Sato Company anuncia remake brasileiro de Jaspion





21/02/2018 - Atualizado às 16:35


Nesta quinta-feira (22) será comemorado os exatos 30 anos da primeira exibição de O Fantástico Jaspion (apenas Jaspion para os mais íntimos) em caráter nacional brasileiro. Os fãs de tokusatsu receberam na tarde de hoje (21) um belo presente para marcar a data: Jaspion nos cinemas.

Sim, a Sato Company – empresa responsável por distribuir conteúdo de entretenimento japonês no Brasil desde os anos 1980 – firmou parceria com a TOEI Company (detentora da franquia) que autorizou as gravações de um longa-metragem remake totalmente brasileiro. Segundo nota oficial da Sato Company o filme vem para modernizar o visual da personagem e também apresentar um novo pacote de efeitos especiais característicos do gênero.

O filme será totalmente composto de um elenco nacional que deve ser divulgado em agosto durante evento a ser realizado em São Paulo durante a comemoração dos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil. A previsão de lançamento é para o segundo semestre de 2019.

 

Quem é Jaspion?

Se você faz parte da geração millenials e não está acostumado a falar sobre o que era a febre midiática do entretenimento televisivo durante as décadas de 1980 e 1990 do século passado pode ser que não saiba, mas Jaspion é um dos ícones da disseminação da Cultura Pop Japonesa em nosso país.

Em 22 de fevereiro de 1988 a extinta TV Manchete exibia na grade de atrações do seu programa vesperal Clube da Criança (à época apresentado por Angélica com apenas 13 anos de idade!) a série de super-heróis O Fantástico Jaspion. O programa marcou o início do renovo do tokusatsu no Brasil e o engajamento lucrativo da TV Manchete com conteúdo de entretenimento japonês (incluindo animês). Antes de Jaspion, o último tokusatsu exibido no país havia sido Spectreman na TV Record no início da década de 1980.

Jaspion foi a décima primeira série de super-heróis exportados da nação asiática a ser exibida em TV aberta no Brasil e contou com a dublagem de Carlos Takeshi na voz do herói Jaspion e direção de Líbero Miguel e Giberto Baroli pelo estúdio Álamo num total de 46 episódios.

A série trata da jornada em busca de recuperar as partes perdidas da Bíblia Galáctica onde o lendário guerreiro Jaspion vem a Terra após receber a missão de derrotar o temível Satan Gloss e seu Império de Monstros e restaurar o artefato sagrado do planeta Edin.

Um dos ícones da franquia de tokusatsu denominada Metal Hero (onde heróis alienígenas de armadura vem do espaço na luta contra o mal), a série é sensação até hoje entre os aficionados por tokusatsu no Brasil, tanto que após solicitações teve negociação aprovada e foi comercializada em DVD pela Focus Filmes em 2009.