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Instagram anuncia SuperZoom, novos filtros e stickers

Novidades chegam para animar ainda mais o Halloween.

O Instagram está sempre a procura de novidades para deixar a vida dos usuários mais divertida e prática. Recentemente, a rede social divulgou que já é possível fazer transmissões ao vivo com duas pessoas, em lugares distintos. Hoje (26), a novidade mostrada ao público é o Superzoom.

Dar mais drama nas histórias ficou mais fácil. Como o nome já sugere, o Superzoom irá dar um enorme foco no rosto do usuário enquanto uma música de suspense é colocada ao fundo.

Além do Superzoom, o Instagram também mostrou os novos filtros de Halloween. Agora, os usuários poderão ser um fantasma, um vampiro um zumbi e usar os efeitos horripilantes da rede social.

O aplicativo agora também conta com novos stickers temáticos de Halloween.

A novidade já está disponível para Android e iOS.

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Dados apontam mudanças no consumo de vídeos e seus impactos para anunciantes durante a pandemia

Os dados são da pesquisa da empresa Kantar, especialista em medição de audiência televisiva.

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Que o coronavírus mudou diversos hábitos no dia a dia da população mundial, já sabendo. A principal mudança, claro, foi no que diz respeito aos hábitos de higiene, que estão agora redobrados como forma de prevenção à contaminação pelo novo vírus.

Contudo, outro hábito que sofreu mudanças, por consequência da pandemia, foi o de consumo de produtos audiovisuais. Além de ter impacto em plataformas que comercializam produtos de vídeo, também impacta em alguns pontos para os anunciantes.

Sobre isso, a Kantar Ibope Midia apontou quais mudanças de curto prazo nos hábitos de mídia e no consumo de vídeo foram essas, que se desencadearam em diversos mercados .

1. Mais pessoas assistindo TV, especialmente durante a semana

“Na Espanha, quando o governo espanhol anunciou um bloqueio nacional no sábado, 14 de março, os telespectadores passaram 100 minutos a mais assistindo TV em comparação com o sábado anterior (326 x 225 min). Temos visto aumentos significativos, em regiões diferentes. Na América Latina (+9% na semana passada) e Filipinas (+ 19%), enquanto na Noruega houve um aumento de 26% na visualização nos dois primeiros dias úteis após o bloqueio nacional”, revela a pesquisa da Kantar.

Para os anunciantes, esse fato representa um grande valor, já que a entrega da publicidade para o público-alvo tem seu custo por mil reduzido, em especial nos horários durante o dia ao longo da semana.

2. Públicos mais jovens impulsionando aumento de audiência

Com escolas e universidades paralisadas, essa faixa etária mais baixa ganhou mais tempo dentro de casa procurando distrações.

“Entre jovens de 15 e 34 anos o aumento foi de 27%. Para os maiores de 65 anos, o aumento foi de 9% – ainda quase duas horas a mais de exibição de TV do que entre os menores de 35 anos. Enquanto isso, na Espanha, os minutos médios vistos na semana passada aumentaram 80% entre o público de 13 e 24 anos em março, em comparação com 23% entre maiores de 65 anos. No Brasil, quando analisamos os dados de 18 de março, o crescimento do público de 12-17 anos na audiência é de 30%, e podemos observar, também, aumentos consistentes em todas as faixas etárias”.

3. Recordes de audiência dos programas jornalísticos

Tratando-se de uma pandemia, há também o público que deseja frequentemente acompanhar os noticiários para saber da evolução do novo coronavírus e, também, ter acesso às recomendações das autoridades.

“Na China, o tempo gasto assistindo aos noticiários mais do que dobrou até agora (18,5 horas por semana em 2020 contra 9 horas no ano passado). Na Espanha vimos um aumento de 3,6x na exibição de notícias na TV no sábado, 14 de março, quando o governo anunciou o bloqueio nacional. Na Dinamarca, 3,3 milhões de pessoas assistiram a discursos do primeiro-ministro e da rainha anunciando o bloqueio nacional – um recorde em 28 anos, com uma audiência de 59,3%”.

A pesquisa acrescenta: “No Brasil, comparando a média de segunda e terça-feira (16 e 17 de março), com a média das outras segundas e terças-feiras do ano, a audiência dos programas jornalísticos cresceu 17%. Na PayTV o crescimento é ainda maior e a audiência dos programas jornalísticos quase dobrou quando comparados com a média destes programas no mês de março”.

4. O crescimento é identificado em plataformas lineares e não lineares, sendo compartilhado

Grande parte do aumento dessa audiência foi canalizada para as plataformas de streaming como Netflx, Amazon Prime Video, Telecine, HBO MAX, etc. “Vimos como a demanda pela Netflix levou a remoção do HD para manter a banda larga europeia, e a Disney fazendo um anúncio semelhante antes do lançamento do Disney + em muitos mercados no final deste mês”, destacaram.

“Nossos dados na Noruega sugerem que o aumento da visualização nas plataformas não aconteceu somente para os serviços de streaming. O aumento do tempo foi compartilhado nos primeiros dias úteis do bloqueio. A visualização linear – que representa cerca de 70% de todas as visualizações – aumentou 22%, em comparação com 29% para a Netflix, 30% para canais sob demanda e 39% para o YouTube”.

5. Setores econômicos que foram mais impactados reduziram publicidade na TV

“Na França, houve uma queda de 10% no número de anunciantes diferentes com atividade publicitária na TV ao longo de março. Automóveis, alimentos e lazer foram os três setores que apresentaram a maior redução. Isso também aconteceu quando observamos o online, com uma queda de 50% na atividade de “paid search” entre o setor de companhias aéreas”, aponta a pesquisa da Kantar.

“Em outras regiões, como nos EUA, vimos que restaurantes fast food e anunciantes de viagens  reduziram em dois dígitos a sua presença na TV. No Vietnã, os gastos do setor de viagens e turismo caíram 50% nas últimas cinco semanas, enquanto na China, nosso parceiro CTR observou reduções na publicidade no setor automotivo e de comércio eletrônico, mas, por outro lado, aumentos nos produtos de limpeza e produtos farmacêuticos. Nesse novo ambiente, com restrições de viagens, não é surpresa que esta categoria esteja reagindo rapidamente e diminuindo sua atividade publicitária. Precisamos, no entanto, observar que a atividade publicitária de outros produtos, como bens não duráveis (FMCG) ainda não apresenta um declínio consistente; de toda forma pode ser um problema anunciar produtos que não estejam mais disponíveis nas lojas (produtos que enfrentam problemas na cadeia de distribuição, por conta de restrições de locomoção)”, finaliza.

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Jornalista usa inteligência artificial para ‘restaurar’ imagem de Chaves

Bruno Sartori publicou diferença entre original e restaurado no Twitter.

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O jornalista Bruno Sartori usou inteligência artificial para conseguir ‘restaurar’ a imagem de uma cena clássica do Chaves, gravado originalmente em 1970. Através da tecnologia, Sartori conseguiu elevar a quantidade de quadros por segundo da cena e, consequentemente, tornar a imagem mais nítida.

“Há algum tempo falei sobre minha vontade de melhorar a qualidade episódios de Chaves utilizando inteligencia artificial. Nesse trabalho, partir de em um vídeo em 640×484 com 30 fps e cheguei em outro em tamanho 1280×976 com 120fps. São 90 quadros inéditos por segundo de vídeo”, publicou o jornalista no Twitter.

Sartori lamentou que não encontrou um site que pudesse hospedar vídeos com 120 fps online e, por isso, disponibilizou o arquivo para ser baixado. Para ajudar os internautas a perceberem a diferença, Sartori mostrou o frame original de Chaves (veja abaixo).

Abertura de Bob

O jornalista aproveitou a repercussão para publicar um vídeo da abertura de O Fantástico Mundo de Bob, também restaurada, que também parece ter uma melhor qualidade que a normal. Veja abaixo:

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Serviço de streaming HBO Max ganha trailer e anuncia data de lançamento

Plataforma deve chegar aos Estados Unidos em maio. No Brasil, a data de lançamento não foi divulgada.

A Warner Media divulgou nesta terça-feira (21) a data de lançamento e mais um trailer do HBO Max, seu novo serviço de streaming, que vai disponibilizar grandes produções cinematográficas. A data de lançamento para os Estados Unidos será no dia 27 de maio. O lançamento da plataforma no Brasil ainda não foi anunciado.

O serviço deve continuar oferecendo os mesmos serviços da HBO e séries originais do canal, incluindo Os Sopranos, A Escuta e Game of Thrones e também, clássicos da Warner Bros. como Nasce uma Estrela, Coringa, O Mágico de Oz, Podres de Ricos, Casablanca e Cidadão Kane. As séries de comédia Friends e The Big Bang Theory também serão destaques da plataforma.

Serão exibidos na plataforma o conteúdo das emissoras HBO, TNT, TBS, Turner Classic Movies (TCM), CW, Cartoon NetworkRooster TeethAdult Swim e Crunchyroll, e também todas as produções da Warner Bros., como New LineLooney TunesCNN e DC.

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