Microsoft anuncia o fim do Kinect





25/10/2017 - Atualizado às 16:20


A gigante Microsoft anunciou nesta quarta-feira (25) o fim na produção do Kinect. O sensor de movimentos do Xbox vai deixar de existir depois de sete anos. A informação foi dada pelo brasileiro idealizador do projeto, Alex Kipman. A tecnologia do aparelho deve continuar no HoloLens, o novo projeto de realidade virtual da empresa.

Mas, calma. Quem já possui ou vai adquirir um, enquanto estiver em estoque, a Microsoft garantiu que ainda irá dar suporte ao equipamento.

O Kinect foi apresentado pela primeira vez em 2009, durante a feira de jogos E3 e deixou todos boquiabertos com a nova tecnologia que deixava de lado os controles e usava apenas comandos corporais e vocais.

A exclusão do aparelho no catálogo de produções já era esperada por muitos. Em 2015, durante uma apresentação na E3, nenhuma melhoria de hardware ou software foi apresentada. Os jogos com suporte ao Kinect também tiveram uma enorme queda, mostrando que, aos poucos, o equipamento ia sendo deixado de lado pelas desenvolvedoras e pela Microsoft. Em 2016, a empresa divulgou que as versões S e X do Xbox não viriam com a entrada do Kinect, sendo necessário um adaptador USB para acoplá-lo.

As novas versões do Xbox chegam no Brasil ainda este ano.