On Pix | Dublador Charles Emmanuel em cinco atuações





10/05/2019 - Atualizado às 18:14


Confirmado como uma das atrações nacionais do On Pix 2019, o dublador e youtuber, Charles Emmanuel, estará em São Luís (MA) para falar sobre as atividades e curiosidades sobre a cena da dublagem no Brasil.

Presente no cast de muitas séries e filmes populares entre geeks e otakus como Vinkings (interpretando Ivar), Harry Potter (interpretando Ronald Wesley) e Pokémon (interpretando Ash Ketchum) para citar alguns.

Como youtuber, o ator-dublador possui mais de 650 mil inscritos no canal Dubladiando, onde produz conteúdos mais diversos sobre suas atuações em novas produções, conversas com outros dubladores sobre os bastidores da profissão e outras brincadeiras relacionada a área e ao seu talento nato.

Charles Emmanuel, que é de 1989, já trabalha na área do Teatro desde os sete anos e que conta com o acompanhamento da carreira da mãe e colega de profissão Tereza Aquentin (Senhorita Símio em O Fantástico Mundo de GunBall) como inspiração.

Mesmo sempre sendo bem recebido em suas atuações como dublador – tanto no cinema quanto na TV – Charles Emmanuel também chegou a ser foco de polêmica, como foi em 2016, quando ele assumiu a voz de Ash Ketchum na 19ª temporada de Pokémon.

Após negociações entre os distribuidores e licenciadores, a animação japonesa que vinha sendo dublada por 16 anos em São Paulo, no Estúdio Centauro, trocou de lar e o paranaense de Piraquara, que mora na capital fluminense, foi escalado para substituir Fábio Lucindo (até então dublador do companheiro de Pikachu) na nova casa dos monstro de bolso em terras tupiniquins: o MG Estúdio.

Na época, o MG Estúdio também havia perdido a série Game of Thrones para o estúdio DuBrasil (São Paulo) e muitos fãs foram às redes sociais criticar a atitude da HBO em mudar às vozes de muitas personagens no processo. Charles Emmanuel também dublou em Game of Thrones, onde foi o terrível Joffrey Baratheon, mas seu personagem já havia morrido na trama quando da troca de estúdios.

Só que em Pokémon as primeiras atuações dele não agradaram os fãs que teceram duras críticas ao estúdio e ao dublador, que veio às redes pedir desculpas ao público e prometeu se adequar à personagem. O fato é o fator nostalgia falou mais alto, mas Charles Emmanuel vem mandando muito bem no papel do treinador de pokémon com eternos 10 anos.

Entre as animações japonesas mais recentes, a dublagem de The Ancient Magus’ Bride pela Som de Vera Cruz Estúdio conta com Charles Emmanuel no papel de Joseph/Cartaphilius, onde ele atua ao lado de outros grandes nomes da dublagem como Guilherme Briggs, que faz Elias Ainsworth.

Charles também já foi homenageado em uma edição do Prêmio Yamato, como melhor Dublador do Ano. A premiação era parte das ações do Anime Friends.

Pensando já nos momentos que vamos ter juntos com Charles Emmanuel no próximo dia 25 de maio no On Pix, separei cinco atuações marcantes de Charles Emmanuel como dublador. Espero que curta bastante e se empolgue. Nos vemos lá!

Joffrey Baratheon – Game of Thrones

Mutano – Teen Titans Go!

Ash Ketchum – Pokémon Sol & Lua

Ben Tennyson – Ben 10

Barry Allen/Flash – Liga da Justiça (Filme)