Connect with us
Image Map

Crítica

The Last Ceremony, o episódio mais atual de The Handmaid’s Tale

Jamais antes uma série de TV teve um timing tão preciso com o mundo real.

Hulu

Em 1984, ano icônico para a ficção especulativa, Margaret Atwood começou a escrever um conto de admoestação que, aos moldes do livro de George Orwell, começaria a fazer mais sentido à cada década que passa. The Handmaid’s Tale, ou O Conto da Aia, foi publicado um ano depois e em 2018 além da admoestação ainda é tratado como manual de instrução.

Atwood jamais escondeu que baseou o plot de seu romance, hoje um pináculo da ficção científica, distopia, ficção especulativa e ficção feminista, em de momentos reais da história, de como mulheres são tratadas em várias partes do mundo, mas ninguém pode duvidar que ela jamais esperou que a atual administração dos Estados Unidos fosse usar seus escritos como modelo de política.

Com o episódio desta semana – The Last Ceremony –  The Handmaid’s Tale, que adapta na TV o romance de Atwood, se aproximou de forma jamais vista da realidade, com um timing (infelizmente) perfeito, a série conversa cara a cara com a política de tolerância – ou humanidade – zero de Trump em separar crianças de suas famílias nas fronteiras americanas.

O episódio 10, dirigido por Jeremy Podeswa (conhecido diretor de Game of Thrones), que também dirigiu Smart Power, o nono, foi uma roleta russa de insanidades, primor técnico, cinematografia impecável e simbolismos, provando que é possível fazer a tal “arte na TV”, ter audiência e impactar a vida real dessa audiência, tudo ao mesmo tempo.

The Last Ceremony começa com uma cold-open de Emily sendo submetida à uma das cerimônias mais cruéis que Gilead poderia perpetrar, o estupro sancionado pelo Estado, enquanto ela narra que tem de encarar tudo como se não estivesse lá, como se fosse um “trabalho” onde sua alma deixa o corpo, sua consciência se recusa a presenciar o próprio sofrimento.

No supermercado, que voltou aos moldes de antes do atentado, quase um céu de mercearia, June sente contrações e fala com uma Emily zumbi que ainda há esperança. Levada para casa, a aia e os Waterford se preparam para aquela que poderia ser a última cerimônia de June na casa, o show de parto preparado por Tia Lydia e a pantomima do mesmo preparado pelas esposas. Serena é como a virgem imaculada, etérea, um simulacro de mãe, enquanto June é uma deusa fértil, sentada em um quarto luxuoso cheia de vida. Não é desta vez que o bebê chega.

Servidos de ira, talvez o pior dos sete Pecados Capitais, Serena e Ford perpetram a real última cerimônia de June na casa, na cama em que horas antes a aia achou que se sentaria pela última vez para das à luz. Como um espelho cruel, tudo que se vê são trevas; no quarto na penumbra Serena prende June enquanto Fred estupra a aia grávida de forma violenta “para induzir o parto”.

Reclamamos da cena da punição de Serena, mas o estupro violento de June é sem dúvidas a cena mais pesada de THT até agora. Ecoando o pensamento de Emily, June não consegue se desligar do próprio corpo, ela grita, luta para não ser abusada e fica presente o tempo todo em que Fred e Serena a violentam.

Como “recompensa” June é levada para ver Hannah, sua filha com Luke, em uma casa abandonada. Hannah leva um tempo para reconhecer a mãe, mas quando a reconhece pergunta algumas das questões mais doloridas que uma mãe pode ouvir de um filho: por que você não me procurou? Por que não lutou mais forte por mim?. Ao ver a barriga de June, Hannah entende que ela também não poderá ficar com o segundo bebê.

Hulu / John Moore / Getty Images

Em uma das entrevistas, a roteirista Yahlin Chang disse que em sua pesquisa sobre famílias separadas descobriu que as mães não fazem expressões de sofrimento antes de deixar os filhos e repetem que tudo ficará bem para que o trauma da criança não seja ainda maior, é involuntário, mães fazem isso instintivamente. Foi o que vimos June fazer com Hannah, foi o que vimos as mães da América Latina fazerem com seus filhos nas fotos registradas da separação de crianças na fronteira dos Estados Unidos.

Os gritos de Hannah de “mamãe” são aterradoramente semelhantes aos das crianças em um dos campos de concentração americanos. A expressão de Hannah ao não reconhecer June e depois questionar como a mãe não lutou mais forte para não serem separadas, acreditem, será bem pior na vida real, se é que um dia todas as 2 mil crianças serão entregues às famílias. O mundo real, assim como o mundo de THT, cruzou os braços, enquanto crianças são vítimas de crimes sistematizados pelo estado, em pleno século XXI, à luz no dia, sob olhos de todos e no país da liberdade.

June fica sozinha no meio do nada depois que outros guardas aparecem e atiram em Nick que não soube explicar o que fazia na casa abandonada. A aia de vermelho é Chapeuzinho, perdida na floresta negra que é toda a política de Gilead e do mundo real.

Continue Lendo
Publicidade

Crítica

Crítica | She-Ra e as Princesas do Poder (4ª Temp.)

Nova fase da animação revelou alguns segredos e prepara público para ponto de virada na série.

A Honra de GraySkull está mantida? Talvez. A resposta para a pergunta somente na próxima temporada de She-Ra e as Princesas do Poder em 2020. Um ano depois da estreia da série, a 4ª temporada (que estreou 5 de novembro) deixou um sentimento de “e agora?” muito forte durante o processo de introdução de novos elementos.

Ressalto aqui também que quem leu a review da temporada anterior pode perceber que acertei na teoria. A antiga She-Ra daria as caras (embora somente em flashbacks da Madame Rizzo) e a aparição do Rei Micah seria agora justo após a morte de Ângela (que agora tenho minhas dúvidas!). Micah apareceu, mas não como o Cavaleiro Vermelho, como é na trama original. Nem um demérito ao reboot por causa disso. Só na traição de Sombria que minha pergunta permanece no ar. Seguindo!

Das quatro temporadas apresentadas até aqui, a última é a mais intensa. O fato de voltar a ter 13 episódios ajudou bastante. Mais tempo de tela reforça a construção de todas as personagens: protagonistas, coadjuvantes e antagonistas.

Foi o que Noelle Stevenson fez com a sua equipe de roteiristas. Para esse review focaremos em um trio de personagens e um extra: Cintilante, Mara e Scorpia, além de Hordak.

A coroação da jovem Cintilante, após o sacrifício de Ângela, deveria ter amadurecido a personagem. Cintilante, ao meu ver, foi a quem menos evoluiu nesta temporada. Ou melhor, até tenha evoluído, mas em consequência o seu lado mimado acompanhou o processo. Sua compostura diante dos amigos e aliados revela muita insegurança. Normal, se considerarmos que agora como rainha ela não estava preparada para o papel e a perda da mãe. No entanto, seus atos desesperados forçaram toda Etheria conhecer um obstáculo bem mais difícil que Hordak e Felina.

A nova rainha mudou o visual, mas não mudou as atitudes

Por outro lado, conhecemos Mara. Até então apenas citada ou em aparições rápidas, a personagem foi uma das protagonistas do episódio “Heroína” e nos ajudou a entender o que realmente estava se passando no planeta. A She-Ra anterior, que é um acréscimo bem válido à mitologia da franquia, resgata a personagem Mara com muito empenho e nos revela que os “Primeiros” (por que não Eternianos?) tem um propósito não tão nobre e abre espaço para novas apostas e teorias. Sua relação com a Esperança da Luz e Madame Rizzo chegam ao grau de melancolia na trama e dão o tom mais solene à temporada. Impossível não se identificar com ela.

Como já está bem claro, as chances de He-Man fazer ponta na série é mínima, quase zero, mas os elementos que o cercam não. Veremos na próxima fase o Castelo de GraySkull? A Espada do Poder? Ela, a espada, já existe ou será ainda criada? Essa última pergunta é um reboot de mais alto nível à mitologia e portanto pouco provável. O certo é que sabemos que Mara era dos Primeiros e eles serão o próximo foco da trama.

Das três personagens que destaco, Scorpia é quem mais curti na temporada (novamente me rendo ao seus pés garota!). O crescimento de sua personalidade, dado seu lado mais infantil, rendeu uma surpresa maravilhosa ao vermos ela compreendendo o quão tóxica é a figura da Felina. Parabéns Scorpia! E ela é tão amável! Mesmo reconhecendo a toxicidade da outra continua a amando (pode ser um ponto fraco dela, mas sem isso ela não seria a fofa que é). De quebra, não posso esquecer que acertei de novo aqui quando conjecturei que poderíamos vê-la com a Grande Rebelião. Mais um ponto para mim!

O extra pra essa review é Hordak. O lado passional do vilão nem de longe condiz com o bufão da série clássica e isso é maravilhoso. Sua melhor cena é aquela onde as lágrimas mistas de alegria pela não-traição de Entrapta e o ódio pelas mentiras de Felina ficam retidas sobre a face em poucos segundos. Mas não esqueçam: ele ainda é vilão!

Por fim, o que foi Double Trouble?! A nova personagem é o tipo de personagem que mais detesto. Contudo, o metamorfo foi o elemento mais significativo para todos os acontecimentos da temporada. Já espero mais canalhices. Sobre Double Trouble, é necessário dizer que sua introdução na trama, por parte de Noelle Stevenson, não é tão original assim como alguns sites anunciavam. Double Trouble já existia na franquia, mas apenas nos quadrinhos.

Dohble Trouble, em novo design, é símbolo de representatividade na animação de Noelle Stevenson

Antes chegou a ser a prima de Cintilante com altas habilidade de disfarce. Agora Noelle repagina a personagem dando-lhe um outra proposta e fazendo-o assumir características que acredito ser numa referência a uma personagem não-binária. O bônus aqui foi o fato dela representar em suas transformações outra personagem da franquia que ainda não havia aparecido: Flora, a princesa com asas de borboleta, embora ao que parece em apenas um fanservice. Assim como foi com Octavia, capitã das tropas navais da Horda, que também apareceu na série dos anos 1980.

She-Ra e as Princesas do Poder segue firme com uma trama convincente e equilibrada em drama, humor e fanservice (as referências a Vassorito, Corujito e Geninho me animaram). A chegada do Mestre da Horda revela que algo mais sombrio está por vir. Aviso que não acredito na Felina, logo aguardem mais atos egoístas dela.

Com a Espada da Proteção em frangalhos estamos sem She-Ra. Adora será capaz de restaurar a Honra de GraySkull? Esperemos.

Confira as reviews anteriores:

Continue Reading

Coluna Leandro Giometti

Crítica | Watchmen (piloto da série)

Derivado da famosa HQ, o piloto de Watchmen vai na onda de Coringa e entrega uma obra intensa e realista

Watchmen

O piloto de Watchmen termina e você entende exatamente qual é a proposta de Damon Lindelof: a fidelidade pelo conceito criado no universo da clássica HQ de Alan Moore e Dave Gibbons e promover uma trama envolta no mistério característico, marca registrada do diretor e roteirista, criador de Lost e The Leftovers.

De cara, vai chamar a atenção também o visual arrojado e a edição ousada, mas será na atualização relevante da narrativa – com comentários políticos e sociais diretos que podem ser lidos como críticas ao ultaconservadorismo atual – e a abordagem bastante realista a chave que atingirá mentes e corações. E, mesmo que a série se passe em uma realidade alternativa, assim como no filme de Zack Snyder, ela é muito mais semelhante à nossa.

Trinta anos após os eventos finais da HQ (e do filme), os vigilantes mascarados ainda estão nas ruas e ajudam a polícia. Eles são heróis anônimos, mas agora são pessoas comuns, que tem vidas normais, sem o culto de personalidade que outrora tinham Coruja, Comediante e Spectral. Os fãs certamente irão vibrar com a precisão dos detalhes e as referências – um tanto diferente da opção pela estilização do longa assinado por Snyder – onde está explícita a paixão de Lindelof pela obra de Alan Moore. Porém, aos não iniciados no universo da HQ, Watchmen também funciona muito bem como uma série derivada e independe, ainda que possam se sentir interessados a entender certas excentricidades.

Em um momento em que, as obras baseadas em quadrinhos podem entreter a partir de um novo conceito, embaladas pela visceralidade real de Coringa, Watchmen é brilhante na medida em que entrega uma experiência nessa mesma intensidade. Com momentos impactantes, ótimas atuações (Regina King, Jeremy Irons e Don Johnson excelentes) e elementos técnicos irrepreensíveis, a série da HBO sustenta uma história promissora cujo caminho ninguém faz ideia onde vai dar mas, de forma inteligente, instiga a pensar, mantendo a audiência interessada e atenta. 

Expectativa altíssima para os próximos 8 episódios.


Continue Reading

Coluna Leandro Giometti

Crítica | (Des)encanto – 2ª temporada

Quando a primeira temporada de (Des)encanto chegou à Netflix, o hype e a ansiedade atingiram níveis gigantescos. Primeiro, porque se tratava da nova animação de Matt Groening – o criador de Os Simpsons e Futurama – segundo porque o novo universo, um reino místico cuja protagonista era uma princesa má educada e beberrona, parecia promissor para os que adoram um humor ácido e adulto. Dito e feito. A primeira temporada, apesar de alguma inconsistência na narrativa, conseguiu entregar exatamente o que os fãs queriam: irreverência e boas piadas. 

Com a chegada da segunda temporada, era preciso reconectar o público depois de um final curioso, porém um pouco mais dramático do que aquele tom de descaso inicial dos primeiros episódios. Mais do que isso: como retomar aquela maravilhosa química entre o trio de protagonistas? Sem muita surpresa, os primeiros episódios já respondem as pontas soltas e amarra tudo já logo nos dois primeiros capítulos. E a química volta lindamente. É visível, inclusive, que prevalecerá no desenrolar da história uma condução mais confortável e pé no chão, porém não menos descontraída. 

No decorrer da série é possível notar que, nessa temporada, há uma menor predisposição de dialogar apenas com a fantasia. Apesar de ainda beber nessa fonte, há boas referências de outros gêneros que intensificam novas boas ideias como, por exemplo, alguns óbvios paralelos com Game of Thrones. Embora isso não signifique que mantenha-se engajada naquele discurso (interessantíssimo) de como a sociedade medieval se assemelha ao nosso atual modelo de política – democrática, porém cruel para os que não se encaixam nos padrões de normalidade. 

O visual continua sendo uma delícia. Tanto a iluminação quanto o sombreamento distribuem bem a atenção, seja nos momentos de ação ou nos de mais calmaria. E o toque de mestre são as sutilezas digitais que se somam ao estilo tradicional das animações de Matt Groening. 

Resultado de imagem para disenchantment season 2

A parte não tão legal é uma menor inserção de memes nos diálogos da versão dublada, coisa que a primeira temporada deitou e abusou de forma criativa e inteligente. Mesmo assim, o humor nessa segunda temporada parece se encaixar de uma maneira mais natural, até porque as características dos personagens já foram exploradas e a graça agora é, justamente, ver como eles reagem em situações que exigem uma maior intimidade entre si. 

E como a terceira temporada já está confirmada, a tendência é que (Des)encanto siga com sua faceta insana, mas bem mais espontânea e que, assim como em Os Simpsons e Futurama, nesse ritmo, possam ter episódios que funcionem bem de forma isolada. 


Continue Reading

Em alta agora