Com cenas gravadas no Cemitério do Gavião, foi lançado na noite desta quarta-feira (25) o clipe da faixa Espíritos, do maranhense Yhago Sebaz. Mergulhando na linguagem de vídeo aesthetic, Yhago procurou fugir do usual para trabalhar a ideia de renascimento. Assista ao clipe clicando no vídeo acima.
“Tudo meu é muito pessoal, a música Espíritos faz parte do meu álbum Meio Amargo que já é bem biográfico. A ideia do clipe em si é sobre renascimento, sobre partir e voltar mais forte, sobre reconhecer sua história, sua ancestralidade e usar essa bagagem pra lhe tornar mais forte”, explica Sebaz ao Volts.
Arriscando, inovando e se divertindo, o maranhense dá continuidade à sequência de lançamentos do seu álbum Meio Amargo. Em Espíritos, especificamente, Yhago perpassa pela vibe do terror social e incorpora influências de clássicos do cinema como “12 Anos de Escravidão” e “Infiltrado na Klan” sem deixar de lado os traços de Lana Del Rey e Rihanna na sua videografia.
“Gravamos cenas no Cemitério do Gavião, fui enterrado vivo, gravei o clipe inteiro com conjuntivite e por isso estou vendado”, conta Yhago de forma humorada. Em 2019, ele foi o vencedor do Prêmio Volts na categoria de Melhor Artista. Na cerimônia de entrega, apresentou um medley de “Você Bagunçou Comigo” com “Sorte”, colaboração com Gabi Carvalho (assista abaixo). Além disso, seu álbum ficou entre os melhores álbuns nacionais em 2019.
Todo esse reconhecimento que o maranhense tem recebido só reforça seu compromisso em entregar bons trabalhos ao público. “Eu me cobro de manter qualidade e inovação no meu trabalho, foi a minha criatividade e ousadia que me trouxeram até aqui e acredito que eu deva ser fiel ao que acredito e continuar fazendo com que meu trabalho seja relevante e importante na vida das pessoas”, finaliza.
A drag queen Butantan divulgou, nessa terça-feira (12), a nova música de trabalho intitulada “KOBRA”. A faixa foi disponibilizada junto com uma video performance no YouTube, feito em parceria com o Festival BR-135. Assista clicando no vídeo acima.
Por enquanto, a faixa só está disponível no YouTube. O vídeo foi gravado através do Conecta Música, extensão do Festival BR-135, voltada para a capacitação de artistas. “KOBRA” vem após três anos o último lançamento solo da artista.
Na época, em entrevista exclusiva ao Volts, Butantan não escondeu a emoção. “A gente já chorou tanto, não sabemos nem o que falar direito. Só queremos mesmo agradecer a esse público que veio aqui nos prestigiar, com as três sessões que foram esgotadas em 20 minutos. Cada aplauso a gente chorava e gritava mais”, disse.
O edital “Fomento à Literatura Maranhense” selecionou 25 autores locais para receberem apoio financeiro devido às dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, a partir da aquisição, pelo Poder Público Estadual, de obras literárias a serem destinadas para bibliotecas e espaços de leitura em todo o Maranhão.
Ao todo, foram adquiridos 4.173 novos livros de escritores maranhenses, que serão distribuídos no Estado. A ação faz parte da Lei Aldir Blanc (Lei de Emergência Cultural nº 14.017/20).
Livros
Entre os maranhenses que terão seus livros disponibilizados às bibliotecas estaduais estão os autores Wilson Marques e Victor Azulay. Marques é autor de livros infantis inspirados na história e cultura popular maranhense, como “Quem tem medo de Ana Jansen?” e “O segredo da serpente encantada”.
Já Victor Azulay, que ficou conhecido por usar a literatura para mostrar como superou por duas vezes Acidente Vascular Cerebral (AVC), entregou em dezembro edições do livro “Vitorioso”, obra em que ele conta como um jovem de 18 anos mudou sua vida após sofrer um acidente neurológico que o deixa paraplégico.
As obras dos escritores maranhenses foram depositadas na Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), que coordena e operacionaliza o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Maranhão.
A cantora Enme liberou, na última quinta-feira (31), o show completo realizado para o festival Conexão Dança 2020. Na performance, Enme cantou sucessos como “Juçara”, “Killa”, “Sarrar” e “Batidão”. Assista clicando no vídeo abaixo.
Com Ed Leal como DJ e backing vocal, a apresentação de Enme também contou com Ronilson Sousa e Gabriel Braga no ballet, além de Jonas Sakamoto na captação e Pablo Monteiro na captação, edição e finalização.
Sobre Enme
Enme é uma artista Queer natural do Maranhão, cantora, compositora e rapper que traz os ritmos e tambores nordestinos na sua sonoridade. Iniciou sua carreira em 2014 e, desde então, atuou como produtora cultural, DJ, performer dragqueen e rapper.
No início de 2018, lançou o single “Sarrar” que recebeu a indicação de “Música do Ano” no “Prêmio Eu Faço A Diferença”. Em 2019, Enme lançou o single “Juçara”, um pagodão com referências aos dizeres populares do Maranhão. A música foi considerada o “hit de carnaval” pela MTV Brasil e entrou no primeiro EP autoral de Enme, intitulado “Pandú”.
O novo EP com seis faixas autorais ganhou destaque internacional com sua capa publicada na Vogue Italiana. Entre os destaques do álbum está a música “Killa” com um videoclipe inspirado no reggae e é uma das tracks mais ouvidas de Enme nas plataformas digitais, com mais de 70 mil reproduções.
O clipe de “Killa” recebeu duas estatuetas no “Festival de Cinema Maranhão na Tela”, vencendo nas categorias “Melhor Performance de Videoclipe” e “Melhor Direção”. Em turnê, Enme passou por Salvador (BA), Brasília (DF) e São Paulo (SP), onde venceu o concurso de novos talentos do Festival Sons da Rua 2019 na Arena Corinthians.
Enme lançou o single prêmio “Batidão” com o produtor Noize Men. No Carnaval de 2020, Enme mostrou seu trabalho pela primeira vez em Recife (PE) e participou do maior bloco de rua do mundo. A convite do cantor Romero Ferro, Enme fez sua participação no renomado “Galo da Madrugada”, puxando o trio ao lado de Pabllo Vittar.
A banda maranhense Casa Loca divulgou, na última quinta-feira (31), último dia de 2020, um EP com cinco faixas intitulado de “O Ano do Rato”. As canções podem ser escutadas nas principais plataformas de streaming.
Com cerca de 18 minutos de música, o EP conta com participações do grupo Criola Beat, do cantor Biodz e Pantera Bl4ck. O material conta faixas intituladas “Cohatrac Capital do Planeta”, “Irmão”, “Ôco do Mundo”, “Dois contra o Mundo” e “O Rato de Dread Chefe”.
Ouça o EP “O Ano do Rato”, da banda Casa Louca, clicando no play abaixo:
Já ouviu o Volts Podcasts? Ouça nosso último programa: