Connect with us
Image Map

Eventos

Ana Areias lança single ‘Flaneur’ em pocket show especial

Show será nesta sexta-feira (5), na Santê Store Bar (Calhau).

Foto: Perla Berwanger/Divulgação.

A cantora Ana Areias lança o single Flaneur nesta sexta-feira (5), em audição promovida pelo DJ Pedro Sobrinho, seguida de pocket show no palco da Santê Store Bar (Calhau), a partir das 20h.

No show, a cantora apresenta ao público o primeiro single e outras canções inéditas que estarão em seu disco já em fase de gravação e que tem direção do produtor musical pernambucano Guga Fonseca, quem cria os arranjos e dirige a gravação no estúdio Falante Áudio, na cidade de Recife.

Além de produtor, Fonseca é tecladista e toca com artistas da cena musical de Pernambuco, como a banda Mundo Livre S/A precursora do movimento Mangue Beat, e a cantora Ylana, cujo último álbum ele atuou como engenheiro de som e co-produtor.

Single

O single está disponível ao público desde a segunda-feira, 1° de outubro, nas plataformas virtuais de acesso livre como Youtube e SoundCloud. Ouça abaixo:

A partir da segunda semana de outubro chegará nas plataformas de streaming, como Spotify e Deezer. Em Flaneur, o diálogo entre a poética de Ana Areias e a identidade musical de Guga Fonseca antecipa o que se ouvirá no disco como resultado da colaboração entre os dois.

Nesse primeiro single, já é possível conferir como a voz e o discurso da cantora soam no ambiente sonoro dos arranjos criados pelo produtor. Além de tocar teclado, sintetizadores e fazer as programações, Fonseca assina, também, a mixagem da faixa.

O produtor arregimentou, ainda, um time de músicos com abordagem instrumental e de timbre marcantes, criando uma canção com personalidade forte. São eles: Yuri Queiroga (guitarra e baixo) e Max Matias (bateria).

A cantora Ana Areias. Foto: Perla Berwanger/Divulgação.

Pocket Show

No pocket show, a cantora apresenta o single e um repertório de canções inéditas que vêm sendo compostas há um ano, além de clássicos do pop-rock e do cancioneiro brasileiro.

Ana Areias será acompanhada por Hamilton Oliveira ao violão, com quem divide a autoria da maioria das letras das canções do seu novo disco.

Parceria

Em geral, os textos escritos pela autora retratam o momento vivido e sua visão de mundo. A parceria com Hamilton Oliveira é o primeiro passo para
transformar tudo em canção. “Quando a Ana me mostra alguma coisa, eu tento mergulhar no universo de imagens, sons e viagens que o texto evoca, daí eu proponho a ela uma abordagem em versos a partir das minhas impressões. Começamos assim e vamos escrevendo a letra, trabalhando a métrica e a rima até ficar num ponto que a gente acha legal”, explica Hamilton.

Em seguida, a letra vai para um compositor parceiro desenvolver a melodia. É o caso de Flaneur, primeiro single a ser lançado, que teve sua melodia criada pelo compositor Assis Medeiros. Além dele, outros melodistas como Chico Nô, Madian Filho, Guilherme Raposo e o produtor Guga Fonseca também colaboram na criação.

“Às vezes ocorre do Hamilton criar um mote e me propor, como foi o caso de Avesso da Saudade. Começamos pensando nas sensações que temos quando estamos prestes a reencontrar alguém. Sabe aquele instante em que a saudade é substituída por uma ansiedade boa?”, relembra a cantora sobre um de seus textos que já virou canção no novo disco.

Já a canção Ignição nasceu de um texto publicado no blog em 29 de outubro de 2017, e que é apresentado como um “diálogo-poema a quatro mãos”. Nascida do mote “a vontade de seguir já é meio caminho andado”, essa canção retrata bem o espírito que impulsiona a cantora nessa nova fase da vida e da carreira.

No pocket show, será apresentada uma Ana Areias que busca novas rotas para seguir em frente mas que não quer percorrer a estrada com a pressa de quem chega lá perdendo o bom da viagem.

Foto: Perla Berwanger/Divulgação.

Trajetória

A cantora e compositora Ana Areias iniciou sua trajetória artística em São Luís (MA) como vocalista da banda Areias, apresentando repertório de clássicos do pop-rock. Participou de duas edições do Festival Unireggae da UFMA, sendo premiada como melhor intérprete.

Ao lado de Assis Medeiros e Hamilton Oliveira, formou o trio Pirata, lançando um disco autoral e participando da programação do Circuito Cultural Banco do Brasil.

Em Recife, a cantora integrou a banda Mini Rock, na qual gravou um DVD e realizou inúmeros shows apresentando um repertório de canções infantis em versões rock. Atualmente, Ana Areias prepara o lançamento de seu primeiro disco solo, em fase de produção.

Em alta agora