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Especial Resident Evil | As 6 criaturas mais bizarras da franquia

Listamos alguns dos monstros que deixaram e ainda deixam muitos aterrorizados e de olhos vidrados durante a noite…

Foto: Divulgação/Capcom

Resident Evil apresenta uma quantidade absurda de inimigos perturbadores, que reuni-los em uma só lista é uma prática quase impossível. Por esta razão, já adiantamos: este pequeno especial possui alta probabilidade de ganhar uma segunda parte, ou até mesmo uma terceira. Quem sabe? Tudo dependerá do feedback de vocês!

Dito isso, mostraremos, a seguir, algumas das aberrações mais aterrorizantes da renomada franquia de terror, que causaram e ainda causam diversos pesadelos entre os fanáticos da saga pelo Brasil e mundo afora. Sentem, pega a pipoca e vem com a gente!

MR. X

Antes de Nemesis, outro stalker em potencial já dava as caras pelas ruas de Raccoon City.

T-103 (ou Mr. X para os íntimos) não é popularmente conhecido por suas boas maneiras.  Vez ou outra, o seu caráter hostil o faz invadir alguns lugares sem ser convidado. O que não agrada nenhum pouco os protagonistas de Resident Evil 2, Leon Kennedy, Claire Redfield e Ada Wong.

Por diversos momentos em jogo, os passos largos e pesados ressoam ao fundo indicando a sua incômoda presença. E assim como fazemos como uma visita indesejada, realizamos de tudo para evitá-lo. Aqui, esquivas são bem-vindas, gerenciamento de recursos, primordiais, e correr, uma ação mais do que necessária.

O vilão, como a sua categorização numérica indica, é uma versão aprimorada das armas biológicas vistas no título antecessor, Resident Evil, e na prequela, Resident Evil 0 (ainda que lançada posteriormente).

Este promissor modelo busca, em Raccoon City, resgatar uma amostra do G-Virus e com a ajuda de seu elegante sobretudo e mãos brutais, ele incomodará (um eufemismo para matar) quem estiver a sua frente para atingir tal objetivo.

Ok! Brincadeiras à parte, Resident Evil 2 não poupa sustos com esta figura grotesca. O seu visual excêntrico, aliado a um silêncio entorpecedor pelos corredores da devastada cidade, criam momentos tensos e únicos, onde a dúvida e ansiedade tomam lugar da razão e a sobrevivência torna-se cada vez mais um sonho distante.

RACHAEL OOZE

Em Resident Evil: Revelations, Rachael Fooley apresenta as diversas facetas de uma mente destruída e conturbada pelo agravante do bioterrorismo, um tema recorrente na franquia. Mas, adiante dos terrenos antes explorados, que focavam constantemente na aparência física das vítimas das armas biológicas e vírus mutantes, o diferencial da personagem reside em sua complexa personalidade, ressaltada por suas vozes exploradas em divergentes graus de entonação.

Em momentos oportunos de terror, a criatura, que anteriormente foi uma inestimável agente da FBC (uma organização que luta contra o bioterrorismo), dispara diálogos perturbadores, que soam, superficialmente, sem nexo. Contudo, analisando com mais impassibilidade, exibem um desespero quase inocente, proveniente pela falta da compreensão dos reais acontecimentos que a assolaram e decretaram o “final” de sua vida como uma mera humana.

Muitas das vezes, explorando os corredores do navio abandonado, Queen Zenobia, não detectamos a origem de sua voz divagante que ressoa misteriosamente ao fundo. E, diante disto, criamos paranoias e medos à mente. Aliás, uma hora, as falas de Rachael emergem frágeis, em outros momentos, agressivas, atiçadoras, ou mesmo desesperadoras, apelando até pelo vitimismo. Portanto, quando menos se espera, a faceta ameaçadora retorna e, para os desatentos, um momento fatal às suas vidas.

Ouça se tiver coragem.

No fim, Rachael Ooze apresenta uma rara complexidade monstruosa entre as suas confusas multifacetas. Um feito alcançado pelo magnífico design de som e também pela inestimável dublagem da vilã.  

E assim como outros da lista, Rachael é encontrada pela protagonista (neste caso Jill Valentine) por diversas vezes em jogo. Além disso, a criatura está frequentemente acompanhada com amigos nada agradáveis. E por esta razão, são momentos intensos, frenéticos e brutais, dado a quase invencibilidade da criatura. Muitas das vezes, o melhor é correr e se esquivar (quando possível).

LISA TREVOR

A inclusão de Lisa Trevor na versão remasterizada do primeiro Resident Evil, apenas evidenciou que o título poderia alcançar novos patamares no terror.

Lisa é definitivamente a última criatura viva que gostaríamos de encontrar na enigmática Mansão Spencer. Os seus passos lentos, que entoam o nítido som de correntes sendo arrastadas pelo chão, junto de seus pontuais grunhidos de desespero, são alguns dos charmes que a garota apresenta.

Apesar de a encontrarmos em apenas alguns momentos limitados do jogo (o que, na verdade, é um grande alívio para muitos), Lisa Trevor é a verdadeira personificação de um pesadelo. Acima disso, a sua história de origem, que a levou tornar-se a criatura que vemos em jogo, é de partir o coração. E até gastaríamos mais tempo lamentando a sua trágica jornada de vida, se ela não estivesse, a todo custo, tentando nos matar em todas as oportunidades.

No final, quantos likes essa princesa merece?

NOSFERATU

Apesar de possuir uma breve participação em Residente Evil: Code Veronica, Nosferatu consegue, em poucos segundos de aparição, amedrontar os jogadores com o seu visual nada natural.

O conjunto de sua obra, que inclui olhos vendados, mãos amarradas, tentáculos medonhos e afiados, uma pele pálida e um coração exposto em sua caixa torácica, torna Nosferatu um dos inimigos mais bizarros encontrados em Resident Evil. Para incrementar a fórmula, toda esta tragédia é patrocinada por ninguém menos que a sua própria filha, a vilã do Code: Veronica, Alexia Ashford.

Por esta razão, o fim que damos a ele, em batalha, pode ser o seu único momento de alívio e libertação, após uma longa vida miserável, acorrentado em uma jaula.

REGENERATOR

Regenerator, uma das criaturas mais populares entre os fãs, não poderia ficar de fora.

Começamos, aqui, por sua respiração ofegante e agonizante, que em constância, ressaltam a ameaça que este inimigo nos apresenta. Outros pontos a serem destacados são a sua aparente invencibilidade, devido a sua enorme capacidade regenerativa (daí o seu nome). Para os iniciantes e desatentos, isto significa tentativas frustradas de matá-lo. Aliás, ao contrário de muitos inimigos, Regenerator requer uma tática particular para ser derrotado.

A criatura, assim como as demais armas biológicas de Resident Evil 4, é gerada a partir das Las Plagas, um parasita secular que apresenta efeitos diversos entre os seus hospedeiros. No caso do nosso amigo Regenerator, as suas particularidades, como premeditado, residem em sua alta capacidade de recompor membros e órgãos em um curtíssimo período de tempo.

Para derrotá-lo de vez, é necessário que o jogador adquira miras telescópicas que forneçam visão infravermelha para as suas armas. Tendo ela em mãos, basta visualizar, com a sua assistência, as posições das Las Plagas espalhadas corpo da criatura. Depois disso, voilá, basta atingi-las, para dar fim a sua vida. 

Infelizmente, há diversos deles espalhados pelo jogo, mais precisamente em sua reta final. Alguns, inclusive e exclusivamente, possuem diversos espinhos distribuídos por toda a sua pele, que próximo de suas vítimas (nós), tornam-se fatais.

Resta apenas correr e chorar.

NEMESIS

Incapaz de aceitar um ‘não’ como resposta, Nemesis quebrará qualquer barreira (literalmente) para aproximar-se da estrela do jogo, Jill Valentine. Aliás, em nenhum trecho do jogo, ela sente-se confortável com a presença do monstrão, ao lado de seus agressivos tentáculos e ilimitados tiros de lança-mísseis.

(Nota-se que as criaturas de Resident Evil necessitam urgentemente de aulas de etiquetas).

Trocadilhos à parte, a missão do grotesco vilão é caçar e eliminar os membros do grupo tático de Raccoon City, conhecido como S.T.A.R.S. Entre os seus membros, temos rostos conhecidos dos jogos anteriores, como Chris Redfield, Barry Burton e Rebecca Chambers. Mas para este jogo, temos a protagonista de Resident Evil 3, garota de top azul Jill Valentine, que também detém o humilde título de uma das personagens mais icônicas e populares criadas nos jogos eletrônicos. Sentiu o poder?  

Mas para alcançar esse mérito não foi fácil, aliás, a sua luta contra o Nemesis não é muito justa. De um lado temos o grandão, com um lança-mísseis, habilidades sobre-humanas e uma cura acelerada, do outro, uma jovem com a moda em dia, mas com munições e recursos escassos, em uma cidade à beira do colapso.

E é justamente por esta razão que as aparições invasivas de Nemesis nos faziam entrar em desespero, suar frio e correr desesperadamente na busca de um abrigo aparentemente inalcançável. Não há avisos prévios, diga-se de passagem, e ataques cardíacos são possíveis.

Curtiram a lista? Quem vocês esperam que apareça na próxima? Deixem nos comentários!

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