Connect with us

Na Ilha

Espetáculo ‘Orlando’ chega ao Teatro Arthur Azevedo

Pessoas trans terão acesso gratuito na sessão de sábado

O romance Orlando, da escritora britânica Virginia Woolf, foi a inspiração para a peça homônima que estreia nesta sexta-feira, 5, às 20h,no Teatro Arthur Azevedo. O espetáculo Orlando está em circulação nacional através do Programa Petrobrás Distribuidora de Cultura. A peça seguirá com sessões no teatro, no sábado, 06, e domingo, 07, também às 20h.

No livro de Woolf, acompanhamos o jovem aristocrata Orlando, que em um determinado momento, misteriosamente, transforma-se em mulher. O personagem é um ser imortal que, ao longo de quatro séculos, vive a experiência de ser homem e mulher sem perder a consciência de sua identidade. Esse enredo incentivou o Grupo Expressões Humanas a criar o espetáculo, que traz monólogos interiores que marcam a transversalidade da encenação, pontuada pela música, poesia e memória.

Além das apresentações, o Grupo Expressões Humanas vai realizar ainda uma oficina de Teatro Ritual, ministrada por Marina Brito.

Pessoas trans que tiverem interesse em prestigiar o evento, terão acesso gratuito na sessão de sábado, 06. Os ingressos serão disponibilizados na bilheteria do Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol – Centro).

Música

Festival das Rendas | Letrux é atração confirmada

A segunda edição do festival acontece em setembro

Durante a coletiva de imprensa para o lançamento do Festival das Rendas ao público, a primeira atração do festival foi revelada: a cantora, compositora, escritora e atriz carioca Letrux (Letícia Novaes, ex-Letuce), que deve apresentar as elogiadas canções do seu primeiro álbum solo, Letrux em Noite de Climão, lançado em 2017. A coletiva contou com a participação da cantora pernambucana Duda Beat, que fez o show de lançamento da 2ª edição do evento.

O disco de estreia da carreira solo de Letrux figurou entre os melhores do ano – se destacou entre os 10 melhores discos brasileiros de 2017 pela revista Rolling Stone Brasil, foi eleito o melhor disco de 2017 pelo júri especializado do Prêmio Multishow e, ainda, venceu na categoria de melhor produção no WME Awards, premiação brasileira voltada para mulheres da indústria da música.

Vale lembrar que, na última sexta-feira (19), a Letrux lançou o disco de remixes Letrux em noite de pistinha, já disponível nas plataformas digitais. O disco traz canções remixadas do seu elogiado álbum de estreia.

Festival das Rendas

O mundo das rendeiras e a sua representatividade dentro da cultura maranhense dão o tom do Festival das Rendas, que mescla música, economia criativa, diversidade e afeto em um único evento.

O festival surgiu a partir de uma ideia do cantor e compositor VINAA e teve sua primeira edição realizada em 2018, na Casa d’Arte Centro de Cultura.

Na edição de estreia, diversas atrações maranhenses passaram pelo palco do festival, como Otília Ribeiro e Márcio Glam, Milla Camões, Tri Bruthus (Jorge Passinho, Aziz Junior e Beto Ehongue), MC D’ Luka, Filtro de Barro, Israel Costa, Fluxo Sonar, SoulReggae, o show Queer (com Butantan, Only Fuego, Enme, Frimes e DJ Alladin) e o próprio VINAA, idealizador do festival.

A segunda edição do festival está confirmada e acontecerá no dia 7 de setembro de 2019, no município de Raposa ( 28 km de São Luís), com programações no cais do município.

#TransFree

O festival será um evento TransFree, ou seja, pessoas trans possuem entrada gratuita.

Para ter acesso aos shows, basta enviar seus dados pessoais para festivaldasrendas@gmail.com, com o título do e-mail “TRANSFREE – Festival das Rendas”.

Continue Reading

Na Ilha

‘Cacos’, single de Ana Clara Oliveira, ganha videoclipe – confira

Não faz assim, não vai para longe. Não nos desfaça. Teu corpo por ti já não responde“. Esse é um trecho da música Cacos, da cantora e compositora Ana Clara Oliveira. A canção, que dá título ao EP de estreia da artista, ganhou um videoclipe, em que é possível mergulhar nos diferentes sentimentos que a composição carrega. Assista:

O clipe é uma produção de Sunday James, que assume a direção e a fotografia, e conta com a colaboração de Luane Machado na direção de arte. Mariana Suzuki e Yasmin Suassuna foram as assistentes. A música é de autoria da própria Ana Clara.

Ana Clara Oliveira ( Foto: Caio Marvão / Divulgação )

Para a cantora, o clipe Cacos é uma oportunidade de mostrar para as pessoas que tiveram seu coração partido por algum acaso do destino que elas não estão sozinhas. “Histórias terminam mas que deixam lembranças e uma nostalgia boa“, reflete a artista.

O EP Cacos é formado por cinco canções e está disponível no Spotify. Atualmente, Ana Clara Oliveira está focada em novas composições e no planejamento para o próximo lançamento.

Continue Reading

Games

Game Jam Plus chega à sua 3ª edição

A 1ª etapa da Edição 2019 acontece simultaneamente em São Luís e em mais de 30 cidades

Por

Em agosto, acontece a primeira etapa da Game Jam Plus 2019, a terceira edição do evento em que os participantes são desafiados a criar um jogo em 48 horas. No total, serão três etapas, que funcionam como oportunidade para dar voz e autonomia aos jovens criadores e desenvolvedores de games.

A competição acontece simultaneamente em 33 cidades ao redor mundo, entre elas São Luís. Na primeira etapa, que será realizada entre os dias 2 e 4 de agosto, os participantes desenvolverão um protótipo de jogo em um prazo de 48 horas.

Os jogos serão apresentados, no formato Pitch, a uma banca de jurados locais que vão avaliar e decidir o jogo finalista de cada cidade. Os jogos restantes terão ainda uma chance de representar sua cidade, em uma campanha de divulgação para conquistar votos do público, por meio de um sistema de votação em uma plataforma online.

Na segunda etapa, as equipes dos jogos classificados terão acesso a mentorias direcionadas e oficinas online com profissionais renomados da área de desenvolvimento de games, com o objetivo de aperfeiçoar os produtos em um ciclo que dura 3 meses.

Na terceira e última etapa, as equipes estarão reunidas na cidade do Rio de Janeiro, no mês de novembro de 2019, para celebrar juntos e premiar os melhores jogos vencedores em categorias como Melhor Arte, Melhor Estratégia de Marketing e Melhor Som, além das premiações das categorias principais e de patrocinadores.

Em São Luís, a primeira etapa da edição 2019 da Game Jam Plus é organizada pela AMAGames com apoio do Sebrae, e será realizada no Sebraelab, (Sítio do Rangedor – Av. Jerônimo de Albuquerque, Cohafuma).

Para se inscrever na Game Jam Plus 2019, é só acessar o site http://www.gamejamplus.com/ e buscar a página de inscrições de São Luís. Para participar, não é obrigatório ter experiencia com desenvolvimento de jogos.

Continue Reading