Connect with us

Coluna Tayna Abreu

Especial The Witcher | Entendendo o universo de Geralt de Rívia nos livros

Neste primeiro capítulo do especial, explicamos os livros e o mundo da saga polonesa

The Witcher, a nova série de Fantasy da Netflix, adaptará os livros que deram origem à famosa franquia de videogames com o mesmo nome, o que tem causado confusão nos fãs que conhecem Geralt de Rívia, Yennefer e Ciri apenas pelo console e não pelas páginas de Andrzej Sapkowski.

Para os desavisados, o trailer liberado durante a San Diego Comic-Con e as fotos oficiais alguns dias antes deixaram tudo ainda pior. Mas o Volts está aqui pra ajudar os fãs dos jogos e quem está chegando apenas para ver Henry Cavill em sua volta à TV após anos vivendo o Superman no cinema.

Contos e romances

Para começar, é preciso entender a ordem de publicação na Polônia, terra natal de Sapkowski, dos primeiros contos de The Witcher, que por lá se chama Wiedźmin. A saga começou a ser publicada de forma seriada, com os contos aparecendo na revista polonesa Fantastyka, especializada em Fantasy e SciFi, nos anos 1980. O primeiro conto se chamou Wiedźmin, o equivalente em polonês ao masculino de bruxa, bruxo.

Miecz Przeznaczenia (A Espada do Destino) foi o primeiro volume a reunir os contos, em 1992; seguiu-se de Ostatnie życzenie (O Último Desejo) em 1993. É preciso notar que os contos publicados nesta segunda coleção se passam em um tempo anterior aos da primeira coleção.

A saga se expandiu com os romances, publicados na Polônia entre 1994 e 1999: Krew elfów (Sangue dos Elfos), Czas pogardy (Tempo de Desprezo), Chrzest ognia (Batismo de Fogo), Wieża Jaskółki (A Torre da Andorinha) e Pani Jeziora (A Senhora do Lago).

Aqui no Brasil os livros foram publicados pela Martins Fontes, com tradução direta do polonês (e não do inglês) feita por Tomasz Barcinski. Para ajudar o leitor, os livros estão ordenados seguindo a cronologia da narrativa e sem a diferenciação de contos e romances, começando com O Último Desejo (2011) e encerrando com A Senhora do Lago (2017), este dividido em duas partes.

Este ano foi publicado o prelúdio, Tempo de Tempestade, cuja história se passa entre os contos de O Último Desejo.

O Mundo do Bruxo

Com sua narrativa situada no nicho das fantasias épicas, o mundo do Bruxo é um continente sem nome, povoado primeiro por gnomos e anões, mais tarde colonizado por elfos, depois invadido por humanos. Houve guerras entre esses povos conforme as invasões iam se sucedendo, com os anões se recolhendo nas montanhas e deixando que os elfos povoassem vales e florestas.

Quando da chegada dos humanos, 500 anos antes dos acontecimentos narrados na saga, mais guerras aconteceram e os homens dominaram a terra, massacrando e quase levando os elfos à extinção. Entre as raças que habitam este mundo há ainda metadílios (hobbits), dríades (espíritos das florestas). Os elfos se recolheram ao seu universo paralelo para sobreviver.

Após um evento cósmico/mágico de enormes proporções o mundo foi invadido por monstros, dos mais conhecidos como vampiros e lobisomens, até suas sub-espécies e outros, como leshys, lâmias, ondinas, carpideiras, estriges, quiquimoras…O evento é conhecido como Conjunção das Esferas.

Para combater esses monstros foi criada, através de engenharia genética, magia e treinamento, uma classe de guerreiros chamados de Bruxos, ordem à qual pertence o protagonista Geralt de Rívia. Eles detém força sobre-humana e conseguem canalizar magia através de sinais desenhados no ar. Há ainda feiticeiros e bruxas, mais parecidos com a ideia comum que se tem de um mago, como Merlin, e de uma bruxa, uma sacerdotiza que manipule energia mágica.

Politicamente falando, a parte sul do continente é quase toda dominada pelo Império de Nifgaard, e a norte está fragmentada nos Reinos do Norte. Como toda boa história de fantasia, as duas potências começam a travar uma segunda grande guerra quando a saga de Sapkowski se inicia.

Contos de Fadas

Uma característica inusitada nas histórias curtas é a presença dos contos de fadas conhecidos do nosso mundo, como Rapunzel, Bela Adormecida, A Bela e a Fera e Branca de Neve e os Sete Anões, mas todos com versões expandidas, mais sombrias, e que em muito se diferenciam da difundida no mundo real.

Todas elas, com excessão da Bela e a Fera, estão ligadas por uma conspiração de magos/feiticeiros que raptaram princesas para evitar que uma maldição ocorresse no mundo. Se conta que boa parte delas foi presa em torres de magos, e daí se iniciaram as invasões de torres por príncipes e cavaleiros para resgatar essas jovens.

Carniceiro de Blaviken

Branca de Neve, por outro lado, está intimamente ligada com uma das alcunhas mais problemáticas do protagonista Geralt, Carniceiro de Blaviken. Ele massacrou os capangas da princesa, reunidos por ela após ser largada na floresta como parte do impedimento da profecia dos magos e da inveja de sua madrastra que, com um filho mais novo que a princesa, quis tirar a princesa de cena após a morte do rei.

Branca de Neve se chama Renfri, aparece no conto O Mal Menor, e tem em seu serviço o bando de anões e um meio-elfo. É também chamada de picança, por ter o costume de empalar suas vítimas.

Na cidade de Blaviken, Geralt combate o grupo e mata a todos, protegendo habitantes e o mago local, Stregobor, responsável por todos os infortúnios da vida da princesa. O Bruxo passa a ser conhecido como o Carniceiro por aqueles que não sabiam o que os mortos no combate planejavam.

Sem mapa

A Saga do Bruxo é talvez uma das únicas obras de fantasia épica sem um mapa do mundo em que se passa. Pelo menos nenhum oficial. O que se tem ideia, na verdade, é a clássica Europa medieval germana e eslava, dada a história ter nascido na Polônia.

A versão quase oficial do continente é a criada pelo tradutor tcheco Stanislav Komárek, onde estão destacadas as quatro grandes divisões do continente. A Sul, com o Império Nilfgaard; o Norte com os reinos de Aedirn, Cidaris, Cintra, Aliança de Hengfors, Kaedwen, Kerack, Kovir e Poviss, Lyria e Rívia, Redânia, Teméria e Verden, além de ducados e principados como os de Bremervoord e Ellander; no Leste estão Korath, Zerrikânia, Hakland e as Montanhas do Fier; há ainda países do Oeste, Zangwebar, Ofir, Hannu e Barsa.

Uma língua fictícia, porém, não foi esquecida por Andrzej Sapkowski, criando a sua Linguagem Ancestral, onde ele usou inglês, francês, galês, irlandês e latim para compor a base. Os nomes de pessoas com forte influência do irlandês são talvez os mais ressonantes. Há até mesmo um rei Bran na história, um eco claro das lendas irlandesas e do ciclo arturiano.

Tayna Abreu é jornalista de entretenimento e também fala sobre ficção especulativa em seu IGTV @oftay_ 

Coluna Tayna Abreu

Review | Hernan Diaz, Dolly Alderton e os livros de fevereiro de 2020

‘In the Distance’ e ‘Everything I Know About Love’ estão entre os livros comentados.

Hernan Diaz, Dolly Alderton e os livros de fevereiro de 2020 (Foto: Tayna Abreu/Volts)

O mês de fevereiro foi bem menos produtivo que janeiro em leituras, mas nem por isso menos agradável. In The Distance e Everything I Know About Love são um dos livros mais comentados em língua inglesa no ano passado e estavam na minha lista por algum tempo, o primeiro pelo desafio de contar uma história de isolamento sem ser chato e o segundo por Dolly Alderton ser uma das jornalistas de cotidiano mais sagazes da geração millennial.

In the Distance, Hernan Diaz

Talvez a narrativa mais evocativa que já li em toda minha vida. Hernan Diaz consegue convergir todo o sentimento de solidão, desafios e espalhar isso por uma paisagem desoladora e vasta do Oeste americano em In the Distance. 

Häkan, um imigrante sueco, se perde de seu irmão em um entreposto antes de chegar ao oeste dos Estados Unidos. Ele parte então sozinho em uma jornada de amadurecimento como poucas. 

Há toda uma exploração de moral secular, identidade, companheirismo, língua e personagens do imaginário do Velho Oeste, como os colonos, os cientistas, os fora da lei, os ricos excêntricos… Mas tudo com uma maturidade e beleza ímpares. 

É impressionante como uma história essencialmente sobre solidão possa permanecer com a gente depois de ler.

Everything I Know About Love, Dolly Alderton

Primeiro livro da jornalista britânica Dolly Alderton, EIKAL é um relato vívido e reconhecível de todos e para a segunda leva de millennials, mais precisamente mulheres, aquelas que foram adolescentes nos anos 2000. 

Alderton fala do amor enquanto conceito, focando no amor das paqueras e no puro amor da amizade. É a história de amadurecimento de alguém que já nasceu velha, que abusou de álcool e drogas para se sentir adulta quando ainda criança e adolescente.

Há uma linha narrativa, contida no título, onde ela explora tudo que sabe sobre o amor em diferentes fases da vida. Essa linha leva a uma série inesgotável de anedotas e comentários sociais ácidos, típicos de Alderton e que seus ouvintes do podcast The High Low vão reconhecer. 

Talvez um único problema seja como Dolly romantiza por alguns parágrafos o consumo de drogas e álcool, este desde a infância, para logo em seguida tecer um comentário cínico e áspero sobre seus momentos sem freio. 

Todo o texto é hilário, por vezes depreciativo, típico de humor britânico, mas também muito doce e amoroso, principalmente quando fala de sua melhor amiga, e muito perspicaz.

Leia Mais

Coluna Tayna Abreu

Review | Livros de Janeiro de 2020

Obras de Philip Pullman e N.K. Jemisin estão entre os livros comentados

Nesta coluna mensal, eu, Tayna Abreu, venho falar com vocês sobre livros! Ensaiamos aqui no Volts algumas reviews de livros que foram bem aceitas (obrigada!), assim, entendemos que poderíamos expandir essa editoria como uma coluna, pessoal e com texto leve, mas – pretendemos – sempre informativo.

Meus hábitos de leitura talvez precisem ser explicados: em 90% do tempo leio livros em inglês, de ficção especulativa – em sua maioria Fantasy e SciFi -, e de ficção literária alguns premiados ou indicados a prêmios como o Booker Prize, Women’s Booker Prize e Pulitzer Prize. Clássicos Vitorianos também são recorrentes.

Talvez deva pedir perdão de antemão por não ler, quase nunca, autores brasileiros? Perdão.

Mas se este é também o seu estilo de leitura, ou quer se aventurar nele, vem comigo!

THE SECRET COMMONWEALTH, Philip Pullman

No segundo volume da trilogia The Book of Dust, companheira de His Dark Materials, Philip Pullman resgata o caráter de confronto existente na história de Lyra Belacqua/Silvertongue.

A primeira parte de The Secret Commonwealth é despida de magia, sendo os daemons o único elemento fantástico presente, mas fantástico apenas pro leitor. Lyra e Pan estão às rusgas e se apartam após as complicações com ele testemunhar um assassinato.

Lyra, agora uma moça, estudante universitária, se entregou ao pensamento e estilo de vida racionais graças à sua frustração em ter vivido a maior aventura da vida ainda criança e o contato com dois pensadores que questionam, ainda que sem muito resultado prático, a existência de daemons e do sobrenatural.

Pantalaimon, por si próprio um ser de fora do mundo material, mas que se materializa nele, fica indignado com a perda da imaginação de sua companheira.

Os problemas de Lyra e Pan são uma mímica do conflito interno de Lyra, presa no dia a dia da faculdade após ter cruzado mundos, lutado ao lado de bruxas e ursos, e descido até o reino dos mortos, sem falar na traumatizante separação física entre os dois, que são uma só pessoa.

Novos seres mágicos aparecem na segunda parte do livro, quando a aventura finalmente é desencadeada. Ma Costa, Farder Coram, Malcolm e seus pais, Alice e a Dra. Hanna, todos personagens de La Belle Sauvage voltam a aparecer. O jovem professor é peça chave mais uma vez, sendo o elo entre os dois livros, que estão separados por 20 anos. Há ainda uma nova leva de personagens com vários níveis de relação com Lyra ou o Pó.

A Comunidade Secreta do título fala sobre a miríade de seres mágicos que permeiam o imaginário de crianças e contadores de histórias fantásticas. É o próprio gênero da Literatura Fantástica onde os livros de Pullman encontram guarita. Essa comunidade se encontra ameaçada pela ascensão do fascismo, se esgueirando por entre as fileiras da Igreja, e ameaçando não apenas a liberdade de pensamento, mas a própria existência de populações migrantes.

Pullman, mais uma vez, não se acanha em falar dos problemas do mundo real usando Lyra e cia como janelas. Seus personagens agora viajam até a Ásia Central, e os leitores ganham de presente todo um novo mundo de cultura, costumes e folclore.

The Secret Commonwealth lembra ainda que os problemas de Lyra com o todo poderoso Magisterium não foram resolvidos na primeira trilogia, e a explicação simples, se desenrola em um muito familiar conflito entre instituições acadêmicas e o lobby daqueles que defendem a perseguição ao livre pensamento.

Encantador para todos os fãs da trilogia original. Como é bom ter Lyra e Pantalaimon de volta!

THE COLLECTORS, Philip Pullman

Mais um no mundo de His Dark Materials. Desta vez um conto bem curto sobre dois colecionadores de arte que conversam em uma sala em uma universidade (claro, pois HDM). Aqui, Philip Pullman explora o mistério de um quadro e uma escultura que não se largam, mesmo às custas das vidas de compradores e colecionadores.

O conto busca mostrar como as idas e vindas entre os mundos, precisamente o mundo de Lyra e um outro muito parecido com o nosso, deixa consequências e pistas sobre a natureza do multiverso.

Vale muito a pena para leitores de His Dark Materials como um complemento, assim como os outros contos Once Upon a Time in the North e Lyra’s Oxford. Infelizmente está disponível apenas em formato digital e em inglês, já que foi primeiramente escrito para audiobook.

THE KINGDOM OF GODS, N.K. Jemisin

De todos os livros de N.K. Jemisin que já li, The Kingdom of Gods foi o que mais demorou, por vários motivos, nem todos relacionados à obra da americana. Esse é o terceiro volume da The Inheritance Trilogy, onde Jemisin coloca deuses e humanos para brigar, amar e disputar poder sobre a terra.

Como os dois volumes anteriores, a história foca na relação dos deuses, agora ex-escravos, e seus antigos captores, o clã Arameri, que detém o poder sobre os mil reinos que fazem o mundo.

Aqui é Sieth, o mais jovem dos mais antigos deuses (sim, é isso), quem toma de conta da narração. Mais uma vez a autora questiona o ideal de divindade, relações de poder entre dominadores e dominados, relações familiares estranhas chegando, finalmente, a queda de uma dinastia de milhares de anos.

A falta de lapidação é perdoável se levado em consideração que esta é a primeira trilogia daquela que viria a escrever The Broken Earth e ganhar três Hugo Awards consecutivos por esse trabalho. Jemisin já dava em Inheritance sinais que iria sacudir as fundações do SFF e muitas das ideias presentes são possíveis de reconhecer em seus trabalhos mais recentes.

Ainda há uma novela no mesmo mundo, The Awakened Kingdom, com uma narração intragável de um deus recém nascido, e Shades in Shadow, uma coleção com três contos no mesmo mundo. Me recusei a terminar a novela, não quero estragar Jemisin em meu coração, e nos contos ainda não pus os olhos.

MINHA IRMÃ, A SERIAL KILLER, Oyinkan Braithwaite

Um dos livros mais comentados de 2019, Minha Irmã, a Serial Killer (My Sister The Serial Killer, longlisted do Man Booker Prize 2019) é uma comédia de humor sombrio – e o debut da nigeriana Oyinkan Braithwaite – sobre duas irmãs em Lagos: Korede e Ayoola. A mais velha é uma enfermeira meticulosa, em vias de ser promovida à chefia do corpo de enfermagem do hospital; e a mais nova é a querida de todos, amigável, sedutora, mas também serial killer. Ayola mata os namorados enquanto Korede limpa as cenas dos crimes.

MYSTSK recorre fortemente à trope das irmãs diferentes onde sempre a mais séria e reclusa é quem narra a história onde o agente de transformações é a sua complementar. E claro, à do o crush que se apaixona por sua irmã mais interessante e vê em você apenas uma amiga.

A história lida com traumas da infância, violência doméstica, a cumplicidade entre irmãs, enquanto investiga e subverte as dinâmicas de poder entre homens e mulheres. É bem curto e de leitura fácil e cativante, apesar do tema pesado. É possível pensar que o livro é um thriller, que há uma investigação policial dos assassinatos, mas longe disso. Já se sabe quem é o autor dos crimes quando a história abre e nunca a narrativa se demora nos pormenores desse ato.

Todas as cenas onde alguém morre são distantes, como que sendo gradativamente apagadas pelo arsenal de limpeza e olho clínico de Korede. Posteriormente ela se lembra dos mortos, mas quase nunca do grotesco de suas mortes.

REBECCA, Daphne du Maurier

Um clássico que mímica os romances góticos, conta a história de uma jovem inexperiente que casa com um homem de meia idade de forma súbita em uma viagem e vai morar com ela na casa ancestral da família em Cornwall, na zona rural da Inglaterra.

Lá ela começa a ser assombrada pela lembrança da primeira esposa, Rebecca, que aparentemente era perfeita. Não há nada que a narradora sem nome faça que chegue aos pés da antiga senhora de Winter, ao ponto de ela simplesmente nem tentar imprimir suas vontades no governar da casa.

A narrativa é brilhante e consegue comprimir toda a insegurança e desejos reprimidos da nova esposa. É possível sentir o que ela sente, às vezes por páginas e páginas de divagações e perceber que Rebecca é parte intrínseca de Manderly, a casa ancestral dos de Winter, e como essa presença sufoca a narradora e alimenta o ódio da governanta sobre sua nova senhora.

O final é maravilhoso, apesar do twist ser bem óbvio, a forma como é feito e as ramificações dele são excelentes.

THE WELL-FAVORED MAN, Elizabeth Willey

O primeiro volume da Kingdom of Argylle Trilogy, uma saga barroca que mescla modernidade, medievo e lendas gregas em uma salada que por vezes torna difícil colocar foco em que cenário conceber enquanto a trama se desenvolve.

The Well-Favored Man é narrado pelo jovem cabeça da família de semi-imortais que governa a província independente de Argylle, que já fez parte de um reino maior, em um mundo que é o nosso, bem diferente, mas não menos o nosso. Há dragões sentientes e grifos gigantes, a consciência de Typhon, o pai de todos os monstros na mitologia grega, mas também há engenharia genética e inteligência artificial usada como arma de guerra.

Até agora, depois de 411 páginas ainda não sei o ao certo o que é ou de onde veio a Spring/Manancial – que parece ser a fonte de poder da família dominante -, não sei como funcionam as Chaves e tenho apenas uma ideia geral de como funcionam os Caminhos. Céus, ainda não sei como uma das personagens veio a existir, se ela nasceu de chocadeira, por exemplo!

Há muito no pacote, é um cenário ambicioso que talvez se desenvolva melhor nos livros seguintes – que são prequels -, mas que carece de uma maior delimitação e mesmo explicação básica de como funciona o mundo e seu sistema de magia.

Mas, veja bem, pode ser apenas meu intelecto limitado que me impossibilitou de acompanhar direito a saga do Well-Favored Man. Em todo caso, os livros são dos anos 1990 e Willey nunca mais escreveu nada.

Leia Mais

Coluna Tayna Abreu

Relação entre Margaret Atwood e série The Handmaid’s Tale é pura simbiose

Ao ler The Testaments, o novo livro de Margaret Atowood, onde a escritora volta a explorar o regime fundamentalista totalitário protestante de Gilead, após ter visto toda a terceira temporada de The Handmaid’s Tale, série do Hulu que adapta o romance homônimo publicado em 1985, torna-se perceptível que a mão da canadense ainda é tão presente na narrativa derivada já tão distante do original, quanto era na primeira temporada, com cenas retiradas do livro.

Mas Atwood e sua relação com The Handmaid’s Tale é algo de fresco na dança entre romancistas e as dramatizações de seus livros, precisamente quando se trata de ficção especulativa, indo muito além da ocasional participação especial. A escritora da liberdade e se inspira na obra derivada. É um ciclo completo como raras vezes se vê.

Em sua mais recente edição, a revista The Gentlewoman traz uma extensa entrevista com Margaret Atwood, que estampa a capa, onde são abordados inúmeros temas concernentes à vida e carreira da escritora octogenária. Em dois parágrafos há um isight sobre como se dá a relação simbiotica entre criador e criatura: Atwood orientou Bruce Miller,showrunner e principal roteirista de The Handmaid’s Tale, enquanto escrevia seu novo livro, e levou aspectos da série para dentro de seu novo testamento.

Diferente de quando uma obra derivada expande o texto, ou o surpassa, o trabalho foi simultâneo. Mas diferente de escritores mão de ferrro, Miller teve liberdade em explorar as linhas gerais que lhe foram dadas. Pelo menos na maior parte.

O nome de Nicole, segunda filha de June foi uma exigência inegociável de Atwood, assim como também a salvaguarda da vida de alguns personagens, não expecificados na entrevista. “Eu disse que tinha que ser Nicole”, certificou a escritora.

Atwood para The Gentlewoman, por Alasdair McLellan

Das telas, Atwood tomou grande inspiração na performace de Ann Dowd como Aunt Lydia para dar mais profundidade à personagem. É em grande parte pelo excelente trabalho de Dowd como a matriarca das Tias que Lydia ganhou um episódio com seu passado na tv e o poder de narradora em The Testaments. Para os leitores dos dois livros e expectadores da série, é possível perceber exatamente até onde vai a mão de Atwood e onde começa a liberdade de Miller. Um balanço perfeito, mesmo quem não concorda com interferências de autores em projetos derivados, como eu, deve concordar.

“Fui inspirada pela performace de Ann Dowd, que deu à Aunt Lydia mais dimensões que ela tinha no livro original”, contou Atwood. Dowd inclusive foi chamada para reprisar a personaem no  audiobook do novo romance profético. 

The Testaments foi lançado – com toda pompa de um prestigiado romance literário encontrando o frisson de uma saga popular – no último dia 10 de setembro, após um ferrenho esquema de segurança e confidencialidade para manter a surpresa, é um dos favoritos para ganhar o Booker Prize 2019 e já best-seller em todo o mundo.

Tayna Abreu é jornalista de entretenimento e também fala sobre ficção especulativa em seu IGTV @oftay_ 

Leia Mais

Coluna Tayna Abreu

Fire & Blood | Como será o novo spinoff de Game of Thrones

Segundo a imprensa americana, a HBO teria dado sinal verde para mais um spinoff de Game of Thrones, desta vez focado na Casa Targaryen, os ancestrais de Daenerys. Apesar de não haver ainda confirmação oficial da emissora, as informações dão conta de que o spinoff contará a história de três séculos da Dinastia Targaryen, com criação de George R R Martin, o pai do Mundo de Gelo e Fogo, e Ryan Condal.

A editora de TV do Deadline, Nellie Andreeva, escreveu que  a nova produção terá roteiro de Condal, e que não é um sexto spinoff, um a mais que a quantidade que já havia sido anunciada pela HBO, mas uma nova roupagem em um que já estava sendo desenvolvido pelo roteirista Bryan Cogman, cujo trabalho foi essencial em Game of Thrones, antes de ser reprovado por David Benioff e DB Weiss, showrunner da série mãe, e Cogman ir trabalhar em Senhor dos Anéis da Amazon. O que parece é que com Benioff, Weiss e Cogman fora da HBO, a casa resolveu pegar o projeto do lixo e dar uma olhada com mais carinho.

Em maio, Martin disse que três dos cinco spinoff estão em produção ou pré-produção e que tudo está indo bem. O primeiro deles, Bloodmoon, estrelado por Naomi Campbell, teve o piloto finalizado ainda em agosto e está sob avaliação da chefia de séries.

Capa da primeira edição americana de Fire & Blood, de George R.R. Martin

Bom, o novo spinoff, será baseado na duologia Fire & Blood, cujo primeiro tomo foi publicado por Martin em 2018 e possivelmente será batizado como homônimo da fonte, que já carrega toda a simbologia e poder sonoro necessários para condensar o reinado dos dragões.

Fire & Blood é uma narrativa extensa e que mímica a forma clássica de contar a História das Elites, passando pelos 300 anos de reinado dos Targaryen em Westeros, começando com a Conquista de Aegon e suas irmãs/esposas e terminando, no segundo volume ainda não publicado, com o golpe da aliança Stark-Baratheon-Arryn que destronou o Rei Louco Aerys e levou à morte do príncipe herdeiro Rhaegar na Batalha do Tridente, de onde Robert Baratheon saiu vitorioso, com o assento no Trono de Ferro e a mão de Cersei Lannister, filha do último Lorde a entrar na aliança que traiu os Targaryen.

No meio desses dois eventos, uma procissão de reis de nome repetido, muito incesto, loucura, eugenia e racismo; um reino por vezes em paz e em muitas delas sangrando. Alguns reis inúteis, outros memoráveis por serem também cruéis, roubo de ovos de dragão, um desafio à Teologia de Exceção – criada para legitimar o poder Targaryen mesmo na Fé dos Sete – e duas guerras civis que racharam a casa e dizimaram seus dragões. 

Mas quais são os eventos com mais chances de serem retratados na série? Bom, primeiro é preciso considerar que esse, como todos os outros spinoff de GoT, não deverão ter muitas temporadas, talvez apenas uma ou duas, a depender a extensão dos eventos e da forma como serão contados.

Pelo menos cinco grandes eventos podem- e devem – ser recortados, e se divididos em uma série de 10 episódios de uma hora cada, poderão ter o tratamento de filmes de duas horas, o que pode ser um ótimo tempo para contar cada um, ainda que não de forma minuciosa.

A conquista de Aegon, sem dúvida alguma, é o lugar para começar. O momento em que o dragão ousou sair de seu pequeno domínio insular em Pedra do Dragão e dominar o continente de Westeros, comportando ainda as Guerras de Conquista de Dorne, o reino que jamais se entregou, mas que foi anexado por casamento.

O segundo grande momento é um dos mais famosos, e dá nome também ao quinto, e até agora último livro publicado nas Crônicas de Gelo e Fogo, a Dança dos Dragões, a primeira guerra civil que manchou a terra e os ares com sangue de dragões das duas espécies.

As Rebeliões Blackfyre são um terceiro grande momento da história da Casa Targaryen, onde a própria legitimidade dos reis de cabelos prata foi desafiada por seus irmãos e primos bastardos.

A Tragédia de Solarestival é o próximo evento importante, se não pela duração, mas pelas consequências diretas e indiretas, tanto materiais quanto na formação do comportamento de um dos príncipes Targaryen mais famosos.

Por último, a queda dos Senhores de Dragões no golpe de estado dado pela aliança de casas vassalas, conhecida como a Rebelião de Robert, ou a Guerra do Usurpador, com sua última e mais famosa batalha deixando rubis da armadura e das veias de Rhaegar Targaryen por todo o Tridente. 

Tayna Abreu é jornalista de entretenimento e também fala sobre ficção especulativa em seu IGTV @oftay_ 

Leia Mais