Raio Teorizador (Spoilers): Shazam !





14/04/2019 - Atualizado às 12:00


APENAS DIGA: SEQUÊNCIA ! Shazam, a mais nova entrada no mundo da DC nos cinemas, está conquistando espaço rapidamente, encatando não somente audiências, com o carisma de Zachary Levi e Asher Angel nos papeis títulos do filme, mas também por trás das câmeras. Com um reações extremamente positivas e uma bilheteria se construíndo para ser outro sucesso, após o um bilhão do Rei de Atlantis, Shazam teve sua continuação confirmada, com o retorno inclusive, de Henry Gayden como roteirista e Peter Safran como produtor já confirmados no projeto. No entanto, o filme já criava menção de sua sequência antes mesmo de ser visto  pelo público, com diretor David F. Sandberg deixando ganchos e referências bem colocadas para ser explorada numa expansão de seu universo.

O Volts, que assistiu o filme na pré-estreia, foi de olhos e ouvidos abertos, pegando cada uma dessas referências e tratando de criar um Raio Teorizado, ajudando Sandberg e Levi a teorizar a direção que o próximo capítulo dessa saga vai tomar, de acordo com pistas deixados pelos mesmos. Então, apenas diga : CUIDADO COM SPOILERS  e venha conferir o que achamos que a DC pode ter guardado para o futuro de Billy Batson e a família Marvel nos cinemas.

Durante a cena pôs-crédito, somo introduzidos a uma pequena largata, que com um aparelho de comunicação, consegue se comunicar por uma voz robótica com recém aprisionado Dr. Silvana. Ela, por sua vez, fala da ‘’diversão’’ que os dois ainda terão e faz menção aos sete reinos, que será a chave para não somente Shazam 2 como também sua conexão com Adão Negro. Essa largata é um dos super-vilões mais famosos de Shazam, chamado de Mr. Mente, um ser místico oriundo de um dos sete reinos mencionados, que tem como objetivo invadir e conquistar todos os seres e dimensões, incluindo a de Billy que vive com sua família, na Terra. O mais impressionante dessa cena, é a que pela criação de mundo tão bem elaborada de Shazam, lidando com questões de magia e por vilões como os sete pecados capitais, nós, da audiência não sabemos o que esperar de Mr Mente, mas sabemos que não é sábio o subestimar por seu tamanho.

Shazam, segue sendo um filme que toma muitos riscos e a introdução desse vilão não entra de forma diferente, Mr Mente e a saga dos sete reinos é, na verdade, a continuação mais atual dos quadrinhos de Shazam, com menos de dez edições publicadas pela DC, isso torna o filme não somente extremamente atual, mas também uma das poucas adaptações de quadrinhos a se manter fiel e atualizado em seu material. Nessa saga, Mr. Mente é de origem dos Reinos dos Monstros e coordenou uma invasão para conquistar todos os outros reinos e seus habitantes, no entanto, o mesmo foi derrotado e a entrada do seu reino foi selada como forma de punição. Essa entrada, assim como a porta para todos os outros reinos, se encontra dentro da Pedra da Eternidade, local onde Billy recebe seus poderes e onde um dia, o conselho dos sete magos governou.

Shazam explora outro aspecto muito forte das artes ocultas, a numerologia, com o número sete sendo sempre presente em suas profecias: Sete pecados, sete reinos e sete magos. No entanto, como vemos no filme, Billy e sua família apenas somam o total de seis magos, deixando a última cadeira da Rocha da Eternidade vazia. Porém, assim como Mr. Mente, David F. Sandberg nós provocou de quem esse sete mago seria, e também o porquê dele não estar presente: É na sétima cadeira, que sentaria o personagem de Dwayne Jonhson, o Adão Negro, que no filme é referenciado quando o Mago (Djimou Houson) fala sobre o primeiro campeão, que traiu os magos, e se tornou maligno. The Rock tem seu filme solo como Adão Negro confirmado, introduzindo o personagem como um anti-herói e o colocando no mesmo contexto de membros como a Sociedade da Justiça em 2021.

Juntando Adão Negro, que nos eventos de Shazam 2, já seria um personagem estabelecido como alguém que busca poder e justiça, mas uma justiça que as vezes é apenas conveniente para ele, com a introdução de Mr. Mente e suas aspirações conquistadoras, temos o cenário perfeito para adaptar uma das histórias mais grandiosas de Shazam, assim como também a mais atual. No próximo filme, veriamos um Dr. Silvana controlado por Mente, na busca de libertar a entrada do Reino dos Monstros em uma nova tentativa de dominar todas as dimensões, colocando assim a família Shazam na posição de precisar do auxílio de The Rock, como Adão Negro, criando não somente conflito em questões de moralidade e liderança, mas completando o poder de SHAZAM ! com os sete magos reunidos para salvar os sete reinos.