Connect with us

Otaku

Brasileiros assistiram 270 milhões de horas de séries japonesas ano passado

Serviço aponta crescimento do consumo de conteúdo não-americano.

O maior campeonato internacional de futebol acabou de começar, e os membros da Netflix estão treinando há meses maratonando as séries originais dos países participantes. As histórias únicas contadas  ao redor do mundo têm chamado a atenção dos nossos membros, independente da língua ou local de origem.

Brasil e Espanha podem ser rivais no campo, mas a realidade é que brasileiros ficaram apaixonados pela série espanhola original La Casa de Papel mais do que muitos outros países do mundo. E não só os brasileiros estão maratonando os conteúdos espanhóis – argentinos, colombianos e mexicanos também estão entre os fãs mais apaixonados da série.

E se o Brasil cruzar com o Japão, em algum momento da disputa, os brasileiros já estão mais do que preparados porque assistiram 270 milhões de horas de  séries japonesas, como B: The Beginning, no último ano. Os mexicanos se prepararam para seu confronto histórico contra a Alemanha assistindo quase 26 milhões de horas de conteúdo alemão, sendo Dark um de seus originais favoritos. E apesar do que aconteceu em 1998, os brasileiros superaram a rivalidade com os franceses e, no último ano, assistiram mais de 175 milhões de horas de conteúdos vindo do país, com os brasileiros entre os maiores fãs da série original francesa A Louva-Deus.

Os brasileiros estão se preparando para encarar qualquer desafio que se apresente na Rússia assistindo mais conteúdos do Reino Unido, Japão, Espanha, Austrália e França do que outros países que estão no torneio.

Otaku

Podcast Otaku #09 – LiSA, J-Pop e Anisongs Nostálgicas

Podcast quinzenal debate os assuntos mais quentes do universo otaku.

Por

Você sabe quem é LiSA? Se já assistiu, Sword Art Online, Fate/Zero e Demon Slayer com certeza sim! Com carreira solo profissional desde 2011 a cantora celebra dez anos de sucesso com uma das intérpretes de anisongs mais conhecidas dentro e fora do Japão.

Mesmo assim, houve quem dissesse que ela só ficou famosa agora entre 2019 e 2020 por causa de “Gurenge”, tema de abertura de Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba. Embarcando nessa discussão, nossos podcasters se reuniram para discutir sobre Indústria Fonográfica Japonesa e sua relação com animês e derivados explicando um pouco sobre o fenômeno do J-Pop e o surgimento das anisongs (canções de animê) com detalhes como a primeira anisong advinda do J-Pop e etc.

Teve tempo ainda para muita nostalgia ao falar sobre as anisongs nacionais e a febre das aberturas de animês que fizeram mania no fim dos anos 1990 e o início do século XXI. Não deixe de ouvir!

Nessa edição do Podcast Otaku participaram nossos jornalistas: Saylon Sousa, Otávio de Moraes e Lucas Nash te contam mais sobre o assunto. Ouça e descubra:

Nossos podcasts

“220 Podcast” é o primeiro podcast do Volts, lançado em 2017, para debater os temas mais quentes da cultura pop e também sobre cotidiano da equipe Volts. Nesse programa você encontra muita informação e risada garantida.

O “Podcast Otaku” é o primeiro podcast do Maranhão a debater cultura pop japosesa com jornalistas especializados no assunto. Animes, mangás e tudo que é destaque nesse universo passa pela análise do nosso podcast.

O “LiteraPOP” é o nosso podcast, em parceria com o Litera Clube, voltado para literatura e cotidiano de leitores. Todo mês um tema em que nossos apresentadores e convidados compartilham suas experiências e promovem um intercâmbio de universos literários, diminuindo as fronteiras entre a solidão dos leitores.

“Com Elas” é o podcast do Volts sobre ficção especulativa na televisão. É derivado do sucesso programa “GOT com Elas”, também apresentado por Alessandra Medina e Tayna Abreu, que teve até evento de transmissão dos episódios de Game of Thrones e um viral mundial. Agora, o papo se estendeu e você vai adorar!

Onde ouvir

Todos os podcasts do Volts são disponibilizados em uma mesma conta intitulada Volts Podcasts no Spotify. Para ouvir, é só buscar o termo “Volts Podcasts” no sistema de buscas do aplicativo e clicar em “seguir”. Lá, você pode ouvir os episódios via streaming ou fazer o download para escutar depois.

Leia Mais

Otaku

Autor de One Piece manda recado sobre o futuro do mangá em tempos de pandemia

Oda falou sobre como anda a produção do mangá, os cuidados que estão sendo tomados e como ficará a publicação.

(Foto: Reprodução)

A pandemia do novo coronavírus parou o mundo e, consequentemente, diminuiu, atrasou e cancelou o lançamento de muitos produtos da cultura pop, como filmes, séries, animes e mangás. Uma das áreas afetadas pela atual situação é a da produção dos quadrinhos japoneses e das animações baseadas neles, o que já deixou os fãs em alerta para qual será o futuro das histórias que acompanham.

Uma das mais populares e amadas é One Piece, que recentemente também teve a produção do anime paralisada. Para deixar os fãs mais tranquilos, o criador do mangá, Eiichiro Oda, mandou um recado falando um pouco sobre como a produção do mangá iria ocorrer daqui pra frente, já que ele também está prezando pela sua saúde e de toda a equipe envolvida no trabalho.

A carta , publicada em japonês, foi traduzida pela equipe do canal Chapéus de Palha e disponibilizada para todos. De forma resumida, Oda comenta que devido à atual situação teve que reduzir a equipe empenhada no mangá, o que vai reduzir a velocidade com que a história é feita, mas que não será pausada (ainda bem!). Ele deixa claro também que não está em ritmo mais lento por estar passando mal, mas justamente para preservar a sua saúde e de todos ao redor.

Como uma forma de deixar os fãs de One Piece mais aliviados, Oda também diz que os primeiros 61 volumes do mangá estarão disponíveis gratuitamente no site da Jump+, mas só para o Japão.

Confira a carta original e a traduzida:

Leia Mais

Otaku

Episódios de Cavaleiros do Zodíaco serão disponibilizados no Youtube

Os episódios ficarão disponíveis por tempo limitado com a bênção do próprio autor

(Foto: Reprodução/ Uol)

Para elevar o cosmo no coração de todos os fãs de um dos animes mais amados e queridos, Os Cavaleiros do Zodíaco, o autor da saga, Masami Kurumada, autorizou a publicação de episódios de forma gratuita no Youtube por tempo limitado.

No entanto, apenas a saga das Doze Casas, uma das mais clássicas e importantes da história, ficará disponível na plataforma, no canal da Toei Animation. A história do arco acompanha a missão dos cavaleiros de bronze para salvar Saori, tendo que passar por todas as 12 casas e sendo levados a enfrenar os lendários e poderosos cavaleiros de ouro.

Essa é a primeira vez que os episódios poderão ser assistidos gratuitamente de forma oficial. De acordo com uma publicação no site Oricon, Kurumada disse que quer fazer o melhor para apoiar as pessoas que estão em casa.

Apesar do anúncio, ainda não há informações sobre a chegada dos episódios fora do Japão.

Leia Mais