Rafiki, 1º filme queniano a ser exibido no Festival de Cannes, chega ao Brasil

Rafiki, 1º filme queniano a ser exibido no Festival de Cannes, chega ao Brasil

Rafiki, a história de amor e amizade entre duas jovens mulheres que vivem no Quênia, chega ao Brasil nesta quinta-feira (8). O longa acompanha Kena (Samantha Mugatsia) e Ziki (Sheila Munyiva), duas garotas que vivem em um agitado conjunto habitacional em Nairobi e ousam desafiar o status quo em um país que ainda criminaliza a homossexualidade.

A obra será exibida nos cinemas brasileiras por meio da IPECINE, empresa maranhense  que comemora seu primeiro lançamento cinematográfico com este filme, com direção é assinada por Wanuri Kahiu. Este é o segundo longa-metragem da cineasta. Confira o trailer abaixo:

Filhas de políticos locais, a paixão de Kena e Ziki é intensa, quase instantânea e proibida. A direção do filme opta por retratar esse  romance de forma delicada e sutil. Mesmo assim, o filme chegou a ter sua exibição proibida no Quênia. Por se tratar de uma temática LGBTQ, o governo do país alegou que o filme “promovia o lesbianismo”.  O Quênia tem uma legislação extremamente conservadora em relação aos direitos dos homossexuais.

Primeiro longa metragem queniano a ser exibido no Festival de Cannes,  Rafiki integrou a programação da mostra Un Certain Regard em 2018 e foi recebido positivamente pela imprensa internacional,  além de representar um enorme avanço para a cinematografia africana. No Brasil ele estreia comercialmente dia 8 de agosto; em São Luís o filme é exibido no Cinesystem Rio Anil, de 8 a 14 de agosto no horário das 18h50.

Sobre o IPECINE

Fundado pelos cineastas Raffaele Petrini e Marcos Ponts, o Instituto de Pesquisa e Estudos Cinematográficos – IPECINE, foi criado em 2015 em São Luís do Maranhão e desde então já realizou dezenas de cursos gratuitos ministrados por profissionais renomados do cinema nacional e internacional. O IPECINE também realizou duas edições da Mostra Internacional de Cinema de São Luís; cinco curtas-metragens e um longa-metragem com distribuição e coprodução internacional. Desde 2019, distribui filmes adquiridos nas duas últimas edições do Festival de Cannes.

Rafiki no Cinesystem Rio Anil

De 08/08 a 14/08 às 18h50
CineSystem – Rio Anil
Classificação Indicativa – 14 anos

Relacionadas