Não é novidade para nenhum fã de animação o poder da Pixar em encantar espectadores de todas as idades com suas histórias carregadas de significados emocionais. Comover, aliás, é um verbo comum às narrativas produzidas pelo estúdio de animação norte-americano que por 19 vezes já recebeu uma estueta do Oscar.
Pixar oferece cursos online e gratuitos de animação e storytelling
Artista da Pixar fará palestra gratuita
Há um projeto em especial que mostrou ainda mais a habilidade dos criadores por trás das animações digitais produzidas: o SparkShorts. Lançado em 2019, a série de curtas-metragens intependentes também é uma forma de destacar o trabalho da equipe de criadores da Pixar e promover futuras oportunidades a eles.
Veja o trailer sobre o projeto:
Para quem nunca assistiu a um dos curtas do projeto Pixar SparkShorts, separamos uma breve lista com as principais produções. Os curtas são publicados no canal do Youtube da Pixar, e também disponibilizados no streaming Disney+.
1 – Purl (2019)
O ponto de partida não poderia ser outro. Purl foi o primeiro curta da série publicado e rapidamente se propagou pela web após seu lançamento. O curta tem oito minutos e conta a história de uma novelo de lã contratada por uma empresa predominantemente masculina, onde precisa se esforçar para não passar despercebida durante o trabalho. A direção é de Kristen Lester.
2 – Smash and Grab (2019)
Logo após o sucesso de Purl, foi lançado Smash and Grab. Também com oito minutos de duração, a segunda produção do projeto SparkShorts é centralizada em dois robõs que após uma vida inteira de trabalho descobrem que existe um outro estilo de vida fora do trem onde desempenham suas funções. A direção é de Brian Larsen.
3 – Kitbull (2019)
A união improvável entre um felino perdido, mas muito independente e feroz, e um cachorro pit bull é história contada pelo curta de sete minutos dirigido por Rosana Sullivan. A relação estabelecida entre essas duas criaturas passam uma clara mensagem e reflexão sobre a amizade.
4 – Flutuar (2019)
Em seis minutos, o curta que é dedicado a famílias que possuem crianças consideradas “diferentes”, conta a história de um pai que descobre que seu filho possui uma habilidade incomum. Eles lidam com as escolhas e os desafios de aceitação, mas percorrem juntos essa jornada de descobertas. A direção é de Bobby Alcid e o curta está disponível no streaming Disney+.
5 – Toca (2020)
Lançado em 2020, Toca mostra uma coelhinha que aprende, de uma maneira um pouco difícil, o quanto pedir ajuda aos outros pode ser essencial em alguns momentos da vida. Quando aceita isso, ela conta com a ajuda de seus novos amigos para realizar o sonho de cavar um toca perfeita para ser o seu lar. A direção do curta de cinco minutos é de Madeline Sharafian, e está disponível no Disney+.
PLUS | Segredos Mágicos (2020)
Em 2020, o lançamento de mais um curta do projeto ganhou grande visibilidade ao apresentar o primeiro casal LGBT da Disney. “Segredos Mágicos” conta a história de Greg, que com a ajuda de seu cão especial (e um poquinho de magia) aprende a lidar melhor com as descobertas que ele pretendia apenas manter em segredo.