Espetáculo ‘Master Class’, com Christiane Torloni, estreia em São Luís

Espetáculo ‘Master Class’, com Christiane Torloni, estreia em São Luís

A lendária Maria Callas, cantora soprano que ganhou o mundo e uma das mais marcantes personalidades femininas do século XX, é a protagonista da peça Master Class, que traz Christiane Tornoli ao papel principal. A peça chega a São Luís neste final de semana, nos dias 09, 10 e 11 de agosto, no Teatro Arthur Azevedo.

Master Class é uma comédia-dramática escrita pelo autor norte-americano Terrence McNally, que chega ao Brasil sob a direção geral de José Possi Neto e direção musical do maestro Fábio G. Oliveira. O espetáculo foi apresentado nada menos do que 598 apresentações apenas em sua temporada de estreia em 1995 quando então recebeu o prêmio Desk Drama Award de ‘Melhor Espetáculo da Broadway’, além de três prêmios Tony Award (o Oscar do teatro americano): ‘Melhor Atriz’ (para Zoe Caldwell), ‘Melhor Atriz Coadjuvante’ (para Audra McDonald) e o cobiçado prêmio de ‘Melhor Espetáculo da Broadway’.

Terrence McNally baseou o enredo nas lendárias séries de aulas magnas (master classes) proferidas pela diva maior da ópera mundial, a greco-americana Maria Callas, no início dos anos 70 na Juilliard School, famosa escola de música de Nova York.

Na peça, Callas repreende os alunos, da mesma maneira enérgica com que os encoraja a seguir e perseguir seus sonhos. Durante esses encontros, também confronta os desapontamentos e dissabores de sua própria vida e de seu relacionamento com o célebre bilionário, o armador grego Aristóteles Onassis.

Maria Callas

Foi uma cantora lírica norte-americana de ascendência grega, considerada a mais renomada e influente cantora de ópera do século XX e a maior soprano de todos os tempos. Apesar de também muito famosa pela sua conturbada vida pessoal, principalmente devido ao seu relacionamento com o bilionário grego Aristóteles Onassis, o seu legado mais duradouro deve-se ao impulso a um novo estilo de atuação nas produções operísticas, à raridade e distintividade de seu tipo de voz e ao resgate de óperas há muito esquecidas do bel canto, estreladas por ela.

Relacionadas