Connect with us
Image Map

Eventos

Dia Mundial da Filosofia terá programação especial em São Luís

A comemoração será no dia 17/11, no Auditório Josué Montello (Ceuma Renascença).

Foto: Divulgação.

A Organização Internacional Nova Acrópole celebra o Dia Mundial da Filosofia com atividades nos mais de 50 países em que está presente e em suas 80 sedes no Brasil. A data, instituída pela UNESCO em 2005, é celebrada todos os anos na terceira quinta-feira do mês de novembro e busca valorizar o papel da filosofia para o desenvolvimento do pensamento, das atitudes e das relações humanas. Neste ano, o tema escolhido pela Nova Acrópole é Filosofia e Humanismo: Por que devemos acreditar na humanidade?. O objetivo é mostrar como a filosofia pode contribuir para a transformação da sociedade.

Para além dos condicionantes sociais e econômicos, o que faz uma pessoa superar dificuldades para descobrir a cura de doenças, viajar ao espaço, ajudar na felicidade dos demais? A Filosofia sempre tentou descobrir o porquê disso.

A ideia exposta é que cada ser humano representa uma potência a ser desenvolvida pelo poder da educação. E esta potência deve estar em harmonia com as leis da natureza e servir para um propósito na sociedade. Dessa forma, a vida humana deveria refletir o movimento do universo, como nos mostra a ciência de Giordano Bruno e a ética de Aristóteles.

Dia Mundial da Filosofia em São Luís

Em São Luís, as atividades comemorativas ao Dia Mundial da Filosofia serão gratuitas e ocorrem no dia 17 de novembro, no Auditório Josué Montello, no Ceuma Renascença, a partir das 16h.

A programação contará com a Exposição Temática Você Acredita na Humanidade?, seguido de Contos Dramatizados, o anúncio dos vencedores do I Concurso Nacional de Vídeos, e para encerrar, teremos a palestra Magna Porque devemos acreditar na Humanidade, ministrada pela professora e Diretora da Nova Acrópole São Luís, Isabela Gontijo.

Para mais informações, pelo site www.diamundialdafilosofia.com.br ou pelo telefone (98) 98458-5115.

Veja, abaixo, a programação completa:

16h: Exposição Temática Você Acredita na Humanidade? (com música ao vivo);
17h: Contos Dramatizados Sonhos que Mudaram o Mundo;
18h: Anúncio do Vencedor do I Concurso Nacional de Vídeos;
18h30: Palestra Magna: Por que Acreditar na Humanidade? Profª Isabela Gontijo, Diretora da Nova Acrópole de São Luís.

 

*Com informações da assessoria.

Em alta agora