Titãs: O contrato de Judas





28/08/2019 - Atualizado às 23:00


Titãs, a aclamada série do DC Universe, que foi uma das maiores surpresas de 2018 retorna na próxima semana (06), com uma segunda temporada que promete expandir o rico universo da série, adicionando mais personagens icônicos dos quadrinhos, com o próprio Batman, vivido por nosso eterno Sor Jorah de Game of Thrones, Iain Glen saindo das sombras para interagir e, muito possível, confrontar as ideologias de Dick Grayson como líder dessa nova geração de heróis da DC. No entanto, enquanto muitos dos heróis e histórias apresentados nessa temporada serem conhecidos pelo público, por conta de outras mídias, especialmente pela popularidade e reconhecimento da série animada dos Teen Titans em 2003, a nova temporada de Titans vai introduzir dois personagens, que apesar de obscuros para fãs mais causais, serão os pontos chave para que o arco dessa nova temporada entre em andamento. Um dos pontos mais importantes dessa série, desde sua primeira temporada, é a desconstrução de legados e a independência de um ajudante no seu processo de transição para se tornar seu próprio herói, como vemos com a jornada de Dick Grayson, saindo da influência do Cavaleiro das Trevas para se tornar o Asa Noturna em seus próprios termos. Todavia, a segunda temporada vai exacerbar esse tema ainda mais, com a forte presença de Slade Wilson, o Exterminador que é um dos vilões mais icônicos e reconhecíveis dos Titãs, mas que dessa vez, vem acompanhado de seu próprio legado, com seus filhos.

Como dito antes Rose e Joseph Wilson, os filhos do Exterminador, serão personagens chaves para o arco que será adaptado na segunda temporada de Titãs, no entanto, quem são eles?

  • Devastadora (Rose Wilson)

Rose é a filha mais velha de Slade, no entanto, foi criada longe da influência de seu pai, em segredo, por sua mãe, Lillian Worth. Porém, o cenário muda quando seu tio, o mercenário Wade DeFargo, sequestra Rose e sua mãe e no processo, Lillian acaba sendo assasinada, colocando a jovem nos cuidados de seu pai. Slade, incapaz de interagir com a criança, pede ajuda dos jovens titãs, que a colocam sobre o cuidado de um família adotiva em Chicago, na tentativa de dar uma chance de uma vida normal para Rose. Entretanto, essa vida de felizes para sempre é interrompida quando DeFargo mata os pais adotivos de Rose, na tentativa de assassinar a garota. No meio disso, o Exterminador intervém, salvando a vida de sua filha e dando a oportunidade que a mesma se vingue de seu tio, provendo as armas para que Rose mate DeFargo, assumindo assim a identidade de Devastadora.

Rose é uma prodígio, tendo herdado a resistência e reflexos de seu pai, fazendo assim com que rapidamente ela e Wade construam um relacionamento na base do seu treinamento para se tornar mercenária assim como o Exterminador. O desejo de Rose de aceitação por Slade é tão forte que em sua obsessão, a jovem arranca seu próprio olho esquerdo, para provar que é exatamente como seu pai, além de usar um uniforme que imita o padrão de cores e materiais do Exterminador. Em Titãs, a personagem vai ser vivida pela atriz Chelsea T. Zang, em uma versão que vai seguir arrisca suas origens dos quadrinhos.

  • Jericho (Joseph Wilson)

Joseph é o filho mais novo de Slade Wilson com Adeline Kane na qual o Exterminador realmente foi casado, na época em que vivia uma vida dupla, sendo pai de família e mercenário ao mesmo tempo. Joe teve uma infância feliz, sendo um prodígio em música. No entanto, sua infância é interrompida quando um terrorista, em retaliação as ações do Exterminar, sequestra Joseph e o mantém como refém, para chantagear Slade Wilson em seus termos. Entretanto, Wilson apela para seu código de trabalho, se recusando a cooperar com as demandas do terrorista, abandonando seu filho, que tem sua garganta cortada, o deixando mudo para o resto da vida. Seguindo esses eventos, Adeline se divorcia de Slade, levando Joseph para longe da influência do mercenário, durante esse mesmo período, o jovem descobre como se comunicar por sinais, se tornando um dos primeiros personagens surdos a existir dentro de quadrinhos. Durante sua adolescência, devido a experimentos feitos por seu pai quando criança, o gene meta-humano de Joseph é ativado, revelando sua habilidade de possuir qualquer criatura com que o mesmo faz contato visual.

A identidade Jericho foi adotada quando Joseph, depois de anos trabalhando com sua mãe para o governo, entra para os Jovens Titãs, com o intuito de se afastar da sombra do Exterminador ainda mais. Em Titãs, o personagem vai ser interpretado pelo ator e ativista, Chella Man. A presença de Man no elenco é revolucionário, trazendo um ator surdo para dentro do universo de heróis, honrando não somente a origem de Jericho, como também dando visibilidade para a causa que Chella luta. Além disso, Jericho é um dos primeiros personagens a se assumirem gay dentro dos quadrinhos, outro aspecto que também é presente em Chella, que é transexual.

A segunda temporada de Titãs vai se dividir em dois momentos, um deles concluindo a saga de Trigon que vimos se iniciando no final da primeira temporada, finalizando assim o foco mais pesado no personagem da Ravena, enquanto um segundo momento vai focar no retorno de Slade Wilson para a vida dos Titãs, explorando por meio de flashbacks, o time original composto por Moça-Maravilha, Robin, Aqualad, Rapina e Columbo.

O retorno de Slade dentro da história, saindo de sua aposentadoria pela presença de um novo time de Titãs é na verdade o gancho para a introdução de um dos arcos mais aclamados dos heróis: O CONTRATO DE JUDAS. Nos quadrinhos, é aqui que a personagem de Terra Markov seria introduzida, se tornando aliada dos Titãs como agente dupla, se infiltrando no time, enquanto era treinada pelo Exterminador, apenas esperando momento oportuno para traí-los. No entanto, por ser um das histórias mais reconhecíveis dos Teen Titans, o Contrato de Judas se tornou saturado, tendo sido adaptado diversas vezes ao longo dos anos.

Contrato de Judas ao longo dos anos nas diversas mídias: Teen Titans (2003), Teen Titans: The Judas Contract (2017), Young Justice (2019) e Teen Titans Go ! (2013)

É então, como maneira de modernizar a história em sua primeira adaptação live action, que entra a presença de Rose e Joseph Wilson. A premissa do arco continuará a mesma, com os personagens da Devastadora e Jericho se tornando infiltrados dentro do time de Dick Grayson, com o intuito de passar informações para o Exterminador e destruir o time por dentro. No entanto, não é somente a troca de Terra por Rose e Joseph que torna essa versão do Contrato de Judas algo inovador e único, aqui o ângulo de legado é exposto quando, diferente de Terra, os personagens compartilham um relacionamento de sangue e traumas com Slade Wilson, tornando a traição dos dois lados ainda mais poderosa. Além disso, com esse aspecto estando presente, temas mais relevantes e adultos podem ser abordados como abandonamento e até onde sangue é realmente mais espesso que relacionamentos forjados em confiança. Por conta da natureza mais sombria e extremamente madura do show, apesar de não ser a primeira vez que o Contrato de Judas é adaptado, é a primeira vez que isso pode ser feito de maneira realista, lidando com todos os níveis que uma traição tão profunda quanto essa pode ecoar numa pessoa.