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Crítica de Filme

Crítica | El Camino

Jesse Pinkman e o episódio perdido de Breaking Bad

Dependendo de por onde você olha, Jesse Pinkman foi um dos personagens mais emocionalmente afetados pelo rolo compressor Walter-Heisenberg-White em Breaking Bad (2013 – 2018). A série de Vince Gilligan, um marco inconteste na história da TV, deu a Pinkman um desfecho honroso, mas aberto. Fugindo do cativeiro aonde vinha sendo mantido como escravo, o personagem de Aaron Paul mete o pé no acelerador do Chevrolet El Camino, sumindo na poeira da estrada de terra. El Camino (El Camino: A Breaking Bad Movie, 2019) é um acerto de contas com Jesse e um tapinha nas costas dos órfãos da série espalhados pelo mundo todo. Vai vendo.

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Mesmo que pra qualquer fã de Breaking Bad seja prazeroso reencontrar Jesse, é também impressionante perceber a completa transformação a qual ele foi submetido. Muito distante do personagem que conhecemos no começo da série, com seus blusões largos e coloridos, os gorros de lã e as gírias (“Science, bitch!”), o Jesse de El Camino é um sobrevivente de cenários absurdamente traumáticos. E tudo que gira em volta dele acena para esse contraste – com um pouquinho de tristeza também. Gilligan tem consciência de que não há redenção no mundo do crime.

Ainda que Jesse, assumindo aqui a cadeira de protagonista, seja lembrado por ser um sujeito cuja bondade e empatia quase tenham destruído os planos de White e mesmo que ele tenha passado pelo próprio purgatório, são também dele as escolhas que o conduziram a esse quadro. E toda a sequência impecável envolvendo Ed (Robert Forster) e a compra de um “aspirador” é um atestado disso.

Ao mesmo tempo em que é uma cena que oferece um muito discreto resquício do Jesse da “era da inocência” quando ele diz “Você é o cara! Epa…” também demonstra que o convívio com Heisenberg deixou marcas indeléveis, como no momento em que ele tenta intimidar Ed, exatamente como Walt faria. A dureza do diálogo, a sutileza, o beco sem saída, a tensão; é Breaking Bad em sua melhor forma.

Gilligan opta por manter os holofotes em Jesse, se abstendo de explorar contextos ou até mesmo atender a curiosidades tais como: o que terá acontecido a família White? Nesse sentido, a história é bastante simples e enxuta, funcionando bem mais como um episódio extra que como um filme especial derivado. Mas o apuro narrativo e estético que fez de Breaking Bad um marco está todo lá. As charmosas transições de cena (já no início, a fuga de Jesse vira uma cena de vídeo game), as metáforas visuais (todas as referências ao cativeiro) as rimas com momentos da série (a cena com o besouro).

No fim das contas, o novo desfecho de Jesse é agridoce como também era o seu final no último episódio, rindo pela liberdade no volante do El Camino. A absolvição é um ponto de vista, Gilligan sabe mesmo contar histórias e viva Breaking Bad. O resto é spoiler.

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3 Comments

3 Comments

  1. ปั้มไลค์

    25 de outubro de 2019 at 00:19

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Coberturas

#VoltsNaMSDC – Confira aqui as críticas do Panorama Brasil – Filmes da Região Sudeste

Os filmes selecionados vêm dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais

Ao todo, a Mostra Sesc de Cinema 2019 conta com 42 filmes e aqui no Volts você confere nossos comentários sobre todos eles. Nesse post, as produções da Região Sudeste são as estrelas. Vai vendo.

Fabiana (São Paulo, São Paulo) 89min, longa-metragem, documentário, 2018

‘Fabiana’ é o longa dirigido e escrito pela goiana Brunna Laboissière cuja proposta interessa de cara: pegar carona no caminhão da mulher trans e também lésbica que dá título ao filme. Uma figura poderosa, despachada e cheia de bagagem que segue baforando seu cigarrinho pela janela enquanto compartilha vivências.

O universo da estrada é por si só uma fonte infinita de histórias, mas Fabiana é um ponto de resistência numa profissão dominada por homens – não meramente por ser mulher e caminhoneira, mas também por sua orientação sexual. Porém, infelizmente o potencial fica perdido na estrada. A condução do filme é surpreendentemente passiva, desperdiçando a oportunidade de explorar a evidente riqueza do material.

E dá pra entender a intenção de Laboissière de não interferir, por exemplo, numa passagem em que Fabiana atende uma ligação e aparentemente recebe uma notícia ruim, desliga a chamada e fica em silêncio por longos minutos, balbucia algo e segue em silêncio até que a diretora pergunta “O que houve?” e aí ela finalmente conta. Outras sequências se limitam a contemplação pura e simples. Ou seja, a fartura do material exige mais intervenções e ao público resta sair da sessão como quem esperava uma viagem memorável e pegou apenas uma caroninha curta.

Plano Controle (Belo Horizonte, Minas Gerais)16min, curta-metragem, ficção, 2018

Se a turma do Twitter produzisse um filme, seria esse Plano Controle. Um flerte divertido com a ficção científica ensaia um Brasil onde o teletransporte é uma realidade e pode ser acionado como quem ativa um pacote de dados de internet móvel.

Escrito e dirigido por Juliana Antunes, o curta brinca com viagens no tempo pra fugir da realidade dura de 2016 com o golpe que tirou Dilma da presidência. Pra ilustrar os deslocamentos no espaço-tempo, o filme investe numa bricolagem de cenas icônicas da cultura pop nacional que vão de Van Damme dançando com a Gretchen no palco do Gugu a clássicos musicais dos anos 90. Sendo assim, onde “Plano Controle” falta em fazer sentido, sobra no senso de humor. 16 minutos bem aproveitados.

Navios de Terra (Belo Horizonte, Minas Gerais) 70min, longa-metragem, ficção, 2018

Esse longa de ficção dirigido por Simone Cortezão é um investimento pesado na estética do marasmo. Conceitual e visualmente promissor, o filme pensa a exploração de minério como o “deslocamento de montanhas” do Brasil a China e vice-versa. Seu protagonista (Rômulo Braga) sai de Minas e vai de navio ao outro continente em busca desses encontros muito subjetivos que ninguém sabe direito explicar. Nesse meio tempo o que se vê é um filme lentíssimo e frequentemente até arrastado onde quase nada acontece.

Jéssika (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro) 19min, curta-metragem, ficção, 2018

Jéssika, filme de Galba Gogóia, propõe uma discussão pertinente sobre a importância do acolhimento familiar em diversos níveis ao trazer a travesti do título de volta a casa onde cresceu como menino, pra reencontrar a mãe.

Pouco criativo na direção, o filme gira em torno de um diálogo na mesa do café (em plano e contraplano) onde muitos “não-ditos” e mágoas ficam evidentes assim como o amor entre as duas personagens, que é o que acaba gritando mais alto no fim das contas, mas tanto na vida quanto no filme, não é só o que importa. Infelizmente para Jéssika, como para tantas outras, apenas ser chamada pelo nome, já é uma imensa prova de aceitação pra quem cresceu acostumada a viver na defensiva.

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Coberturas

#VoltsNaMSDC Confira aqui as críticas do Panorama Brasil – Filmes da Região Nordeste

Os filmes selecionados vêm dos estados da Bahia, Ceará, Sergipe, Paraíba e Pernambuco

Ao todo, a Mostra Sesc de Cinema 2019 conta com 42 filmes e aqui no Volts você confere nossos comentários sobre todos eles. Nesse post, as produções da Região Nordeste são as estrelas. Vai vendo.

Mateus (Recife, Pernambuco) 80min, longa-metragem, documentário, 2017

Essa doçura de documentário em formato road-movie é um breve passeio pela cultura popular pernambucana que só prova quão vastas e ricas são as tradições culturais do nosso país. Os palhaços Jurema e Bandeira vão rasgando a estrada a bordo de um fusquinha azul 78 em busca dos veteranos ‘brincadores’, palhaços que são chamados de ‘Mateus’ na região da Zona da Mata norte-pernambucana.

O doc. dispensa o didatismo que até poderia esclarecer os termos “Loa”, “Cavalo Marinho” entre tantos outros e prefere focar nos personagens como seu Zé de Bibi e o Mateus Martelo que, já idosos, seguem como guardiões de um saber popular tão belo e puro. “Pessoas assim enchem a minha alma de alegria”, diz Jurema em certo trecho – e assim também é o filme que emociona e diverte na mesma intensidade.

Ilha (Salvador, Bahia) 92min, longa-metragem, ficção, 2018

O que o Cinema quer da gente é coragem” … “Vocês vão ter que engolir a seco a minha subjetividade”… “O amor ensina e mata aqueles que não tem imaginação”. Assim é o longa-metragem de Ary Rosa e Glenda Nicácio, cheio dessas frases de efeito e citações, nunca dispensa a oportunidade de ser viajativo, às vezes é cafonaço, mas sempre muito consciente do próprio conceito de ser um filme provocativo e intrigante sobre a arte de fazer filmes.

Em Ilha o uso da quebra da quarta parede ganha um contorno diferente já que quem olha para a lente não encara exatamente o público e sim Thacle, o personagem que opera a câmera. E enquanto o filme dentro do filme vai sendo feito, as barreiras entre realidade e ficção vão se estreitando e memória e Cinema se misturam pra terminar no abraço. O abraço que Emerson dá em seus pais da ficção é também um acerto de contas com os pais da vida real e por isso a cena cresce tanto. Já o abraço final pode até ter lá a sua dose de cafonice, mas é marcante como é também o filme inteiro. Os dois.

Orin: Música para os Orixás (Salvador, Bahia) 73min, longa-metragem, documentário, 2018

Esse documentário em longa-metragem dirigido por Henrique Duarte parte da interessante premissa de que os cânticos e ritmos do candomblé tiveram papel determinante na construção de diversos gêneros musicais brasileiros, do samba ao funk. Dessa forma, o texto vai evoluindo e faz perceber que a música está relacionada a uma ancestralidade que chega até mesmo a extrapolar o território da religião.

O filme também é hábil em explorar detalhes que vão desde a feitura dos atabaques até a curiosa hierarquia dos instrumentos. Nesse sentido, as diferentes danças de cada orixá rendem um dos momentos mais belos do longa. Por fim, a simbiose entre fé e som revela uma forma de arte que flui para além dos terreiros e vai parar, como o doc. explica, na pauta da Rumpilezz Orquestra em Salvador até virar referência central para um grupo de rap.

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Coberturas

#VoltsNaMSDC Confira aqui as críticas do Panorama Brasil – Filmes da Região Sul

Os seis filmes selecionados vêm dos estados do Rio Grande do Sul e Paraná.

Ao todo, a Mostra Sesc de Cinema 2019 conta com 42 filmes e aqui no Volts você confere nossos comentários sobre todos eles. Nesse post, as produções da Região Sul são as estrelas. Vai vendo.

Catadora de Gente (Rio Grande do Sul, Porto Alegre) 18min, curta-metragem, documentário, 2018

Dona Maria Tugira Cardoso. Uma senhorinha de feições muito amigáveis, olhar doce, sorriso sincero, a voz cheia de ternura. A aparência esconde o histórico embrutecedor nos lixões de POA, de onde retirou seu sustento por 30 anos. “Eu era bruta”, ela diz. E justifica a raiva como instrumento fundamental para o cenário hostil do lixo.

O curta dirigido e escrito por Mirela Kruel se escora inteiramente na fala hipnótica da protagonista, seduzindo o espectador no discurso pra finalizar com uma linha impactante que explica o título do filme. Catadora de Gente segue um raciocínio claro sobre o poder transformador da informação na vida dos indivíduos. Um trabalho correto, de narrativa estável com uma cereja do bolo esperando o final. Talvez por isso o filme perca força se visto mais de uma vez.

Quando as Coisas se Desmancham (Curitiba, Paraná) 21min, curta-metragem, documentário, 2018

Uma adolescente entre as terríveis tensões pré-ENEM e o cuidado com o pai que enfrenta o Alzheimer é o plot de Quando as Coisas se Desmancham. Baseado no conto “Cinza” de Yuri Borges, o filme de Aristeu Araújo está em algum lugar entre ser um drama adolescente de coming-of-age e um tratado sobre a degradação da memória.

Em 21 minutos, Ana vai visitar o pai em Natal, mas os espaçamentos geográficos são um tanto confusos assim como as configurações familiares não ficam bem claras – Araújo prefere jogar as coisas para o campo da sugestão. Assim, inconsistente no foco narrativo, o filme propõe uma sensibilidade que não se sustenta e emula o significado do próprio título: se desmancha… Resta saber se intencionalmente ou não.

Isso me Faz Pensar (Porto Alegre, Rio Grande do Sul) 25min, curta-metragem, documentário, 2018

Esse documentário dirigido por Hopi Chapman com roteiro de Karine Emerich visita a periferia de Porto Alegre onde jovens se mobilizam em torno do Hip Hop encontrando na arte uma via de escape de uma realidade onde muitas vezes o crime e a morte são os destinos finais.

Fatalmente, as escolhas feitas aqui são muito curiosas. Adota-se uma estética meio Matrix encontra Carmen Sandiego nas cartelas e letreiros que brotam na tela ao longo da projeção sem que exista ligação alguma com a proposta narrativa. O filme se sustenta no depoimento dos personagens, mas não há conflito algum… o que imprime muito mais uma reportagem televisiva dos anos 90, desde a proposta, passando pelo texto e terminando na estética.

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