Connect with us

Eventos

Festival Guarnicê de Cinema anuncia edição virtual para 2020, devido à pandemia

A 43ª edição do evento será realizada de 14 a 21 de outubro, com mostras competitivas e premiações.

(Foto: divulgação)

O Festival Guarnicê de Cinema anunciou algumas modificações em seu formato, para que o evento ocorra ainda este ano. Em razão da pandemia do novo Coronavírus, o festival que reúne o público para prestigiar produções audiovisuais será realizado virtualmente.

A 43ª edição do Festival Guarnicê de Cinema será de 14 a 21 de outubro de 2020, de forma totalmente online. O comitê organizador do festival garantiu todas as mostras competitivas e premiações, conforme previsto no edital do evento.

https://www.instagram.com/p/CB3cpkVJIHY/?utm_source=ig_web_copy_link

Inicialmente, a edição 2020 do evento havia sido programada para ocorrer em junho e pelas circunstâncias da Covid-19 precisou ser adiado. A realização do Festival Guarnicê de Cinema é da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), via Diretoria de Assuntos Culturais (Dac), com apoio de instituições públicas e empresas.

Com o objetivo de difundir produções audiovisuais e promover o intercâmbio entre realizadores de países ibero-americanos e de língua portuguesa, o Guarnicê reúne mostras competitivas nacionais de curtas e longas, e, exclusivas aos realizadores maranhenses, mostras competitivas estaduais de curtíssimas, curtas e longas. Além de ser composto, também, pela categoria de reportagem televisiva de caráter documental e especial, seriada ou não; videoclipe e filme publicitário.

Premiações

As premiações oficiais são a de melhor longa nacional, que receberá o Troféu Guarnicê mais R$ 23 mil reais, dedutíveis de impostos; melhor curta nacional, que receberá o Troféu Guarnicê e mais R$ 12 mil reais, também dedutíveis de impostos, e o Prêmio Assembleia ao melhor filme realizado por maranhenses com premiação em dinheiro de 10 salários mínimos, também dedutíveis de impostos.

Eventos

Live de VINAA acontece nesta quarta (15), no Youtube

Cantautor maranhense se apresenta ao vivo por meio do canal Social Wave

Foto: Leandro Lima

Para quem sente falta da voz, dos elementos cenográficos, forte maquiagem e saias esvoaçantes das apresentações de VINAA, chegou a hora de matar a saudade. O cantor e compositor maranhense vai realizar nesta quarta-feira, 15, uma live no YouTube no canal da Social Wave, plataforma de embaixadores para festas e festivais do Brasil.

Na live, VINAA vai apresentar músicas dos álbuns Bordel de Amianto e a Glória dos Loucos Por Sex Appeal (2017) e Elementos e Hortelã na Terra dos Eucaliptos (2019), além de outros sucessos.

O artista é conhecido por ser uma revelação na música maranhense, e possui fortes influências do tropicalismo de Caetano Veloso e Ney Matogrosso em suas composições. Já realizou apresentações nacionais com a turnê Tournée Bordel Brasil 2018-2019 e participando de festivais.

A apresentação no YouTube faz parte do projeto Social Wave Em Casa, para incentivar as pessoas a continuarem em isolamento social, por causa da pandemia de COVID-19. A transmissão acontece a partir das 18h30 e já é possível ativar a notificação de lembrete do evento.

Leia Mais

Eventos

Ilha da Magia, evento inspirado em Harry Potter, acontece em São Luís

Aos fãs que sentem falta de Harry Potter e todo universo mágico do bruxo, a primeira edição do Ilha da Magia será uma boa oportunidade para matar saudade. O projeto acontece no dia 21, e traz para São Luís um novo conceito de lazer e entretenimento baseado nas histórias do menino que sobreviveu.

No evento, várias atividades competitivas serão realizadas entre os participantes, em que a competição seguirá o formato das competições dos filmes/livros: os inscritos farão parte de uma das quatro casas existentes: Grifinória,Sonserina, Lufa-Lufa e Corvinal. O objetivo de cada casa é chegar ao final das atividades o maior número de pontos e ser vencedora.

Entre as atividades: soletrando, quiz, torneio de xadrez, provas de produção artística, torneio de games e outros desafios surpresas. Segundo os organizadores, a motivação foi criar um evento diferenciado para a cidade, onde se concentram muitos fãs e simpatizantes de Harry Potter.

“O público com certeza pode esperar algo nunca visto, um evento único e cheio de novidades e que eles nunca irão vivenciar nada igual. Sem dúvidas iremos fazer com que o público viva e sinta a magia do filme”, garante Israel Lima, idealizador do projeto.

O Ilha da Magia irá acontecer no dia 21 de março de 2020, sábado, a partir das 08:30hs, no Planetário Geek Club ( R. Uberlândia, 3 – Olho D’agua ). As inscrições podem ser feitas virtualmente através de um formulário que deve ser solicitado por meio do WhatsApp (98) 98712-2138.

As vagas são limitadas e a inscrição efetivada antecipadamente garante uma carta personalizada.

Leia Mais

Eventos

V Semana do Bibliotecário começa nessa segunda-feira (9) com oficinas e palestras

A V Semana do Bibliotecário ocorre de 9 a 14 de março em São Luís.

A próxima semana será marcada por ações direcionadas aos bibliotecários em São Luís. Dos dias 9 a 14/3 serão promovidas diversas atividades, como mesas redonda, palestras, oficinas, exposições e outras ações em comemoração ao Dia do Bibliotecário (12). A semana é promovida pelo Conselho Regional da categoria e conta com a cooperação de outras instituições maranhenses. Para participar, bastar doar 1kg de alimento não perecível em qualquer local que receberá uma das atividades da programação.

A abertura da V Semana do Bibliotecário será realizada com uma mesa redonda, que contará com a participação dos membros do Conselho, e que vão ser discutidas a importância dos conselhos de classe no processo de valorização profissional e a formação política do bibliotecário. O primeiro dia de programação começa a partir das 14h30 , no Anfiteatro da Biblioteca Infantil “Viriato Correa”, localizado na Biblioteca Pública Benedito Leite, no Centro.

Já a programação do dia seguinte (10) vai ser dedicada às mulheres. O Semana contará com uma exposição de livros de autoria feminina e, às 9h, na Biblioteca Rosa Castro/SESC, no Centro, uma roda de conversa com o tema “Mulher na Literatura” será promovida, com a participação das escritoras Déa Alhadeff, Anisia Nascimento, Raimunda Frazão e Tainá Rosa.

A programação completa você pode ver clicando aqui.

Leia Mais

Eventos

Novidade do Carnaval do Maranhão, Circuito Rio Bacanga tem Saia Rodada, Mano Walter e Ávine Vinny

Novidade para este ano, Circuito Rio Bacanga traz atrações nacionais que prometem agitar o Carnaval do Maranhão

Por

Sucesso de público e de aprovação nos últimos anos, o Carnaval do Maranhão traz como novidade em 2020 o Circuito Rio Bacanga, que chega para democratizar ainda mais a festa momesca, oferecendo mais opções ao folião. Saia Rodada, Mano Walter e Avine Vinny são algumas das atrações do novo corredor da folia.

Com um percurso de mais de mil metros, o novo circuito carnavalesco vai movimentar as avenidas Vitorino Freire e Africanos, com palco montado na altura da sede da escola Flor do Samba. Bandas, blocos de trio elétrico e minitrios garantirão a diversão durante três dias, de sábado a Segunda-Feira de Carnaval, a partir das 16h.

O folião que optar pelo Circuito Rio Bacanga contará com a mesma estrutura e qualidade do já consagrado Circuito Beira Mar. Aspectos como segurança e acessibilidade foram planejados minuciosamente para garantir uma festa segura, democrática e com inclusão das pessoas com deficiência, que terão intérprete de libras, banheiros com acessibilidade mais próximos das apresentações, dentre outros cuidados.

Para garantir a segurança nos dias de folia, o plano de ação da Polícia Militar conta com ações integradas do Batalhão de Policiamento de Turismo do Maranhão (BPTur), Corpo de Bombeiros, Centro Tático Aéreo (CTA), Batalhões de Área e outras forças de segurança.

Quem abre o primeiro dia festa do novo circuito, no sábado (22), é a banda Jegue Folia, seguida dos gupos Samba Batuka Nego, Bicho Terra, Saia Rodada e show de Tais Moreno. Além das apresentações no palco, oito grupos – entre blocos e trios – farão a alegria do público no circuito.

Para o segundo e terceiro dias, apresentações da Máquina de Descascar’alho, Blocão do Nina, das bandas Bandida, Mix in Brasil, Samba Ceuma, Marabloco elétrico, Blocão 24 x 48, Ávine Vinny, dentre outros cantores. A programação encerra na segunda-feira (24,) com show de Mano Walter.

O secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso, destaca que o Circuito Rio Bacanga é mais uma novidade do Carnaval do Maranhão, que tem se reinventado nos últimos anos, oferecendo diversidade de atrações e valorização dos artistas locais, provando que cultura faz uma grande diferença na economia.“O Carnaval do Maranhão atrai cada vez mais turistas, incrementando a economia com a movimentação da rede hoteleira e do comércio local”, acrescentou o secretário.    

Leia Mais