Tom Shippey oferece novidades sobre Senhor dos Anéis e tenta despistar os fãs

Tom Shippey oferece novidades sobre Senhor dos Anéis e tenta despistar os fãs

O Professor Tom Shippey, cadêmico aposentado e consultor para assuntos tolkeniados no cinema, tv e autor de livros sobre o Senhor do Fantasy, deu uma boa pista sobre o que a Amazon está tramando na Terra Média. Segundo ele, nada menos que 20 episódios serão exibidos para a primeira temporada da série.

A declaração foi dada para o fansite Deutsche Tolkien, onde Shippey falou sobre o teaser liberado horas antes. Para ele, os mapas exibidos no vídeo não revelam grande coisa sobre a trama – do que discordamos, mas o acadêmico é ele -.

Na visão do autor, há um tempo tão grande de narrativa que o fato da ilha de Número ainda existir apenas significa que é uma parte da Segunda Era pré queda dos numenoriados, e isso é muito tempo.

Estranhamente ele cita apenas os apêndices de O Senhor dos Anéis e os Contos Inacabados como fonte de informações sobre a Segunda Era, mas sabemos que muito é encontrado no Silmarillion.

Uma parte bem esclarecedora sobre o que foi negociado com a Amazon é que a venda dos direitos foi apenas da Segunda Era. Segundo Shippey a Primeira e a Terceira Era são “fora dos limites” dos direitos. O Tolkien State ainda tem os direitos sobre a Primeira Era guardados.

Já os direitos sobre a Terceira Era (O Hobbit e o Senhor dos Anéis) pertencem à Middle-Earth Enterprises, uma empresa americana que comprou esses direitos em 1976. Foi com eles que a New Line e posteriormente a Warner negociou os filmes.

Shippey porém confirmou que a série deve estrear em 2021. “Não acho que a produção começará este ano, ainda que eu não saiba como está o cronograma ainda há muito o que se fazer (em pré produção), lembre-se dos figurinos, armas e locações”, refeltiu.

O Deutsche Tolkien sublinha que as respostas de Shippey foram usadas sob o acordo com a Amazon, e que por conta disso são tão vagas e até pareçam estar despistando o leitor comum.

Quanto ao número de episódio, salientamos que isso é o dobro do número hoje quase padronizado de episódios em streaming, uma herança da TV a cabo. Séries com tantos episódios são mais comuns na TV aberta. A questão é, Senhor dos Anéis é épico, precisa ser tratado como tal.

Aqui no Volts temos um especial sobre o que poderá ser abordado na série do Prime Prime. Clique AQUI para ler sobre a forja dos Anéis de Poder, e AQUI para Queda de Númenor.

Relacionadas