O edital “Fomento à Literatura Maranhense” selecionou 25 autores locais para receberem apoio financeiro devido às dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, a partir da aquisição, pelo Poder Público Estadual, de obras literárias a serem destinadas para bibliotecas e espaços de leitura em todo o Maranhão.
Dia do Leitor | Compromisso que vai além de apenas ler, é preciso incentivar
Ao todo, foram adquiridos 4.173 novos livros de escritores maranhenses, que serão distribuídos no Estado. A ação faz parte da Lei Aldir Blanc (Lei de Emergência Cultural nº 14.017/20).
Livros
Entre os maranhenses que terão seus livros disponibilizados às bibliotecas estaduais estão os autores Wilson Marques e Victor Azulay. Marques é autor de livros infantis inspirados na história e cultura popular maranhense, como “Quem tem medo de Ana Jansen?” e “O segredo da serpente encantada”.
Já Victor Azulay, que ficou conhecido por usar a literatura para mostrar como superou por duas vezes Acidente Vascular Cerebral (AVC), entregou em dezembro edições do livro “Vitorioso”, obra em que ele conta como um jovem de 18 anos mudou sua vida após sofrer um acidente neurológico que o deixa paraplégico.
As obras dos escritores maranhenses foram depositadas na Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), que coordena e operacionaliza o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Maranhão.