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Otaku

Dois anos após lançamento filme de Yu-Gi-Oh! é confirmado no Brasil

Sem aparecer nas telonas, longa-metragem chega aos fãs através de serviços de streaming.

Durante as comemorações de 20 anos da franquia Yu-Gi-Oh!, em 2016, a Nihon Ad Systems e o Studio Gallop presentearam o público fã da série com o filme longa-metragem inédito Yu-Gi-Oh! The Dark Side of Dimensions, que reuniu as personagens clássicas de autoria de Kazuki Takahashi em um roteiro original produzido por ele mesmo com acontecimentos pós-eventos da versão clássica do animê.

Agora, após dois anos, o filme finalmente ficará disponível de forma oficial aos fãs brasileiros. Com versões dublada e legendada o longa-metragem será novidade nos catálogos dos seguintes serviços de streaming: NOW, Looke, Google Play, Vivo Play, Microsoft Store e iTunes. A disponibilidade está prevista para 1° de novembro.

Sobre a dublagem já foi confirmado que o elenco original foi mantido com destaque para Marcelo Campos nas vozes de Yugi Muto e Atem (Faraó, Yami Yugi) e Mauro Eduardo na voz de Seto Kaiba. Para o antagonista Aigami a dublagem ficou por conta de Marco Aurelio Campos. Por aqui o título do filme ficou Yu-Gi-Oh! O Lado Negro das Dimensões.

Confira abaixo o terceiro trailer (em japonês) de Yu-Gi-Oh! The Dark Side of Dimensions:

Artigo Otaku

Artigo Otaku | Pray for KyoAni

No momento de dor, lembramos um pouco sobre o estúdio e desejamos força aos familiares e fãs

Me é custoso escrever esse texto. Ao lado de Madhouse, MAPPA, Ufotable e A1-Pictures, o estúdio Kyoto Animation é um dos meus preferidos. Nos últimos anos, trabalhando títulos como Koe no Katashi (A Voz do Silêncio, no Brasil) e Violet Evergarden, o KyoAni – como carinhosamente chamamos – vem mostrando ao mundo uma linguagem única para a equação qualidade na animação + narrativas bem desenvolvidas + posicionamento de marca bem feito = afeição dos fãs.

Infelizmente, na manhã desta quinta-feira (18) parte dessa trajetória foi maculada pelas chamas. O atentado provocado por um homem de 41 anos, ainda não identificado pelas autoridades locais, tomou a vida de 33 profissionais do estúdio situado no distrito de Uji, Prefeitura de Quioto.

Vídeo produzido pelo site de notícias FNN Prime, que acompanha o caso

Ao incendiar o principal estúdio do grupo KyoAni, que no momento tinha cerca de 70 funcionários dentro, o indivíduo deu início a uma pausa no magnífico trabalho daqueles profissionais que caminhavam de forma tão majestosa dentro da indústria de animês mesmo sem ser das mais gigantes no quesito financeiro.

Criada em 1981 pelo casal Hideaki e Yoko Hatta, a empresa é conhecida entre admiradores da Cultura Otaku por ser uma das poucas do ramo a dar mais oportunidades a animadoras e diretoras em papéis de destaque em suas produções, além de promover condições de trabalho mais qualificadas para seus profissionais. Algo que nos dia de hoje é muito criticado por participantes dentro e fora da indústria, que amarga situações de tempo de serviços prologados mal remunerados e sem prever boas condições mentais aos envolvidos.

O trabalho promovido pelo Kyoto Animation é dos mais exemplares. Além de se preocuparem com seus funcionários, o estúdio oferece-lhes desde o treinamento/formação em uma escola própria para animadores, além de outros espaços de trabalho, como é o caso do estúdio Animation Do que serve como empresa subsidiária.

Tudo isso contribuiu para a formação de uma imagem única dentro da indústria e do fandom: a de uma empresa que prima pela qualidade em seu processo criativo e sempre entrega animações de beleza indiscutíveis.

Alguns dos personagens da KyoAni em arte promocional de evento realizado em 2017

Seja nos dramas já citados ou em comédia simples, mas bem propostas, como em Amagi Brilliant Park, Musaigen no Phantom World e Kobayashi-san Chi no Maid Dragon. Citando algumas das mais recentes pelas quais me apaixonei.

Seu trabalho foi além com a criação do Kyoto Animation Awards, que premia light novels de autores estreantes e as publica (sim, eles também publicam livros!) para depois transformá-los animês. Violet Evergarden, sucesso da Netflix em 2018, produzido pelo estúdio, é a primeira light novel vencedora do concurso a ganhar nas três categorias (melhor cenário, história, ilustração).

É Pensando nisso que não dá pra imaginar o que foi perdido ali no meio do fogo. Registros, projetos e demais trabalhos pertinentes aos títulos de sucesso já citados, além de outros como: Hibike! Euphonium, Free!, K-On, Clannad, Lucky Star e Suzumiya Haruhi no Yuutsu. Que nos formaram como fãs do KyoAni.

Agora, o que dá para contabilizar é o número de mortos e feridos. Gente que saiu de suas casas pensando em produzir algo bom para nós, seus fãs, e tiveram suas missões interrompidas por um motivo que nem sabemos ainda!

Dessa forma, a hastag #PrayForKyoAni é muito mais que um lamento de melancolia pelo material perdido, o qual dependerá de árduo trabalho para se recuperar, mas sim pelas almas humanas como as nossas que deixaram em nós marcas de felicidade, amor e força de vontade para superar desafios. Nosso choro não é apenas por Tooru, Violet, Shinomiya, Hazumiya e tantas outras personagens que amamos. É também pelos familiares daqueles que nos ensinaram a amar essas waifus. Estes merecem nosso apoio com palavras gentis e de respeito.

Ações de crowdfunding promovidas por empresas parceiras e fãs – como a campanha #HelpKyotoAniHeal realizada pela Sentai Filmworks, que já reuniu mais de 900 mil dólares em menos de 24 horas – são importantes e ajudarão a empresa a se reerguer. Mas o primeiro passo que se deve dar mesmo é não deixar morrer no coração o sentimento de solidariedade com o próximo. Isso também é ser otaku.

Para os próximos anos a história do Kyoto Animation deve renascer muito mais intensa por esse sentimento que movimenta a todos desde agora. Sobre seus projetos, a empresa trabalhava recentemente na adaptação da light novel 20 Senki Denki Mokuroku (20th Century Eletricity Catalog) de Hiroshi Yuuki (texto) e Kazumi Ikeda (arte). Vencedora de menção honrosa do 8ª Kyoto Animation Awards, a obra foi publicada ano passado e teve adaptação anunciada para 2020.

Ainda em 2019, o KyoAni já tinha outros projetos para serem apresentados envolvendo a franquia Violet Evergarden: o spin-off “Eien to Jidou Shuki Ningyou“, adaptação do volume gaiden da light novel prevista para estreia no dia 06 de setembro nos cinemas japonesas. Para 2020, além do animê de 20 Senki Denki Mokuroku, o estúdio já havia confirmado o filme longa-metragem com história original de Violet Evergarden (previsto para 10 de janeiro nos cinemas japoneses), além do quinto filme da franquia Free! previsto para o terceiro semestre do ano.

Teaser de Violet Evergarden: the Movie, que chega aos cinemas japonesas ano que vem

Quanto ao fogo, parece que ele quer mesmo consumir os produtos midiáticos que alimentam nosso afetivo. Uma semana atrás, o estúdio da Warner Bros. na Inglaterra, onde foram gravados os filmes da franquia Harry Potter, também pegou fogo. Felizmente nessa ocasião não havia ninguém no lugar durante o desastre. Por isso repito: só nos resta rezar!

Até a próxima e… Sayonara!

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Coberturas

AF 2019 | Crunchyroll destaca co-produções e novidades

Yuri Petnys falou sobre transferência para Warner Bros. e muito mais.

No último dia de Anime Friends 2019, o serviço de streaming Crunchyroll teve seu painel realizado diante de um público atento e já não mais tão desconhecedor da marca. O que deixou o gerente da empresa no Brasil, Yuri Petnys, contente com seu trabalho.

A partir da apresentação de dados de consumo do serviço no mundo, onde o Brasil aparece no Top 5 junto de Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália. Yuri destacou em sua apresentação que a Crunchyroll está em mais de 200 nações e territórios por todo o globo.

Durante o painel, Yuri falou também sobre a transferência recente da Ellation/Otter Media para a Warner Bros. realizada em 4 de março de 2019. Vale lembrar que a empresa já foi comprada pela WarnerMedia em 2018. Yuri Petnys aproveitou uma pergunta feita pela plateia sobre como fica o serviço de streaming com o anúncio do HBO Max – novo serviço de streaming da WarnerMedia que reúne suas principais marcas – e disse que o usuário da Crunchyroll não precisa se preocupar, pois ela não vai desaparecer.

Na segunda parte do painel, Yuri Petnys tratou de refrescar conteúdos já destacados da empresa ao citar a nova leva de dublagens sendo preparada que inclui animês como: KonoSuba (2ª Temporada) e Darling in the FRANXX. Ainda sobre dublagens, ele foi bem enfático ao dizer que a parceria com a Rede Brasil dá bons resultados, ao responder pergunta do público sobre “investir em outras emissoras”.

O gerente da Crunchyroll tratou de explicar também sobre a questão das co-produções da empresa. Ao citar The Rising of the Shield Hero, animê da temporada de inverno/primavera 2019, disse que o representante da licença oferece diversos títulos e eles, como parte do comitê de produção, só ajudam a definir qual será adaptado, tirando a exclusividade da empresa sobre as escolhas feitas.

Sobre as próximas produções da Crunchyroll, Yuri trouxe novidades sobre co-produções para 2020. Destaque para In/Spectre, light novel de 2011 de autoria de Kyo Shirodaira já adaptado para mangá em nove volumes desde 2015.

O primeiro episódio da série foi apresentado de forma especial para participantes do Anime Expo 2019 em Los Angeles, Estados Unidos, no início do mês.

Yuri ainda falou também sobre os serviços Crunchyroll Mangá e Crunchyroll Games. A respeito do primeiro disse que não há intenção da empresa em liberar o serviço em português brasileiro atualmente, mas que ele se encontra disponível em inglês para todos os assinantes premium.

Já sobre o segundo ele citou a parceria com o mobile game Grand Summoners, com a inserção do personagem Goblin Slayer, co-produção da Crunchyroll destaque da temporada de outono 2018.

Por fim, Yuri Petnys, ainda falou sobre a próxima produção da Crunchyroll para o cinema brasileiro. Em 2018 eles fizeram parceria com a Sato Company e trouxeram Bungo Stray Dogs: Dead Apple. O título já anunciado é Saga of Tanya, The Evil: O Filme.

A produção foi exibida no dia 19 de maio nos cinemas americanos em parceria com a Fathom Events em mais de 500 salas. Sua exibição no Brasil está prevista para depois de My Hero Academia: 2 Heróis de distribuição exclusiva da Sato Company.

Esses foram os destaques do painel da Crunchyroll no Anime Friends 2019, que contou com painéis da Sato Company, Panini, JBC e NewPOP.

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Agradecimentos ao perfil @maisdeoitomil pela cobertura do painel.

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Coberturas

AF 2019 | Panini e Sato Company marcam 2º Dia

Anúncios e bate-papo com dubladores foram destaques

Após a JBC subir no palco às 14h deste sábado e focar no lançamento de Hokuto no Ken e destacar novidades sobre o mangá de Jaspion, foi a vez da Editora Panini e do grupo Sato Company destacarem suas novidades no Anime Friends 2019. O evento está em sua 17ª edição e acontece no Espaço Anhembi, São Paulo-SP chegando ao fim no domingo (14).

Com seus painéis acontecendo ao mesmo tempo, as duas empresas dividiram a atenção do público que estava no evento no horário das 18h ao apresentarem suas novidades.

Panini

A gigante do mercado editorial trouxe diversos anúncios ao longo de sua palestra. A empresa contou com a presença dos editores, Levi Trindade e Diógenes Diogo, que iniciaram brincando com o público ao dizer que anunciariam os mangás por último para que ninguém deixasse o lugar.

Entre os anúncios apresentados pela editora destaque para:

1 – Comics

Anunciados os títulos Círculos de Júpiter de Mark Millar e Zero Hora: Crise no Tempo, de Dan Jurgens e Jerry Ordway, ambos ainda para 2019. Também foram anunciados: DC encontra Hanna-Barbera e Mulher Maravilha: Ossos pelo selo DC Comics.

Já no selo Marvel destaque para: Capitão América: Branco, Capitão América: Sonhos Americanos, Fury e Vingadores & Novos Vingadores. Outros títulos como 100 Balas e Mister No: Revolution figuraram na lista.

2 – Mangás

Entre os mangás a Panini re-anunciou Game (pois já tinha feito antes!) e apresentou os títulos Kuutei Dragon, Re:Zero – Capítulo 2, Jagan, além do famoso Bakemonogatari.

Diogénes Diogo comentou também sobre o mangá O Marido do Meu Irmão, de temática LGBT+, que recebeu crítica de alguns fãs. Ele falou que o público precisa entender mais sobre o assunto e fez crítica ao governo federal. Outro assunto de destaque foi a periodicidade da edição definitiva de Dragon Ball, que segundo o editor não é certa se permanecerá mensal.

Sato Company

Em seu painel super especial, a Sato Company contou com a presença de Guilherme Briggs, Jacqueline Sato, Lipe Volpato, Vii Zedek e Leonardo Kitsune, dubladores do filme My Hero Academia: 2 Heróis, previsto para estrear dia 08 de agosto em diversos cinemas do Brasil. Os dubladores responderam perguntas de fãs e brincaram com as personagens de cada um no novo filme.

Em outro momento, a empresa fez uma apresentação sobre sua história no entretenimento brasileiro e destacou seu filme do herói Jaspion, além de comentar sobre o licenciamento dos animês Fire Force e Fruits Basket, que devem ir para um serviço de streaming no segundo semestre. A informação completa, no entanto, deverá ser revelada nas redes sociais.

No domingo (14), último dia de Anime Friends 2019, o palco é do serviço de streaming Crunchyroll com a presença do CEO Yuri Petnys.

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Agradecimentos aos perfis @jboxbr e @gasseruto pela cobertura do evento.

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