Connect with us

Eventos

‘Peregrina’, exposição da desenhista Lua de Carmim, será inaugurada nesta semana

A exposição ‘Peregrina’, que reunirá 30 desenhos em grafite e óleo sobre papel produzidos pela jovem desenhista Lua de Carmim, será inaugurada na quinta-feira (19), às 19h, na Galeria Antônio Almeida do Palacete Gentil Braga (rua Grande, 782-Centro), em São Luís (MA). Contemplada pelo Edital de Ocupação da referida galeria, a mostra é aberta ao público.

Com realização da Universidade Federal do Maranhão, via Departamento de Assuntos Culturais (Dac) da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo (Proexce), a mostra tem apoio da Fundação Sousândrade, Universidade FM, TV Ufma e Ascom/Ufma e ficará aberta até o dia 18 de outubro/19, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Para agendar visitas monitoradas entre em contato com a UFMA: 3272 9361 e 9362.

Sobre Lua

Lua de Carmim é o nome artístico de Laura Rosa Medeiros. Uma jovem nascida em 1999, na cidade de São Luís/MA. “Cresci entre os quadros de meu pai e os amados livros de minha mãe, o que me transformou, a partir das angustias da minha adolescência conturbada, numa jovem que utiliza as tintas e os pincéis para desabafar meus sentimentos e buscar em minha introspectiva feminilidade um bocado de beleza”, explica Lua de Carmim.

A sua primeira exposição foi em 2018, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho. Expôs ainda na Galeria Márcia Sandes do Centro Cultural do Ministério Público e no Centro de Ensino Vinícius de Moraes. “Por meio das nossas obras abordamos o papel fundamental que a arte teve na recuperação e manutenção da nossa saúde mental”, completou a artista, que é acadêmica de Artes Visuais da Ufma e microempreendedora individual no ramo artístico.

Eventos

Festival Guarnicê de Cinema anuncia edição virtual para 2020, devido à pandemia

A 43ª edição do evento será realizada de 14 a 21 de outubro, com mostras competitivas e premiações.

Por

(Foto: divulgação)

O Festival Guarnicê de Cinema anunciou algumas modificações em seu formato, para que o evento ocorra ainda este ano. Em razão da pandemia do novo Coronavírus, o festival que reúne o público para prestigiar produções audiovisuais será realizado virtualmente.

A 43ª edição do Festival Guarnicê de Cinema será de 14 a 21 de outubro de 2020, de forma totalmente online. O comitê organizador do festival garantiu todas as mostras competitivas e premiações, conforme previsto no edital do evento.

https://www.instagram.com/p/CB3cpkVJIHY/?utm_source=ig_web_copy_link

Inicialmente, a edição 2020 do evento havia sido programada para ocorrer em junho e pelas circunstâncias da Covid-19 precisou ser adiado. A realização do Festival Guarnicê de Cinema é da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), via Diretoria de Assuntos Culturais (Dac), com apoio de instituições públicas e empresas.

Com o objetivo de difundir produções audiovisuais e promover o intercâmbio entre realizadores de países ibero-americanos e de língua portuguesa, o Guarnicê reúne mostras competitivas nacionais de curtas e longas, e, exclusivas aos realizadores maranhenses, mostras competitivas estaduais de curtíssimas, curtas e longas. Além de ser composto, também, pela categoria de reportagem televisiva de caráter documental e especial, seriada ou não; videoclipe e filme publicitário.

Premiações

As premiações oficiais são a de melhor longa nacional, que receberá o Troféu Guarnicê mais R$ 23 mil reais, dedutíveis de impostos; melhor curta nacional, que receberá o Troféu Guarnicê e mais R$ 12 mil reais, também dedutíveis de impostos, e o Prêmio Assembleia ao melhor filme realizado por maranhenses com premiação em dinheiro de 10 salários mínimos, também dedutíveis de impostos.

Leia Mais

Eventos

Live de VINAA acontece nesta quarta (15), no Youtube

Cantautor maranhense se apresenta ao vivo por meio do canal Social Wave

Foto: Leandro Lima

Para quem sente falta da voz, dos elementos cenográficos, forte maquiagem e saias esvoaçantes das apresentações de VINAA, chegou a hora de matar a saudade. O cantor e compositor maranhense vai realizar nesta quarta-feira, 15, uma live no YouTube no canal da Social Wave, plataforma de embaixadores para festas e festivais do Brasil.

Na live, VINAA vai apresentar músicas dos álbuns Bordel de Amianto e a Glória dos Loucos Por Sex Appeal (2017) e Elementos e Hortelã na Terra dos Eucaliptos (2019), além de outros sucessos.

O artista é conhecido por ser uma revelação na música maranhense, e possui fortes influências do tropicalismo de Caetano Veloso e Ney Matogrosso em suas composições. Já realizou apresentações nacionais com a turnê Tournée Bordel Brasil 2018-2019 e participando de festivais.

A apresentação no YouTube faz parte do projeto Social Wave Em Casa, para incentivar as pessoas a continuarem em isolamento social, por causa da pandemia de COVID-19. A transmissão acontece a partir das 18h30 e já é possível ativar a notificação de lembrete do evento.

Leia Mais

Eventos

Ilha da Magia, evento inspirado em Harry Potter, acontece em São Luís

Aos fãs que sentem falta de Harry Potter e todo universo mágico do bruxo, a primeira edição do Ilha da Magia será uma boa oportunidade para matar saudade. O projeto acontece no dia 21, e traz para São Luís um novo conceito de lazer e entretenimento baseado nas histórias do menino que sobreviveu.

No evento, várias atividades competitivas serão realizadas entre os participantes, em que a competição seguirá o formato das competições dos filmes/livros: os inscritos farão parte de uma das quatro casas existentes: Grifinória,Sonserina, Lufa-Lufa e Corvinal. O objetivo de cada casa é chegar ao final das atividades o maior número de pontos e ser vencedora.

Entre as atividades: soletrando, quiz, torneio de xadrez, provas de produção artística, torneio de games e outros desafios surpresas. Segundo os organizadores, a motivação foi criar um evento diferenciado para a cidade, onde se concentram muitos fãs e simpatizantes de Harry Potter.

“O público com certeza pode esperar algo nunca visto, um evento único e cheio de novidades e que eles nunca irão vivenciar nada igual. Sem dúvidas iremos fazer com que o público viva e sinta a magia do filme”, garante Israel Lima, idealizador do projeto.

O Ilha da Magia irá acontecer no dia 21 de março de 2020, sábado, a partir das 08:30hs, no Planetário Geek Club ( R. Uberlândia, 3 – Olho D’agua ). As inscrições podem ser feitas virtualmente através de um formulário que deve ser solicitado por meio do WhatsApp (98) 98712-2138.

As vagas são limitadas e a inscrição efetivada antecipadamente garante uma carta personalizada.

Leia Mais

Eventos

V Semana do Bibliotecário começa nessa segunda-feira (9) com oficinas e palestras

A V Semana do Bibliotecário ocorre de 9 a 14 de março em São Luís.

A próxima semana será marcada por ações direcionadas aos bibliotecários em São Luís. Dos dias 9 a 14/3 serão promovidas diversas atividades, como mesas redonda, palestras, oficinas, exposições e outras ações em comemoração ao Dia do Bibliotecário (12). A semana é promovida pelo Conselho Regional da categoria e conta com a cooperação de outras instituições maranhenses. Para participar, bastar doar 1kg de alimento não perecível em qualquer local que receberá uma das atividades da programação.

A abertura da V Semana do Bibliotecário será realizada com uma mesa redonda, que contará com a participação dos membros do Conselho, e que vão ser discutidas a importância dos conselhos de classe no processo de valorização profissional e a formação política do bibliotecário. O primeiro dia de programação começa a partir das 14h30 , no Anfiteatro da Biblioteca Infantil “Viriato Correa”, localizado na Biblioteca Pública Benedito Leite, no Centro.

Já a programação do dia seguinte (10) vai ser dedicada às mulheres. O Semana contará com uma exposição de livros de autoria feminina e, às 9h, na Biblioteca Rosa Castro/SESC, no Centro, uma roda de conversa com o tema “Mulher na Literatura” será promovida, com a participação das escritoras Déa Alhadeff, Anisia Nascimento, Raimunda Frazão e Tainá Rosa.

A programação completa você pode ver clicando aqui.

Leia Mais