Dia do Leitor | Compromisso que vai além de apenas ler, é preciso incentivar

Pesquisa mostra que entre 2015 e 2019 o Brasil perdeu cerca de de 4,6 milhões de leitores.
Foto: Global Citizen

Hábito. Hobby. Válvula de escape. Companhia. A leitura é capaz de assumir diferentes formas e significados para cada indivíduo que deixa sua alma ser engrandecida pelos livros e permite que eles façam parte de seu dia-a-dia.

Este indivíduo, que ganha o título de leitor, é homenageado neste dia 7 de janeiro. Independente do gênero preferido, quantidade de livros lidos e autores conhecidos, o leitor, antes de tudo, sabe reconhecer o valor que a literatura carrega.

Lista de 5 | Livros nacionais contemporâneos incríveis para conhecer no Dia da Literatura Nacional

Volts na literatura: Saylon Sousa, do Volts Podcasts, lança seu primeiro romance de literatura fantástica

Maranhense é selecionada como embaixadora de prêmio literário

Apesar disso, o Brasil ainda enfrenta uma realidade difícil quando se fala em acesso aos livros, como mostra a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que em 2019 registrou uma perda de 4,6 milhões de leitores em relação ao ano de 2015.

Ou seja, além de ler, um dos papéis dos leitores assíduos deve ser incentivar as pessoas que estão ao seu redor a adquirirem esse hábito, contribuindo assim para a formação de novos leitores. Tarefa fácil para quem tem a leitura como um prazer.

Afinal, que tipo de leitor não gosta de passar um bom tempo conversando sobre seus hábitos de leitura e suas histórias pessoais com os livros, não é mesmo? E que tal começar agora a ouvir um pouquinho dessas experiêcias?

Listamos aqui alguns episódios do LiteraPop, podcast de literatura do Volts, para você ouvir e comemorar conosco o Dia do Leitor.

1 – Como superar a ressaca literária

2 – Adaptações Literárias: TV vs Cinema

3 – Há como separar autor da obra?

4 – Taxação de livros e elite literária

5 – Estamos vivendo em uma distopia?

Nossos podcasts

“220 Podcast” é o primeiro podcast do Volts, lançado em 2017, para debater os temas mais quentes da cultura pop e também sobre cotidiano da equipe Volts. Nesse programa você encontra muita informação e risada garantida.

O “Podcast Otaku” é o primeiro podcast do Maranhão a debater cultura pop japosesa com jornalistas especializados no assunto. Animes, mangás e tudo que é destaque nesse universo passa pela análise do nosso podcast.

O “LiteraPOP” é o nosso podcast, em parceria com o Litera Clube, voltado para literatura e cotidiano de leitores. Todo mês um tema em que nossos apresentadores e convidados compartilham suas experiências e promovem um intercâmbio de universos literários, diminuindo as fronteiras entre a solidão dos leitores.

“Com Elas” é o podcast do Volts sobre ficção especulativa na televisão. É derivado do sucesso programa “GOT com Elas”, também apresentado por Alessandra Medina e Tayna Abreu, que teve até evento de transmissão dos episódios de Game of Thrones e um viral mundial. Agora, o papo se estendeu e você vai adorar!

Onde ouvir

Todos os podcasts do Volts são disponibilizados em uma mesma conta intitulada Volts Podcasts no Spotify. Para ouvir, é só buscar o termo “Volts Podcasts” no sistema de buscas do aplicativo e clicar em “seguir”. Lá, você pode ouvir os episódios via streaming ou fazer o download para escutar depois.

Total
0
Shares
Prévia
Foto: Divulgação

Ray Fisher, interprete do Ciborgue, pode ser excluído da DCEU

Próxima Notícia

Filmes em 2021: veja os lançamentos do cinema em cada mês