Connect with us
Image Map

Na Ilha

Sesc Amazônia das Artes| 12ª edição traz três produções maranhenses na programação

Uma programação que contempla as linguagens música, dança, teatro, cinema, circo e literatura.

Em um Brasil de dimensões continentais e riquezas culturais que se apresentam na mesma proporção, por mais um ano o Sesc difunde e valoriza a arte da região da Amazônia Legal com uma programação gratuita que traz ao público maranhense uma mostra dessa diversidade. Comemorando 12 anos de realização, na agenda desta edição do Sesc Amazônia das Artes espetáculos, oficina de dança, shows musicais, filmes e exposição artística de 10 estados, incluindo três atrações maranhenses, que acontecem de  09 a 18 de maio no Teatro Napoleão Ewerton, Cine Praia Grande, Café Buriteco e Sala de Dança do Sesc Deodoro.

Fomentando a cultura local, ao longo das edições a produção artística maranhense tem ganhado espaço no Sesc Amazônia das Artes e este ano selecionou três talentosas atrações: o espetáculo teatral “Sobre Azares futuros” com o grupo Budejar Criações Artísticas, o espetáculo literário “Miolo de Pote em cantigas e Versos” Lília Diniz e o filme “Manuel Bernardino: O Lenin da Matta” de Rose Panet.

Nas Artes Cênicas o grupo Budejar Criações Artísticas realiza o espetáculo “Sobre Azares futuros” no qual a jovem atriz Lidya Ferreira traz para a cena narrativas políticas, poéticas, singelas, dolorosas e alegres sobre ser mulher no mundo, sobre as lutas diárias do universo feminino. Já na Literatura a artista Lília Diniz presenteia o público com espetáculo poético musical inspirado nas singularidades nordestinas, acompanhada pelos músicos Chico Nô (voz e violão) e Totó Sampaio (percussão).

No contexto das produções audiovisuais o cinema maranhense estará representado pelo filme “Manuel Bernardino: O Lenin da Matta” da diretora Rose Panet. O documentário conta a trajetória de Manuel Bernardino, líder camponês, socialista, espírita e vegetariano, que no início do século passado arregimentou cerca de 200 homens quando da passagem da Coluna Prestes pelo Maranhão, talvez o maior contingente de sua história. O filme é narrado por Zeca Baleiro, com direção de fotografia de Murilo Santos e trilha sonora original de Joaquim Santos. 

Grupo paraense Trio Chamote abre a edição 2019 do Sesc Amazônia das Artes com o show “Amazônia Instrumental”, às 19 horas, no Teatro Napoleão Ewerton. Com uma formação inusitada de banjo amazônico, flauta e bateria, o grupo traz um repertório cheio de ritmos do Pará com pitadas refrescantes de jazz e rock.

O ingresso é solidário e a troca acontecerá mediante doação de 01 quilo de alimento não perecível. Vale ressaltar que os espetáculos e shows são acessíveis em Libras.

Confira abaixo toda a programação do 12º Sesc Amazônia das Artes:

MOSTRA DE ESPETÁCULOS E SHOWS MUSICAIS 

09/05 (Quinta) 

Música: Amazônia Instrumental/Trio Chamote (PA) 

Local: Teatro Sesc Napoleão Ewerton 

Horário: 19h 

Classificação: Livre 

10/05 (Sexta) 

Dança: Ânima Trama/ Coletive UmdeNós (PA) 

Local: Teatro Sesc Napoleão Ewerton 

Horário: 15h 

Classificação: Livre 

*ingressos limitados 

Teatro: Sobre Azares Futuros – Budejar Criações Artísticas (MA) 

Local: Teatro Sesc Napoleão Ewerton 

Horário: 19h 

Classificação: 16 anos 

*ingressos limitados 

11/05 (Sábado) 

Dança: Oficina com Ânima Trama – Coletive UmdeNós (PA) 

Local: Sala de Dança Sesc Deodoro 

Horário: 9h às 13h | 14h30 às 18h30 

Público: intérpretes criadores, bailarinos, atores, coreógrafos e público em geral acima de 15 anos. 

Teatro: Kanarô – Grupo Experimental de Artes Vivares (AC) 

Local: Teatro Sesc Napoleão Ewerton 

Horário: 17h 

Classificação: 12 anos 

12/05 (Domingo) 

Música: ShowMinha Ancestralidade/ Nega Lu (MT) 

Local: Teatro Sesc Napoleão Ewerton 

Horário: 17h 

Classificação: Livre 

13/05 (Segunda) 

Circo: Boxe com Palhaçada – Grupo Com Palhaçada (AM) 

Local: Teatro Sesc Napoleão Ewerton 

Horário: 9h30 

Classificação: Livre 

Literatura: Poema Sonoro – Tatamirô (AP) 

Local: Teatro Sesc Napoleão Ewerton 

Horário: 19h  

Classificação: Livre 

14/05 (Terça) 

Literatura: Recital Mormaço – Elizeu Braga (RO) 

Local: Buriteco Café 

Horário: 18h30 

Classificação: 14 anos 

Miolo de Pote – Lilia Diniz (MA) 

Local: Buriteco Café 

Horário: 19h30 

Classificação: 14 anos 

16/05 (Quinta) 

Teatro: Pinóquio e Gepeto ao Sabor do Vento – Coletivo Piauy (PI) 

Local: Teatro Sesc Napoleão Ewerton 

Horário: 15h 

Classificação: Livre 

17/05 (Sexta) 

Música:  

Show Flor de Mangue – Banda Garatujos (MA) 

Local: Teatro Sesc Napoleão Ewerton 

Horário: 18h 

Classificação: Livre 

Show Coletivo Cerrado Novo  – Cerrado Novo (TO) 

Local: Teatro Sesc Napoleão Ewerton 

Horário: 19h15 

Classificação: Livre 

18/05 (Sábado) 

Dança: Mi Clamor – Baillare Companhia de Dança (RR) 

Local: Teatro Sesc Napoleão Ewerton 

Horário: 17h 

Classificação: Livre 

MOSTRA DE CINEMA

Dias 15 e 16 de maio  

Local: Cine Praia Grande 

15 de maio/2019 (quarta-feira) 

Exibições/Sessões 

16:30 – “Juba” – Dir. Severino Neto e Rafael de Carvalho – 19min / Classificação: Livre 

16:50 – “Limiar” – Dir. André dos Santos – 26min / Classificação : Livre 

17:15 – “Marajó das Letras – Os abridores de letras da Amazônia Marajoara” – Dir. Fernada Martins – 30min / Classificação: Livre 

17:45 – ”Sabá” – Dir. Sergio de Carvalho – 16min / Classificação:  Livre 

18:30 – ”Manuel Bernardino: O Lenin da Mata” – Dir. Rose Panet – 52min / Classificação: 10 anos 

Debate com a diretora do filme após exibição. 

16 de maio/2019 (quinta-feira) 

Exibições/Sessões 

15:00 – ”Manuel Bernardino: O Lenin da Mata” – Dir. Rose Panet – 52min / Classificação: 10 anos 

Mediação e debate com a diretora do filme após exibição. 

17:00 – ”Juba” – Dir. Severino Neto e Rafael de Carvalho – 19min / Classificação: Livre 

17:20 – ‘Limiar” – Dir. André dos Santos – 26min / Classificação : Livre 

17:45 – ”Marajó das Letras – Os abridores de letras da Amazônia Marajoara” – Dir. Fernada Martins – 30min / Classificação: Livre 

18:15 – ”Sabá” – Dir. Sergio de Carvalho – 16min / Classificação:  Livre 

18:40 – ”Manuel Bernardino: O Lenin da Mata” – Dir. Rose Panet – 52min / Classificação: 10 anos 

Continue Lendo
Publicidade

Eventos

Novidade do Carnaval do Maranhão, Circuito Rio Bacanga tem Saia Rodada, Mano Walter e Ávine Vinny

Novidade para este ano, Circuito Rio Bacanga traz atrações nacionais que prometem agitar o Carnaval do Maranhão

Por

Sucesso de público e de aprovação nos últimos anos, o Carnaval do Maranhão traz como novidade em 2020 o Circuito Rio Bacanga, que chega para democratizar ainda mais a festa momesca, oferecendo mais opções ao folião. Saia Rodada, Mano Walter e Avine Vinny são algumas das atrações do novo corredor da folia.

Com um percurso de mais de mil metros, o novo circuito carnavalesco vai movimentar as avenidas Vitorino Freire e Africanos, com palco montado na altura da sede da escola Flor do Samba. Bandas, blocos de trio elétrico e minitrios garantirão a diversão durante três dias, de sábado a Segunda-Feira de Carnaval, a partir das 16h.

O folião que optar pelo Circuito Rio Bacanga contará com a mesma estrutura e qualidade do já consagrado Circuito Beira Mar. Aspectos como segurança e acessibilidade foram planejados minuciosamente para garantir uma festa segura, democrática e com inclusão das pessoas com deficiência, que terão intérprete de libras, banheiros com acessibilidade mais próximos das apresentações, dentre outros cuidados.

Para garantir a segurança nos dias de folia, o plano de ação da Polícia Militar conta com ações integradas do Batalhão de Policiamento de Turismo do Maranhão (BPTur), Corpo de Bombeiros, Centro Tático Aéreo (CTA), Batalhões de Área e outras forças de segurança.

Quem abre o primeiro dia festa do novo circuito, no sábado (22), é a banda Jegue Folia, seguida dos gupos Samba Batuka Nego, Bicho Terra, Saia Rodada e show de Tais Moreno. Além das apresentações no palco, oito grupos – entre blocos e trios – farão a alegria do público no circuito.

Para o segundo e terceiro dias, apresentações da Máquina de Descascar’alho, Blocão do Nina, das bandas Bandida, Mix in Brasil, Samba Ceuma, Marabloco elétrico, Blocão 24 x 48, Ávine Vinny, dentre outros cantores. A programação encerra na segunda-feira (24,) com show de Mano Walter.

O secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso, destaca que o Circuito Rio Bacanga é mais uma novidade do Carnaval do Maranhão, que tem se reinventado nos últimos anos, oferecendo diversidade de atrações e valorização dos artistas locais, provando que cultura faz uma grande diferença na economia.“O Carnaval do Maranhão atrai cada vez mais turistas, incrementando a economia com a movimentação da rede hoteleira e do comércio local”, acrescentou o secretário.    

Continue Reading

Na Ilha

Festival Guarnicê de Cinema abre inscrições para a 43º edição no Maranhão

Inscrições podem ser realizadas até o dia 27 de março pelo site do evento.

Por

O Festival Guarnicê de Cinema abriu nessa terça-feira (11) as inscrições para a 43º edição da mostra voltada para produções audiovisuais. As inscrições podem ser realizadas até o dia 27 de junho por meio de formulário disponível no site do evento.

O evento será realizado entre os dias 5 a 11 de junho em São Luís. O objetivo do festival é promover o intercâmbio entre os realizadores de países ibero-americanos e de língua portuguesa. O tema é livre e o festival aceita filmes finalizados a partir de outubro de 2018.

As inscrições são voltadas para mostras competitivas nacionais de curtas e longas, exclusivas de realizadores maranhenses, seis mostras competitivas estaduais de curtíssimas, curtas e longas; reportagem televisiva de caráter documental e especial, seriada ou não; videoclipe e filme publicitário.

Entre os prêmios, estão o de melhor longa nacional, que recebe o Troféu Guarnicê e R$ 23 mil. Além disso, serão premiados o melhor curta nacional, que também recebe o Troféu Guarnicê e mais R$ 12 mil e o Prêmio Assembleia, destinado ao melhor filme feito por maranhenses. Os ganhadores levam a quantia de 10 salários-mínimos.

O festival é realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), via Diretoria de Assuntos Culturais (Dac) e tem o apoio de instituições públicas e empresas privadas.

Veja o calendário do 43º Festival Guarnicê de Cinema:

Lançamento do edital e início das inscrições11 de fevereiro a 27 de março de 2020
Divulgação das obras selecionadas15 de abril de 2020
Data limite para interposição do resultado da pré-seleção17 de abril de 2020
Publicação do resultado do concurso21 de abril de 2020
Prazo final para recebimento dos filmes selecionados no formato final para exibição5 de maio de 2020
Realização do 43º Festival Guarnicê de Cinema5 a 12 de junho de 2020
Divulgação dos vencedores e cerimônia de premiação12 de junho de 2020
Continue Reading

Eventos

Livinho e Mad Dogz agitam programação pré-carnavalesca em São Luís

Livinho traz no repertório hits do funk nacional como “Hoje Eu Vou Parar na Gaiola”, “Déja Vu” e “Cheia de Marra”.

Por

O último fim de semana pré-carnavalesco em São Luís promete ser emocionante. Tudo por conta da junção de dois eventos, o “Baile da Prometida” e o “Bloco Funk in The House”, os dois maiores da capital realizam neste sábado (15), uma parceria reunindo atrações nacionais para essa despedida, a exemplo do astro Livinho que traz no repertório hits do funk nacional como “Hoje Eu Vou Parar na Gaiola”, “Déja Vu” e “Cheia de Marra”. Ele vai dividir o palco Mad Dogz, que fazem um grande sucesso no Brasil com performances inusitadas misturando no setlist músicas de Guetta ao Snoop.

ESTRUTURA

A produção promete uma grande equipe de segurança e megaestrutura para essa despedida. “A ideia é levar sempre um entretenimento para nossos clientes, quando surgiu a oportunidade para unir com a equipe do Funk in The House, não tivemos dúvida, porque eles também buscam o mesmo propósito da gente que é criar e realizar sonhos de uma forma responsável, tenho certeza que teremos uma noite histórica em São Luís”, conta Raina Cavalcante, do Baile da Prometida.

INGRESSOS

Para adquirir o acesso é necessário acessar o site ou app da Bilheteria Digital, ou a loja física no Shopping da Ilha, Rio Poty Hotel ou Rio Anil Shopping. Também à venda na Kazuo Store. Os valores variam entre R$ 40 e R$ 80.

SERVIÇO

Livinho e Mad Dogz em São Luís

Quando: Sábado, dia 15 de fevereiro, a partir das 15h 

Onde: Ceprama – Centro  

Atrações: Livinho, Mad Dogz, Filhinho de Papai e DJ Thiago Rodrigues

Continue Reading

Em alta agora