Séries

Cinco dramas britânicos para assistir em dezembro

Dezembro e Natal podem ser sinônimos de assistir dramas da BBC para muita gente, e para aqueles que ainda não conhecem essa seleta tradição dos fãs da TV britânica, o Volts preparou um dica com os melhores dramas de vários anos, com o sotaque mais posh possível, para assistir em dezembro (tem uma da concorrente iTV também)!

SS-GB (minissérie em 5 episódios, finalizada)

Minissérie em quatro partes, baseada no romance de ficção histórica alternativa de Len Deighton, SS-GB é a série para agradecer os esforços da Ilha sob o comando de Churchill em ter sido essencial para a derrota nazista na Segunda Guerra Mundial.

Mais precisamente, SS-GB especula como seria uma Inglaterra sob domínio nazista e a luta de uma resistência de ingleses e americanos para retirar a Ilha das mãos alemãs.

Um aviso: assista com o volume alto, como várias produções deste ano da BBC, a série sofre com péssimas escolhas de áudio.

Victoria (iTV, em exibição, 2 temporadas)

Série da ITV, já tem duas temporadas e contará com um especial de Natal. Essa é para os fãs da família real e da rainha símbolo do imperialismo britânico, Victoria, interpretada aqui por Jenna Coleman.

A narrativa começa com a jovem princesa sobrinha do rei que, por causas improváveis, é a única herdeira legítima do trono da Inglaterra, passa pela corte com o seu primo Albert e vai, até agora, aos primeiros anos do reinado daquela que se tornaria a “Avó da Europa”.

Taboo (BBC, 1 temporada, em exibição)

Talvez não seja uma escolha das mais fáceis, já que não há nem sombra de qualquer sentimento natalino no drama de Tom Hardy como o violento James Keziah Delaney, um homem que desafiou o poder da Companhia das Índias Orientais para ter o controle das terras deixadas por sua mãe nas colônias.

North & South (BBC, minissérie em 4 capítulos, finalizada)

Pulando para o extremo oposto do espectro, North and South é a escolha menos óbvia para os fãs de Orgulho e Preconceito. Todos os elementos do romance mais famoso estão lá, mas casal improvável de Elizabeth Gaskell, vividos por Richard Armitage e Daniela Denby-Ashe, vai onde Austen não tocou: nos problemas sociais, econômicos e de saúde pública decorrentes da revolução industrial, e as disparidades (ainda hoje ressaltadas) entre o Norte industrial e o Sul campestre da Inglaterra.

Call The Midwife (BBC, em exibição, 6 temporadas)

Chame a parteira, em bom português, é talvez o mais natalino possível, se tomarmos os símbolos de nascimento e esperança da celebração cristã. Call the Midwife é uma adorada série britânica que conta as histórias de vida nada glamurosas de parteiras, enfermeiras e pacientes no Leste de Londres.

Baseado em histórias reais, as seis temporadas mostram a sociedade e das mudanças no sistema de saúde público da Inglaterra nos anos 1960. Engraçada, cruel e comovente, CtM é para assistir com uma caixa de lenços do lado!