo informações e dicas sobre investimento, parcerias e eventos no mercado de games. Estruturação de Pitch.

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