Jarred Harris pede que pessoas parem de tirar foto em Chernobyl





17/07/2019 - Atualizado às 16:19


O ator britânico Jarred Harris, da prestigiada Chernobyl, da HBO, fez um apelo para que as pessoas parem de posar para fotos na área do desastre nuclear retratado na série.

Uma onda de instagramers e pessoas regulares tem ido até Prypat, na Ucrânia, tirar fotos com carros, balanços e qualquer objeto na cidade fantasma.

“Dá pra ver as pessoas sentadas em balanços de metal e encostadas em caminhões de metal, e meu entendimento é que tudo isso ainda está exposto à radiação”, disse Harris.

A fala vem após a sua indicação ao Emmy de Melhor Ator por sua performance como o cientista Vladmir Legasov na minissérie da HBO. Em entrevista ao BuzzFeed News ele disse estar emocionado, mas lembrou que não é nada bonito ir tirar foto no local da tragédia.

A moda, que não é nova, é prejudicial em dois sentidos, por glamuralizar a morte de centenas de pessoas, as doenças de milhares decorrentes da radiação, e por em risco a vida dos envolvidos nas postagens, uma vez que os níveis de radiação ainda são enormes e fatais na região.

“Isso vem acontecendo há algum tempo, o turismo de aventura. Acho que o que aconteceu é que os instagrammers, os chamados influenciadores, descobriram isso”, comentou Harris.

As imagens, inclusive, são perturbadoras dado o contexto. Toda e qualquer exposição à radiação é perigosa, mas posar seminu, como alguns influenciadores digitais estão fazendo, é uma irresponsabilidade sem tamanho.