Comédia ‘O Desejo de Catirina’ volta aos palcos de São Luís

Comédia ‘O Desejo de Catirina’ volta aos palcos de São Luís

Nos dias 30 e 31 de julho e 1º de agosto, Sâo Luís volta a ter a chance de ver o bom humor da divertida comédia O Desejo de Catirina. Com a apresentação de Uimar Júnior, a peça é uma livre adaptação do texto do escritor Wilson Chagas.

O espetáculo é baseado na história tragicômica mais popular do Maranhão: O Auto do Bumba meu Boi. A negra Catirina, grávida, sente um desejo muito estranho na madrugada: comer “um cozido de língua de boi”. Mas não podia ser uma língua de um boi qualquer. Tinha que ser a língua do boi Mimoso, o boizinho mais querido da fazenda e que, além de garboso e malhado, sabia dançar.

O coitado do Nego Chico até tenta mudar a cabeça de sua amada, mas não teve jeito: Catirina faz um drama e não restou senão ao Chico, pesar e medir entre o delito e o amor, roubar o boizinho Mimoso e tirar-lhe a língua.
Dá-se a tragédia. Entretanto, aproxima-se o dia dos festejos juninos e, durante os preparativos, o dono da fazenda manda buscar o seu boizinho de estimação e prepara-lo pra dançar para os convidados e descobre através de seus vaqueiros que o Mimoso sumiu e, pior: morreu.

Entre diversas confusões, o Patrão tenta descobrir quem cometeu o crime e Nego Chico pede uma chance para tentar reparar o dano.

Com direção de Uimar Júnior e Tony Costa, o espetáculo conta no elenco com: Júlio Fernandes (ator convidado), Tony Costa, Danilo Barnu, Tony Ferraz, Cristina Gomes e Uimar Júnior.

A peça tem apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão (Secult), Joana Bittencourt, José Alencar, Boi da Floresta, Boi de Santa Fé, Jeísa Moraes, Júnior Gravadora e Boi de Palha. O figurino é de Jeisa Moraes, cenários, adereços e sonoplastia de Uimar Júnior e iluminação de Tony Costa.

Relacionadas