Connect with us
Image Map

Na Ilha

Festival das Rendas abre inscrições para seletiva de artistas

Artistas, bandas e DJs podem se inscrever até 11 de agosto

A cantora Duda Beat no show de Lançamento do Festival das Rendas. Foto - Ingrid Barros.

Bandas, artistas e DJs maranhenses vão ter a chance de se apresentar no 2º Festival das Rendas, que acontece no Cais da Raposa, no dia 7 de setembro de 2019. A oportunidade é dada por meio de uma seletiva, que, ao todo, vai escolher 10 bandas/artistas e 10 Djs para participar do evento.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 11 de agosto, pelo formulário on-line do festival – acesse o link ao lado para se inscrever: https://forms.gle/XcNgjimAeF21axJV6.

O objetivo dessa seletiva é estimular a presença e a participação dos artistas do estado em um espaço de amplo destaque, promovendo uma experiência musical no município de Raposa. O Festival das Rendas oferecerá às bandas e artistas do Maranhão a oportunidade de tocar ao vivo em um dos palcos, dentro de sua programação oficial, onde também vão se apresentar artistas nacionais.

Podem se inscrever grupos de qualquer estilo musical, sem restrição de gênero – desde que tenham lançado novos trabalhos de estúdio entre janeiro de 2017 e junho de 2019. Bandas/Artista e DJs que forem criados e/ou surgiram na Raposa ou que têm um de seus integrantes residindo na cidade terão prioridade para avaliação da curadoria da seletiva.

Festival das Rendas

Realizado pela Catirina Produções, o 2º Festival das Rendas é um evento criado para celebrar a música, a economia criativa, o turismo e a gastronomia, como também valorizar o saber tradicional das rendeiras da região.  O mundo das rendeiras e a sua representatividade dentro da cultura maranhense são o grande mote do evento, que também prima pela diversidade e afeto na construção de uma nova realidade.

Com apoio da Budweiser, CVC, Quadrante e Prefeitura da Raposa, a segunda edição será realizada no dia 7 de setembro de 2019, no Cais da Raposa, município que fica na mesma ilha que São Luís.

Idealizado pelo cantor e compositor VINAA, o Festival das Rendas teve sua primeira edição realizada em 2018, na Casa d’Arte Centro de Cultura.

O line-up da 2ª edição do Festival das Rendas vai contar com 2 atrações nacionais, entre elas a cantora carioca Letrux, já confirmada.

Continue Lendo
Publicidade

Na Ilha

Com 700 mil foliões, Carnaval 2020 se torna o maior da história do Maranhão

Foram cerca de 300 atrações em todos os circuitos, entre cantores, bandas e grupos folclóricos da música, arte e cultura do Estado.

Por

Os circuitos oficiais do Carnaval do Maranhão reuniram 700 mil pessoas nos cinco dias de festa em São Luís. O número equivale ao total de presentes nos circuitos Beira-Mar, Rio Bacanga, Madre Deus e Passarela do Samba.

“Fizemos, em 2020, o maior carnaval da nossa história, com centenas de milhares de pessoas participando. Obrigado a todos que ajudaram, em evento tão complexo. Parabéns aos artistas, grupos culturais e foliões. E peço desculpas por eventuais falhas. Sempre aprendemos com elas”, disse o governador Flávio Dino.

A novidade deste ano foi o Circuito Rio Bacanga, que levou três dias de festa para a região. Entre as atrações, estiveram Saia Rodada, Ávine Vinny e Mano Walter.

Mais uma vez, o Circuito Beira-Mar foi o local com o maior número de pessoas. As apresentações incluíram Margareth Menezes, Maria Rita, Cidade Negra e Zeca Baleiro. 

Foram cerca de 300 atrações em todos os circuitos, entre cantores, bandas e grupos folclóricos da música, arte e cultura do Estado. 

Festa nacional

A programação embalou não somente maranhenses, mas muita gente de fora. A folia no Maranhão já entrou para o calendário nacional. Para o francês Beltrand Landhauser, “foi uma [festa] irreverente, animada e muito diversa. Muito bom”. 

Vinda de Recife para curtir o carnaval em São Luís, Arminda Portela Lima, 32 anos, se disse encantada com o que presenciou na festa, especialmente com a segurança. “Estou achando muito incrível, tranquilo, com muita paz e amor, sem violência. Um dos melhores carnavais que já aproveitei”, afirmou a turista.

Muita gente também veio do interior. Foi o caso do estudante Bruno Coelho, da cidade Magalhães de Almeida. Foi a primeira vez dele no carnaval em São Luís. 

“Sempre tive o hábito de ficar no interior para brincar o carnaval. Estou achando fantástico. É uma coisa linda a cultura do Maranhão, [esse carnaval] é um dos mais lindos que existe no Brasil. Estou curtindo desde o pré-carnaval e amando demais tudo isso”, enfatizou.

Continue Reading

Eventos

Novidade do Carnaval do Maranhão, Circuito Rio Bacanga tem Saia Rodada, Mano Walter e Ávine Vinny

Novidade para este ano, Circuito Rio Bacanga traz atrações nacionais que prometem agitar o Carnaval do Maranhão

Por

Sucesso de público e de aprovação nos últimos anos, o Carnaval do Maranhão traz como novidade em 2020 o Circuito Rio Bacanga, que chega para democratizar ainda mais a festa momesca, oferecendo mais opções ao folião. Saia Rodada, Mano Walter e Avine Vinny são algumas das atrações do novo corredor da folia.

Com um percurso de mais de mil metros, o novo circuito carnavalesco vai movimentar as avenidas Vitorino Freire e Africanos, com palco montado na altura da sede da escola Flor do Samba. Bandas, blocos de trio elétrico e minitrios garantirão a diversão durante três dias, de sábado a Segunda-Feira de Carnaval, a partir das 16h.

O folião que optar pelo Circuito Rio Bacanga contará com a mesma estrutura e qualidade do já consagrado Circuito Beira Mar. Aspectos como segurança e acessibilidade foram planejados minuciosamente para garantir uma festa segura, democrática e com inclusão das pessoas com deficiência, que terão intérprete de libras, banheiros com acessibilidade mais próximos das apresentações, dentre outros cuidados.

Para garantir a segurança nos dias de folia, o plano de ação da Polícia Militar conta com ações integradas do Batalhão de Policiamento de Turismo do Maranhão (BPTur), Corpo de Bombeiros, Centro Tático Aéreo (CTA), Batalhões de Área e outras forças de segurança.

Quem abre o primeiro dia festa do novo circuito, no sábado (22), é a banda Jegue Folia, seguida dos gupos Samba Batuka Nego, Bicho Terra, Saia Rodada e show de Tais Moreno. Além das apresentações no palco, oito grupos – entre blocos e trios – farão a alegria do público no circuito.

Para o segundo e terceiro dias, apresentações da Máquina de Descascar’alho, Blocão do Nina, das bandas Bandida, Mix in Brasil, Samba Ceuma, Marabloco elétrico, Blocão 24 x 48, Ávine Vinny, dentre outros cantores. A programação encerra na segunda-feira (24,) com show de Mano Walter.

O secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso, destaca que o Circuito Rio Bacanga é mais uma novidade do Carnaval do Maranhão, que tem se reinventado nos últimos anos, oferecendo diversidade de atrações e valorização dos artistas locais, provando que cultura faz uma grande diferença na economia.“O Carnaval do Maranhão atrai cada vez mais turistas, incrementando a economia com a movimentação da rede hoteleira e do comércio local”, acrescentou o secretário.    

Continue Reading

Na Ilha

Festival Guarnicê de Cinema abre inscrições para a 43º edição no Maranhão

Inscrições podem ser realizadas até o dia 27 de março pelo site do evento.

Por

O Festival Guarnicê de Cinema abriu nessa terça-feira (11) as inscrições para a 43º edição da mostra voltada para produções audiovisuais. As inscrições podem ser realizadas até o dia 27 de junho por meio de formulário disponível no site do evento.

O evento será realizado entre os dias 5 a 11 de junho em São Luís. O objetivo do festival é promover o intercâmbio entre os realizadores de países ibero-americanos e de língua portuguesa. O tema é livre e o festival aceita filmes finalizados a partir de outubro de 2018.

As inscrições são voltadas para mostras competitivas nacionais de curtas e longas, exclusivas de realizadores maranhenses, seis mostras competitivas estaduais de curtíssimas, curtas e longas; reportagem televisiva de caráter documental e especial, seriada ou não; videoclipe e filme publicitário.

Entre os prêmios, estão o de melhor longa nacional, que recebe o Troféu Guarnicê e R$ 23 mil. Além disso, serão premiados o melhor curta nacional, que também recebe o Troféu Guarnicê e mais R$ 12 mil e o Prêmio Assembleia, destinado ao melhor filme feito por maranhenses. Os ganhadores levam a quantia de 10 salários-mínimos.

O festival é realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), via Diretoria de Assuntos Culturais (Dac) e tem o apoio de instituições públicas e empresas privadas.

Veja o calendário do 43º Festival Guarnicê de Cinema:

Lançamento do edital e início das inscrições11 de fevereiro a 27 de março de 2020
Divulgação das obras selecionadas15 de abril de 2020
Data limite para interposição do resultado da pré-seleção17 de abril de 2020
Publicação do resultado do concurso21 de abril de 2020
Prazo final para recebimento dos filmes selecionados no formato final para exibição5 de maio de 2020
Realização do 43º Festival Guarnicê de Cinema5 a 12 de junho de 2020
Divulgação dos vencedores e cerimônia de premiação12 de junho de 2020
Continue Reading

Em alta agora