Connect with us

Livros e HQ's

Conheça livros de escritores maranhenses para ler na quarentena

São 9 títulos de autores do Maranhão para conhecer, se divertir e se emocionar.

Neste momento de distanciamento social e auto-isolamento, é natural surgir um tempo livre a mais, ao comparar os dias atuais com a rotina antes da situação gerada pelo covid-19. Escolas suspenderam aulas, empresas liberaram funcionários para home office e outras alterações aconteceram. Assim, o tempo de deslocamento é economizado e , por vezes, tarefas podem ser executadas em um tempo menor.

Nas horas vagas, em que o melhor é buscar uma distração à bomba de informações a que temos acesso, os livros se tornam companheiros essenciais, capazes de nos transportar para realidades que não conseguiríamos imaginar sozinhos.

Que tal se aventurar no mundo literário e conhecer livros de autores maranhenses? Aproveite o tempo livre para conhecer nomes da literatura do Maranhão. Separamos 9 títulos para te ajudar nessa jornada.

Portal das Sombras, de R. A Cirino
Primeiro livro da trilogia Mundo das Sombras, este romance sobrenatural é a estreia de Cirino no gênero. Na obra, acompanhamos a florista Elizabeth Smith, uma jovem de 26 anos que vive em Londres, Inglaterra. Em meio aos conflitos de ter que lidar com traumas do passado e novas perdas, a protagonista descobre que paralelo ao mundo em que vive, é possível encontrar criaturas das sombras, como vampiros, fadas e lobisomens. O livro está disponível nos formatos digital e físico.

Vida Decifrada, de Jambelfort
“Você já teve a sensação de que a vida está tentando te dizer algo?”. Essa é a pergunta feita na sinopse do livro de Jambelfort e que norteia todas as páginas. Marcos percebeu, após uma série de acontecimentos banais, que a vida tinha deixado pistas bem escondidas. Assim, ele acaba decifrando as mensagens da vida e descobre que os símbolos deixados pelas situações não eram tão indecifráveis assim.
A obra ainda chama atenção pela diagramação, em que as margens de cada página se adaptam às situações, ou até mesmo o próprio livro sofre adaptação. Jambelfort, escritor e publicitário, brinca com a liberdade criativa e cria uma experiência visual única em sua obra. Conheça o título por meio de E-book ou livro físico.

Zona de Desconforto, de Lindevania Martins
Este é o segundo livro de contos da escritora e defensora pública. Na obra, Lindevania Martins reúne oito contos, com personagens vivenciando problemas sociais. Arrisca-se dizer que os protagonistas são as relações de de dominação que são mostradas em cada conto. As histórias são diretas e não são fáceis, é preciso digerir cada leitura com calma, sentindo o gosto, por vezes, amargo da realidade apresentada. A versão física do livro está disponível aqui e aqui.

Recorte! de Talita Guimarães
Coletânea de contos, crônicas e poemas, Recorte! é resultado das observações do cotidiano, feitas por Talita. Essas observações refletem em uma relação com a cidade e com os habitantes, e não escondem o ponto de vista pessoal e afetivo sobre o comportamento humano e social. A histórias eram registros à mão feitos pela escritora e jornalista, que depois deu à obra um formato de livro. O livro está à venda no site da PoD Editora, livraria AMEI, e no site do Armazém de Cultura é possível encontrar uma safra de recortes inéditos e ilustrados pela autora em coluna homônima ao livro.

Lili Ffrit , de Jaqueline Morais
Lili é uma fada que transita entre o mundo mágico e o mundo humano para salvar seu povo e se tornar a líder que precisa ser. São dois títulos que contam as aventuras da personagem: Lili Ffrit e o mundo dos humanos e Lili Ffrit e o guerreiro da noite. Os livros são recheados de elementos fantásticos, e claro, muito romance. A fada que dá nome à obra tem que lidar com diversos conflitos internos e pessoais, além de ter que deter o bruxo Spaik e seus seguidores. Os livros você encontra aqui e aqui.

Cidade Espanto, de Clarissa Carramillo
São Luís é cenário da história de Antonela, uma jovem repórter responsável por fazer a crônica diária da cidade. Conflitos, dramas e contradições de personagens que cruzam os caminhos de Antonela são retratados com crítica e humor nesta obra, que une crônica e poesia. Aos que têm uma visão ultra romântica de São Luís, a leitura pode trazer à tona um lado em que é difícil separar cidade e história. O livro pode ser encontrado em formato físico.

Quem é essa mulher? de Milena Carvalho
São vinte e cinco anos desde que Liane, a protagonista, foi violentada. Ao receber uma carta de um antigo amor, ela entra em uma jornada de voltar para a cidade onde tudo aconteceu. Com muito esforço, os passos da trajetória de vida da mulher são revisitados, trazendo à tona lembranças, dores e reflexões sobre quem ela é, e quais escolhas de vida fez. Liane ainda se depara com verdades que não contou para seu amor de outrora, nem para si mesma. Quem é essa mulher pode ser encontrado nas versões digital e física.

Lérias , de Maria Thereza de Azevêdo Neves
As crônicas reunidas na obras foram publicadas no Jornal da Tarde. O título Lérias (a palavra significa conversa mole, conversa fiada) carrega em si a essência das histórias: a autora queria transformar seu espaço diário em um ambiente de leveza. Conheça a obra.

Lagoena – Laisa Couto
Literatura fantástica é a chave desta obra, que acompanha a órfã Rheita em um universo paralelo repleto de criaturas mágicas. A menina é elemento de salvação de uma terra fantástica, mas seus caminhos estão cheios de desafios, que colocam à prova sua bravura e sua capacidade de superior desafios. Lagoena está disponível em versão física e um spin-off do livro foi lançado em versão digital.

Livros e HQ's

J.K Rowling anuncia lançamento de história inédita

Apesar de ser uma história que não se passa no universo bruxo, é uma ótima forma de continuar acompanhando o trabalho da escritora.

(Foto: Reprodução/ @jk_rowling)

A autora da saga Harry Potter anunciou em sua conta do twitter, no início da manhã de hoje (26), que irá publicar um conto escrito há 10 anos, mas que nunca havia sido lançado. Mas como ela fez questão de anunciar logo no primeiro tuíte, infelizmente não é uma história derivada de Harry Potter. O conto de fadas se chama The Ickabog e será publicado gratuitamente online.

De acordo com J.K, após o lançamento do último livro da saga Harry Potter, ela escreveu dois livros adultos e os lançou, mas escreveu também uma história infantil, sendo lida apenas para seus dois filhos mais novos e deixada literalmente no porão de casa. Ela diz ainda que, após revisitar a história depois de muito tempo, decidiu publicá-la para as crianças que estão em casa ou que voltaram à escola em meio ao cenário de pandemia.

Serão publicados de um a três capítulos todos os dias da semana até o dia 10 de julho e as crianças poderão fazer ilustrações baseadas na história, que futuramente serão escolhidas para estarem na versão impressa do conto.

Os dois primeiros capítulos já estão disponíveis em inglês e podem ser lidos AQUI

Leia Mais

Livros e HQ's

Editora Rocco apresenta detalhes da edição comemorativa de 20 anos de Harry Potter

A edição tem detalhes incríveis e é perfeita para aqueles que amam colecionar tudo que sai sobre o bruxinho mais famoso da literatura.

(Foto: Reprodução/ Book Club Chat)

Para comemorar os 20 anos de uma das maiores sagas literárias da história, Harry Potter, a editora Rocco, responsável pelo lançamentos dos livros aqui no Brasil, lançou uma edição de luxo para os leitores brasileiros. E agora foram revelados os detalhes da edição completa em um box, publicado em um vídeo nas redes sociais da editora, apresentado pelo editor de produção José Jardim.

Os novos livros e o box possuem detalhes incríveis, como capa dura com a logo de Harry Potter em Hot Stamp, um processo de impressão que dá um efeito metalizado ao produto; ilustrações de capa que formam uma arte completa com elementos que lembram várias passagens da história, desenhadas por Brian Selznick, autor de A Invenção de Hugo Cabret, além das ilustrações no início de cada capítulo e o mapa de Hogwarts na guarda de cada um dos livros.

Além de mostrar os detalhes dos livros, também foram respondidas perguntas enviadas pelos leitores sobre temas como tradução, diagramação, ilustrações, entre outros. Confira o vídeo completo:

Tanta qualidade em um produto com certeza viria com um preço não tão atrativo assim, mas que vale a pena para os amantes de Harry Potter e para aqueles que fazem questão de ter todas as edições possíveis lançadas da saga em qualquer universo existente. O preço atual no site da editora Rocco está R$ 449,90. Já em lojas como a Amazon, o box está saindo por R$ 409,91. No entanto, os livros também podem ser comprados separadamente.

Leia Mais

Livros e HQ's

Editora Arqueiro disponibiliza gratuitamente e-book de “Mestre das Chamas”, de Joe Hill

O livro é um dos mais recentes lançamentos do escritor e tem uma das histórias mais intrigantes já feitas por ele.

(Foto: Reprodução/ Saga Literária)

Talvez um nome não tão conhecido no Brasil, mas que já faz grande sucesso com seus livros de terror e suspense por todo o mundo, Joe Hill com certeza é um dos escritores carimbados com o selo de qualidade por grande parte dos leitores. Filho de um dos maiores nomes da literatura mundial, o mestre do terror Stephen King, Joe segue os passos de escrita do seu pai, mas com um estilo próprio de narrativa, o que rendeu dois prêmios Bram Stoker, maior premiação da literatura de horror.

No Brasil, seus livros são publicados pela Editora Arqueiro, que já lançou sucessos como “A Estrada da Noite, “O Pacto” (que teve adaptação para o cinema com o filme “Amaldiçoado” em 2013 , e Nosferatu (ou N0S4A2), que foi adaptado para um série em 2019.

Para a alegria dos fãs do autor, a editora disponibilizou gratuitamente para Kindle o ebook de Mestre das Chamas, um dos mais recentes lançamentos do autor. Confira a sinopse:

“Ninguém sabe exatamente como nem onde começou. Uma pandemia global de combustão espontânea está se espalhando como rastilho de pólvora, e nenhuma pessoa está a salvo. Todos os infectados apresentam marcas pretas e douradas na pele e a qualquer momento podem irromper em chamas. Nos Estados Unidos, uma cidade após outra cai em desgraça.

O país está praticamente em ruínas, as autoridades parecem tão atônitas e confusas quanto a população e nada é capaz de controlar o surto. O caos leva ao surgimento dos impiedosos esquadrões de cremação, patrulhas autodesignadas que saem às ruas e florestas para exterminar qualquer um que acreditem ser portador do vírus.”

Para garantir o livro, é só logar sua conta do Kindle no site da Amazon e fazer o processo de compra normal do ebook, que sairá de graça. Mas é bom correr! Ele só ficará disponível até o dia 17/05.

(Foto: Reprodução/ @editoraarqueiro)

Leia Mais