Dia do Orgulho Nerd ou Dia da Toalha? Saiba qual é a comemoração correta

Além das comemorações, o dia 25 de maio também traz algumas dúvidas.

Dia 25 de maio é um dia especial para os fãs de cultura pop. As redes sociais são bombardeadas por imagens, gifs, vídeos e frases de momentos marcantes de produções icônicas, sejam elas livros, filmes, séries ou qualquer outra obra considerada desse universo. Tudo isso porque hoje (25) é comemorado o Dia do Orgulho Nerd. Contudo, há quem diga que a data é uma grande invenção.

Logo quando o Dia do Orgulho Nerd se tornou um dos assuntos mais comentados no Twitter, vários internautas trataram de desmistificar a comemoração e explicar os motivos pelos quais a data não existe. A principal alegação é que o dia 25 de maio é destinado a outro momento da cultura nerd, o Dia da Toalha. A data está relacionada com a saga literária O Guia do Mochileiro das Galáxias, de autoria do escritor Douglas Adams, composta por cinco livros.

Mas o quê essa data comemora? Para quem não sabe, O Guia do Mochileiro das Galáxias se tornou a mais importante obra da literatura de ficção científica e Douglas Adams viu seu nome se tornar uma referência do gênero. Com isso, o escritor britânico logo ganhou um grande número de fãs, que foi crescendo para além do seu trabalho na literatura. Adam também era comediante e escreveu diversas esquetes para programas de TV e rádio.

No dia 11 de maio de 2001, aos 49 anos, o escritor veio a falecer devido a um ataque cardíaco e seus fãs se viram orfãos. Mas eles logo trataram de homenagear Adams, só não sabiam como. Durante muito tempo, esses fãs articularam em fóruns da internet maneiras para prestarem homenagens ao escritor, mas eles não conseguiam chegar a um consenso da data. Após tantos desencontros de ideias, os fãs escolheram uma data qualquer, que resultou no dia 25 de maio, e decidiram que ela ficaria marcada como Dia da Toalha.

O nome da comemoração é uma das referências mais legais da principal obra do britânico. Em O Guia do Mochileiro das Galáxias, o personagem principal conhece um alienígena que trabalha coletando informações para uma enciclopédia que traz detalhes e dicas para quem quer viajar pelo espaço. Dentre essas informações, a toalha é tida como objeto essencial e útil, além de ter um valor simbólico. Possuir uma toalha, no universo do livro, é sinônimo de respeito, pois evidencia que o mochileiro consegue fazer uma viagem intergaláctica de forma prevenida.

Mas a comemoração não se resume apenas a postagens nas redes sociais. Durante o dia, os fãs realizam suas atividades rotineiras, como trabalho e estudos, com uma toalha à mostra. Essa foi uma maneira divertida e criativa de prestar homenagem a um dos autores mais populares do século passado.

Mas onde fica o Dia do Orgulho Nerd em meio a tudo isso? Por coincidência, ou não, os fãs de Douglas Adams acabaram escolhendo uma data que marca outro importante momento da cultura nerd. No dia 25 de maio de 1977, estreava o primeiro filme de uma das franquias de maior sucesso dos cinemas, Star Wars. Tudo indica que a data começou por um grupo pequeno de nerds dos Estados Unidos, que escolheram o dia da estreia de Star Wars para celebrarem a cultura que tanto amam.

Independente de qual é a comemoração correta, fãs de Douglas Adams, Star Wars ou de outros clássicos da cultura pop aproveitam o dia para celebrar suas obras favoritas. Em momentos tão sombrios em que estamos, não há nada melhor do que exaltar aquilo que nos traz felicidade e diversão.

Total
3
Shares
Prévia

Pixar apresenta seu primeiro protagonista gay em “Out”

Próxima Notícia
Gossip Girl

Revival de Gossip Girl é adiado por conta do novo coronavírus