Últimas

RicoChoro inicia nova temporada em São Luís

Estimular o encontro entre diversas linguagens musicais brasileiras, entre o instrumental e o cantado. Esse é o objetivo do RicoChoro ComVida na Praça, que estreia sua quarta temporada no próximo sábado (20).

Com apresentações em diversas praças de São Luís, a edição deste ano abre espaço também para a poesia. Uma parceria com a Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo é uma outra grande novidade nesta temporada.

Às vésperas das apresentações de convidados nacionais, haverá rodas de conversa com os artistas, que serão realizadas nas dependências da Emem. “Para nós é uma alegria estabelecer essa parceria. A Emem é um símbolo de qualidade na formação sólida de diversos talentos nossos. Por exemplo, os integrantes do Caçoeira, todos foram alunos da Escola de Música”, celebra Ricarte Almeida Santos, idealizador e coordenador do projeto RicoChoro.

A partir deste ano, RicoChoro ComVida na Praça passa também a homenagear uma personalidade do Choro no Maranhão. Em 2019 o escolhido é o poeta e compositor Joãozinho Ribeiro, que celebra 40 anos de carreira. Samba e choro são dois gêneros de destaque no repertório do artista, que, nos moldes do projeto, percorreu diversas comunidades da ilha de São Luís entre os anos de 2002 e 2003 com o projeto “Samba da Minha Terra”.

Os 40 anos de carreira são anos muito significativos na vida de um grande artista, como aponta Ricarte Santos. “Joãozinho Ribeiro é, sem dúvida, um dos nossos melhores compositores, um ativista pelos direitos humanos, pelo direito à Cultura, um poeta e humanista”, comenta o coordenador.

Ao todo, serão cinco saraus este ano. A expectativa é que o evento supere a marca de 5 mil pessoas presencialmente. Ricarte Santos acredita que essa marca pode ser alcançada “em função do momento que o Maranhão vive de boa expectativa e de redescoberta dos nossos valores culturais, históricos e arquitetônicos, somados à nossa proposta aglutinadora de estilos e linguagens artísticas e musicais”.

Para o sarau de estreia, Gilson César, DJ Franklin, Regional Caçoeira e o convidado nacional Mestre Solano compõem a programação. As apresentações acontecem no dia 20 de julho, na Praça da Fé (Casa do Maranhão, Praia Grande).

Acessibilidade

Todas as edições de RicoChoro ComVida na Praça garantem a presença confortável de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O projeto garante banheiros acessíveis, assentos preferenciais com sinalização, audiodescrição e tradução simultânea em libras.