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Crítica de Filme

Crítica | Alguém Especial

Com comédia, romance e um senso de estética bem forte, Alguém Especial vem como o mais novo hit da Netflix.

A Netflix, desde 2015, vem glorificando seu matérial original, focando em investimentos pesados na produção de séries e filmes próprios, com a intenção de elevar o nível de seu catálogo e tornar a plataforma um das maiores dentro da indústria cinematográfica. Com Roma, um filme original Netflix e dirigido pelo aclamado Alfonso Cuarón, levando dez indicações ao oscar e três estatuetas para casa, incluindo melhor diretor, a Netflix reafirmou a razão pela qual é tida como um titã no seu ramo, tendo atualmente o título de empresa mais rentável em entreterimento. No entanto, juntamente de um conteúdo digno da Academia, a Netflix tem uma reputação solidificada em filmes de comédia româtica, que desde o ano passado tem dado extrema visibilidade para a plataforma, por se apoiar num sentimento de nostalgia e uma vibe de aconchego, associada bastante aos anos 90.

Alguém Especial (Someone Great) é novo filme que desfruta dessa mesma energia, seguindo o sucesso de filmes como ‘’Barraca do Beijo’’ e ‘’Para Todos os Garotos que Já Amei’’ (ambos de 2018), essa nova produção conta a história de três amigas, Jenny (Gina Rodriguez de Jane a Virgem), Blair (Brittany Snow de A Escolha Perfeita) e Erin (DeWanda Wise de Ela Quer Tudo) em Nova York, tentando entender o real significado de crescer, se tornar adulta e se encontrar no mundo, sem perder sua essência. Rodriguez brilha como protagonista do filme, não só cativando espectadores com uma personalidade rápida e charmosa, mas na expertise da criação de um personagem que se conecta com a audiência, por ser relacionável ao extremo, especialmente numa situação tão conhecida, como a do término de um relacionamento duradouro. DeWanda e Snow, entretanto, não ficam muito atrás, criando arcos secundários tão forte quanto e provendo um apoio cômico e psicológico para o personagem de Gina Rodriguez, tornando o filme uma homenagem a própria amizade e companheirismo.

Apesar de ser um filme mais leve, se apoiando especialmente na comédia visual, com uma exposição extrema de álcool e drogas ilícitas, Algúem Especial, conta com temas extremamente revelantes atualmente. Focando na amizade de três mulheres, o filme aborda um grande empoderamento, mas ao mesmo tempo que os humanizando, mostrando seus defeitos e suas vontades de supera-los, criando assim personagens humanos e aproximáveis do público, que se sentem representadas. Além disso, o filme se distância de criar uma rivalidade entre as personagens, algo tão presente em filmes clichês de Hollywood, deixando desde o começo bem claro o valor da amizade entre elas, criando uma irmandade. Agregado a isso, o filme levanta bandeiras LGBT+ sem criar um alarde sobre a situação, com a personagem de DeWanda não tendo seu arco focado no fato dela ser lésbica ou dela se assumir, mas sim, criando um personagem seguro de si mesma quanta a sua sexualidade.

No entanto, a real estrela dessa produção é a estética escolhida, mesclando de maneira inteligente um visual retrô, remetendo aos anos noventa, com a modernidade urbanda de Nova York, criando um sentimento de querer visitar os parques, festas e até mesmo apartamentos usados como set. Reunido a isso, o filme trabalha com um ótimo senso de moda, trazendo visuais que não somente se apresentam lindo em tela, mas também passam a ideia de serem acessíveis o suficiente, para que possa ser usado na realidade de expectadores. Por fim, o filme conta com uma ambientação sensacional, com a criação de uma atmosfera sendo ditada por uma trilha sonora para todos os gostos, desde as baladas românticas, passando pelo eletrônico e finalmente chegando em raps, todos sendo colocados de maneira estratégica no filme, casando perfeitamente com a situação. Com isso, temos a criação de um filme não perfeito, mas que pelos 80 minutos que passamos vidrados nesse universo, criando laços com os personagens, vendo eles crescerem e se desenvolverem, temos sim, um filme perfeito para passar a tarde e celebrar a amizade e o auto-descobrimento.

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Crítica de Filme

Crítica | Parasite (2019)

Filme nos provoca sobre nosso próprio parasitismo social.

Planejar é um ato falho. Bong Joon-ho propõe uma reflexão – em cima de uma crítica – ao nos contar a história da família Ki-taek. Talvez eles possam ser encarados como a escória da sociedade, talvez ele sejam mesmo (ou talvez não). Isso porque se compararmos sua afetividade em relação aos Park, a outra família retratada em Parasite (2019), é nítido que o laço construído entre os Ki-taek é correspondente entre todos os membros.

Retratando duas facetas da sociedade sul-coreana, naquilo que seu repertório lhe proporciona, o diretor entrega um diálogo audiovisual muito intenso. A todo momento os Ki-taek estão aplicando ou revisando conceitos pragmáticos filosóficos e sociológicos em seus atos sórdidos de charlatanismo que não nos horrorizam (embora devessem), mas sim arrancam gargalhadas nas primeiras horas do longa-metragem. A parte mais engraçada nisso tudo é que você não consegue terminar o filme rindo (com exceção de um único personagem que na contramão do nosso estado havia iniciado o filme sem esboçar sorrisos).

Para a Biologia o parasitismo é a “interação entre duas espécies, na qual uma delas, o parasita, se beneficia da outra, o hospedeiro, causando-lhe danos de maior ou menor importância, mas raramente a morte“. Bong Joon-ho entrega a nós uma história que não escapa em nenhum momento dessa definição, a não ser pelo fato do parasita (ou dos parasitas) serem racionais o suficiente para conceber a própria imoralidade, julgá-la e aceitá-la. E aqui fica um questionamento sobre quem de fato é o parasita: o pobre que vive sobre a sobra dos sobejos dos ricos, ou os ricos que nem se dão conta do qual organizados são os pobres dentro de seu próprio território.

Com planos lentos e câmeras com movimentação contemplativas, a fotografia do filme está sempre ressaltando as diferenças entre as duas famílias (os Ki-taek e os Park), por meio de ângulos e linhas “invisíveis” na tela reforçando os esteriótipos delineados no filme. Obviamente que a proposta aqui não é a a aceitação desses esteriótipos, mas sim torná-los nítidos para o espectador. Cabe então a este fazer a observação do quão as diferenças preexistentes escondem semelhanças nos dois grupos, que se julgam distantes por maniqueísmos construído pelo status e o dinheiro. Enquanto um julga por considerar inferior e sujo, o outro julga por considerar superior e limpo demais. Não apenas na aparência, mas no comportamento. Julgar é o ato falho de maior semelhança entre humanos.

Parasite (2019), embora não seja sobrenatural, dialoga com o elemento da causa e efeito e nos entrega uma montagem que dinamiza a ação quando é necessário que vivenciemos ela. É na cena da inundação na casa dos Ki-taek, no porão de um prédio no subúrbio, que essa montagem fica mais acentuada a partir do link desagradável entre os vasos sanitários dos dois porões (o dos Park e dos Ki-taek). Uma montagem que remete ao mórbido quando tomamos o clímax do filme.

É nessa balança entre cômico e suspense, lentidão e ação, limpo e sujo, que Parasite (2019) se constitui num conjunto reflexivo sobre nós mesmos, que parasitamos os outros e nós mesmo a partir de um canal universal: os planos. O tragicômico dá lugar a um realismo introspectivo, pois não há momento algum após a experiência de ver o filme que você não se pergunte o quanto já se tornou o parasita de alguém.

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Crítica de Filme

Crítica | Frozen II

Sequência do sucesso da Disney é boa, mas não tanto.

“Você quer brincar na neve?”. Talvez esse não fosse o tipo de situação que se esperava da sequência de Frozen (2013). Pelo menos os trailers já nos levavam a crer nisso. Contudo, mesmo com a expansão da trama e as muitas referências, Frozen II (2019) nem de longe é tão bom quanto o primeiro (e veja bem, esse que vos escreve não gostou do primeiro filme).

Há aqui um certo conflito na hora de escrever essa crítica, pois não dá para dizer que o longa-metragem animado é um fiasco. Muito pelo contrário! O filme é lindo, fluido e em certa medida emocionante. O problema é que ao esperarmos pelo fascínio que fez de Frozen um fenômeno mundial não percebemos a mesma sensação ou mesmo algo de novo.

A fórmula Disney está ali e a originalidade do roteiro (em cima do clássico A Rainha da Neve de Hans Christian Andersen) evoca muito bem as protagonistas Elsa e Anna em suas próprias jornadas. Seus tempos de tela são muito bem equilibrados e suas façanhas e dilemas balanceados com êxito. Tanto que a pouca presença de Kristoff e Sven não diminui em nada os seus papéis na trama. Olaf, como sempre é um ótimo escape cômico (e Fábio Porchat nos deleita com sua atuação icônica na versão dublada). Contudo…

Naquilo que se tornou o ponto alto da franquia Frozen, as canções, o sentimento deixa muito a desejar e nenhuma chega a impactar como Let it Go (Elsa) ou Do Want to Build a Snowman? (Olaf) fizeram se tornando hits. Está certo que ainda é cedo para afirmar isso, mas se considerarmos que o filme chegou ao Brasil mais de um mês depois da estreia nos Estados Unidos é possível medir a pouca atenção dada pelo público às faixas do novo filme e tentar cravar essa ideia de que a trilha sonora não cativou. Mas não é uma perda total!

Pela minha experiência posso afirmar que a canção mais legal do novo filme (Lost in the Woods) é justamente daquele com menos tempo de tela (Kristoff) que possui um forte elemento romântico a la Peter Cetera ou Bryan Adams (ao menos é a impressão que fiquei). É um dos momentos mais legais das cenas musicais da animação.

Assim, Frozen II entrega uma história bem profunda e que fortalece as suas protagonistas, mas não consegue manter a essência do primeiro filme quanto ao envolvimento do público com as canções e a própria trama em si (mesmo sendo reveladora de segredos). Antes do clímax a história acelera demais e não se sustenta muito. Também não deixa a certeza de que teremos um terceiro filme, que caso venha pode ser mais um erro que um acerto para a franquia.

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Crítica

Crítica | No Game No Life: Zero

Animação já está disponível na Netflix.

Amor. Essa é a palavra que define o roteiro de No Game No Life: Zero, filme recém-chegado no catálogo da Netflix, mas que deu as caras em 2017 nos cinemas japoneses. A animação é uma prequela do animê homônimo de 2014, que por sua vez é adaptado da light novel escrita pelo nipo-brasileiro Yuu Kamiya.

Falar sobre esse filme desconsiderando a narrativa da série de TV é muito fácil e muito bom, pois o filme dirigido por Atsuko Ishuzuka e roteiro de Jukki Hanada apresenta uma consistência fluída e chega a ser muito cativante em diversos momentos pela forma como insere elementos tão reflexivos como a aceitação pessoal, o altruísmo, a mágoa e o amor.

Recontando de forma a evocar um quê de épico ao fatídico fim da Grande Guerra de 6 mil anos atrás no mundo de Disboard, o filme nos apresenta o imanity, Riku Dola, e a ex-machina, Schwi, que se reúnem primeiramente sem um propósito tão válido (se desconsiderarmos as escolhas de Schwi enquanto uma máquina) até chegar num clímax intenso.

O filme tem muitas referências que servem de gancho para os apreciadores da franquia entender os eventos do presente. Um desses links nos fazem até mesmo odiar uma personagem querida quando somos confrontados com seus atos naquela época.

Mas falemos de amor. Mesmo que a história nitidamente careça de elementos mais significativos para seu desenvolvimento, a relação estabelecida entre o casal de protagonistas é profunda e nos permite refletir sobre o poder do perdão e a força do amor. Não importa quem você é, o que importa é que quero estar ao seu lado. Nas entrelinhas ou diretamente essa é a mensagem que é joga na tela. Animações que seguem essa premissa sempre são bem recebidas, pois trabalham o visual com uma proposta mais reservada ao sentimento do espectador.

No Game No Life: Zero é a adaptação direta do volume 06 da light novel de Yuu Kamiya e segue uma construção narrativa bem diferente do restante da obra ao trazer um contexto mais soturno ao universo narrativo. Vale a pena dedicar um tempo para apreciar o filme, mesmo se nunca leu ou assistiu nada de NGNL. Com dublagem em português na Netflix, a animação é aposta do serviço de streaming neste fim de ano.

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