Connect with us
Image Map

Eventos

Abertura da 12ª Edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos será realizada amanhã (6

O evento será realizada nos dias 5, 6, 7, 10, 11 e 12 dezembro.

Será realizada nesta quinta-feira (6), a abertura da 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos. A solenidade começará às 18h, no Palacete Gentil Braga, prédio do Departamento de Assuntos Culturais da UFMA (DAC/UFMA), localizado na Rua do Passeio, na esquina com a Rua Grande.

Na ocasião, serão exibidos os filmes Nós, dirigido por Thiago dos Santos Simas, que trata da temática da imigração, e Do Outro Lado, que tem direção de Bob Yang e Frederic Evaristo, que traz para reflexão da realidade da população LGBT. Em seguida haverá debate com o público sobre os temas abordados nos curtas-metragens.

Esse ano a mostra comemora os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, uma oportunidade de reafirmar seus princípios e celebrar os padrões de direitos humanos que ela ajudou a estabelecer.

“A Mostra é muito importante porque ela possibilita que, por meio do cinema, as pessoas reflitam sobre a necessidade de respeitar os direitos humanos, pensar sobre o por quê deles existirem na nossa sociedade. Estou há quadro anos na produção desse evento e é muito bonito ver o quanto ele sensibiliza e modifica as pessoas. É um evento gratuito, aberto a todos os públicos e é essencial que as pessoas venham participar.”, afirmou Nat Maciel, produtora local da Mostra Cinema e Direitos Humanos.

O evento será realizada nos dias 5, 6, 7, 10, 11 e 12 dezembro. Os filmes serão exibidos pela manhã e à tarde com exibição a partir das 9h da manhã, indo até às 18h.

Serão exibidos 40 filmes divididos na Mostra Temática, Mostra Panomara, Mostrinha (voltada para o público infnto-juvenil) e Mostra Homenagem dedicada ao ator e diretor Milton Gonçalves, que com sua versatilidade dramática e talento venceram as barreiras que normalmente são impostas aos artistas negros no Brasil.

As sessões possuem recursos como closed caption, audiodescrição e LIBRAS para garantir a acessibilidade da pessoa com deficiência.

Essa é uma iniciativa da Secretaria dos Direitos Humanos (SDH), com realização do Instituto Cultura em Movimento (ICEM) e produção local de Nat Maciel. No Maranhão conta com a parceria da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Plan Internacional, Defensoria Pública do Estado do Maranhão e do DAC/UFMA.

A programação é totalmente gratuita.

*Com informações da assessoria.

Em alta agora