Connect with us

Na Ilha

A separação como força para continuar marca novo clipe de Yhago Sebaz

Negro, gay e nordestino, cantor e compositor faz de sua jornada inspiração.

Após se mudar para São Paulo, o cantor e compositor maranhense Yhago Sebaz começou a refletir sobre as coisas que teve de deixar para trás para seguir em busca de seus sonhos e como despedidas são difíceis. Seja de um lugar, uma pessoa amada ou família. Essa dor é o mote de “Vou Embora“, single que chega às plataformas de música digital e ganha clipe.

Yhago nasceu e se criou em São Luís, onde tem uma trajetória artística desde a infância. Cresceu no teatro e na dança e descobriu a paixão pela música durante a adolescência. Em 2014, lançou o albúm “#NegoBeats“, que enaltecia a música negra e trazia elementos da musicalidade maranhense. Atualmente em nova fase da vida após sua mudança, ele trabalha em novas canções com influências do soul, blues e hip hop com uma roupagem pop e urbana, refletindo a negritude sob o olhar de um artista que não esconde o orgulho de ser negro, gay e nordestino.

Isso começou a ficar evidente no single “Em Cima de Mim” e ganha força no novo single. A sonoridade agora se apoia na música negra, trazendo beats de hip hop, trap, Miami bass, zouk, guitarras de blues, reggae e elementos de percussão do samba, funk e ritmos afro. Eles formarão no futuro o EP “Meio Amargo”, com a intenção de aproximar as decepções amorosas e reflexões existenciais das letras com uma sonoridade pop afrofuturista. Isso fica claro em “Vou embora”.

“Essa é uma das minhas canções mais introspectivas, fiz a música assim que me mudei. Foi uma escolha difícil, que veio logo depois de um período muito turbulento na minha vida. Toda essa experiência me fez amadurecer muito em relação aos meus sentimentos, em relação à força que existia em mim, compreender o poder do perdão”, conta Sebaz.

O clipe, dirigido por Beni, é estrelado por um casal amigo de Yhago que leva para o plano principal momentos simples de amor e carinho de uma relação a dois.  Em contraste com o peso da letra e as imagens de Sebaz, as tomadas apaixonadas ganham sentido de lembranças de uma história que foi feliz um dia, mas chegou ao fim. O vídeo traz também a temática da normatização das relações homoafetivas, tão importante em meio às atuais lutas políticas.

“A capa do single traz a simbologia das borboletas. A borboleta-monarca é um mistério da ciência, pois ela faz uma longa viagem, sem volta. Além disso, a borboleta traz consigo a simbologia da transformação, da evolução”, reflete Yagho. “Talvez uma das maiores dores que podemos sentir é a de abandonar algo que amamos.”

Atualmente em fase de finalização, o EP “Meio-Amargo” conta com produção musical de Memel Nogueira, DJ Alladin, Pupoico, Brunoso e Tainan. “Vou Embora”  já está disponível em todas as plataformas de música digital.

Na Ilha

Enme Paixão irá se apresentar em mais uma edição do Batalha de Rap em São Luís

Uma estrela em ascensão.

Enme Paixão que recentemente laçou seu primeiro EP intitulado ‘Pandú’, irá se apresentar em mais uma edição do Batalha de Rap, no Centro Histórico de São Luis. A presentação será nesse sábado (24), na Praça Benedito Leite.

Enme vem ganhando seu espaço, mais que merecido, no meio fonográfico atual, representando muito bem as minorias. Seu novo trabalho ‘Pandú’ contará com seis faixas inéditas, todas produzidas pela equipe composta por Brunoso, Sandoval Filho, Fabregas Music e Joe Joeezy.

Enme já tem outros projetos de sucesso ao lado do produtor Brunoso, como ‘Juçara’que foi lançado agora no carnaval 2019 e ‘Revis’ que foi seu primeiro trabalho, lançado em 2017.

Para maiores informações, siga Enme Paixão em suas redes sociais, onde ela está bem ativa. Um verdadeira diva acessível.

Confira o novo trabalho de Enme Paixão:

Continue Reading

Na Ilha

Sesc Amazônia das Artes| 12ª edição traz três produções maranhenses na programação

Uma programação que contempla as linguagens música, dança, teatro, cinema, circo e literatura.

Em um Brasil de dimensões continentais e riquezas culturais que se apresentam na mesma proporção, por mais um ano o Sesc difunde e valoriza a arte da região da Amazônia Legal com uma programação gratuita que traz ao público maranhense uma mostra dessa diversidade. Comemorando 12 anos de realização, na agenda desta edição do Sesc Amazônia das Artes espetáculos, oficina de dança, shows musicais, filmes e exposição artística de 10 estados, incluindo três atrações maranhenses, que acontecem de  09 a 18 de maio no Teatro Napoleão Ewerton, Cine Praia Grande, Café Buriteco e Sala de Dança do Sesc Deodoro.

Fomentando a cultura local, ao longo das edições a produção artística maranhense tem ganhado espaço no Sesc Amazônia das Artes e este ano selecionou três talentosas atrações: o espetáculo teatral “Sobre Azares futuros” com o grupo Budejar Criações Artísticas, o espetáculo literário “Miolo de Pote em cantigas e Versos” Lília Diniz e o filme “Manuel Bernardino: O Lenin da Matta” de Rose Panet.

Nas Artes Cênicas o grupo Budejar Criações Artísticas realiza o espetáculo “Sobre Azares futuros” no qual a jovem atriz Lidya Ferreira traz para a cena narrativas políticas, poéticas, singelas, dolorosas e alegres sobre ser mulher no mundo, sobre as lutas diárias do universo feminino. Já na Literatura a artista Lília Diniz presenteia o público com espetáculo poético musical inspirado nas singularidades nordestinas, acompanhada pelos músicos Chico Nô (voz e violão) e Totó Sampaio (percussão).

No contexto das produções audiovisuais o cinema maranhense estará representado pelo filme “Manuel Bernardino: O Lenin da Matta” da diretora Rose Panet. O documentário conta a trajetória de Manuel Bernardino, líder camponês, socialista, espírita e vegetariano, que no início do século passado arregimentou cerca de 200 homens quando da passagem da Coluna Prestes pelo Maranhão, talvez o maior contingente de sua história. O filme é narrado por Zeca Baleiro, com direção de fotografia de Murilo Santos e trilha sonora original de Joaquim Santos. 

Grupo paraense Trio Chamote abre a edição 2019 do Sesc Amazônia das Artes com o show “Amazônia Instrumental”, às 19 horas, no Teatro Napoleão Ewerton. Com uma formação inusitada de banjo amazônico, flauta e bateria, o grupo traz um repertório cheio de ritmos do Pará com pitadas refrescantes de jazz e rock.

O ingresso é solidário e a troca acontecerá mediante doação de 01 quilo de alimento não perecível. Vale ressaltar que os espetáculos e shows são acessíveis em Libras.

Confira abaixo toda a programação do 12º Sesc Amazônia das Artes:

MOSTRA DE ESPETÁCULOS E SHOWS MUSICAIS 

09/05 (Quinta) 

Música: Amazônia Instrumental/Trio Chamote (PA) 

Local: Teatro Sesc Napoleão Ewerton 

Horário: 19h 

Classificação: Livre 

10/05 (Sexta) 

Dança: Ânima Trama/ Coletive UmdeNós (PA) 

Local: Teatro Sesc Napoleão Ewerton 

Horário: 15h 

Classificação: Livre 

*ingressos limitados 

Teatro: Sobre Azares Futuros – Budejar Criações Artísticas (MA) 

Local: Teatro Sesc Napoleão Ewerton 

Horário: 19h 

Classificação: 16 anos 

*ingressos limitados 

11/05 (Sábado) 

Dança: Oficina com Ânima Trama – Coletive UmdeNós (PA) 

Local: Sala de Dança Sesc Deodoro 

Horário: 9h às 13h | 14h30 às 18h30 

Público: intérpretes criadores, bailarinos, atores, coreógrafos e público em geral acima de 15 anos. 

Teatro: Kanarô – Grupo Experimental de Artes Vivares (AC) 

Local: Teatro Sesc Napoleão Ewerton 

Horário: 17h 

Classificação: 12 anos 

12/05 (Domingo) 

Música: ShowMinha Ancestralidade/ Nega Lu (MT) 

Local: Teatro Sesc Napoleão Ewerton 

Horário: 17h 

Classificação: Livre 

13/05 (Segunda) 

Circo: Boxe com Palhaçada – Grupo Com Palhaçada (AM) 

Local: Teatro Sesc Napoleão Ewerton 

Horário: 9h30 

Classificação: Livre 

Literatura: Poema Sonoro – Tatamirô (AP) 

Local: Teatro Sesc Napoleão Ewerton 

Horário: 19h  

Classificação: Livre 

14/05 (Terça) 

Literatura: Recital Mormaço – Elizeu Braga (RO) 

Local: Buriteco Café 

Horário: 18h30 

Classificação: 14 anos 

Miolo de Pote – Lilia Diniz (MA) 

Local: Buriteco Café 

Horário: 19h30 

Classificação: 14 anos 

16/05 (Quinta) 

Teatro: Pinóquio e Gepeto ao Sabor do Vento – Coletivo Piauy (PI) 

Local: Teatro Sesc Napoleão Ewerton 

Horário: 15h 

Classificação: Livre 

17/05 (Sexta) 

Música:  

Show Flor de Mangue – Banda Garatujos (MA) 

Local: Teatro Sesc Napoleão Ewerton 

Horário: 18h 

Classificação: Livre 

Show Coletivo Cerrado Novo  – Cerrado Novo (TO) 

Local: Teatro Sesc Napoleão Ewerton 

Horário: 19h15 

Classificação: Livre 

18/05 (Sábado) 

Dança: Mi Clamor – Baillare Companhia de Dança (RR) 

Local: Teatro Sesc Napoleão Ewerton 

Horário: 17h 

Classificação: Livre 

MOSTRA DE CINEMA

Dias 15 e 16 de maio  

Local: Cine Praia Grande 

15 de maio/2019 (quarta-feira) 

Exibições/Sessões 

16:30 – “Juba” – Dir. Severino Neto e Rafael de Carvalho – 19min / Classificação: Livre 

16:50 – “Limiar” – Dir. André dos Santos – 26min / Classificação : Livre 

17:15 – “Marajó das Letras – Os abridores de letras da Amazônia Marajoara” – Dir. Fernada Martins – 30min / Classificação: Livre 

17:45 – ”Sabá” – Dir. Sergio de Carvalho – 16min / Classificação:  Livre 

18:30 – ”Manuel Bernardino: O Lenin da Mata” – Dir. Rose Panet – 52min / Classificação: 10 anos 

Debate com a diretora do filme após exibição. 

16 de maio/2019 (quinta-feira) 

Exibições/Sessões 

15:00 – ”Manuel Bernardino: O Lenin da Mata” – Dir. Rose Panet – 52min / Classificação: 10 anos 

Mediação e debate com a diretora do filme após exibição. 

17:00 – ”Juba” – Dir. Severino Neto e Rafael de Carvalho – 19min / Classificação: Livre 

17:20 – ‘Limiar” – Dir. André dos Santos – 26min / Classificação : Livre 

17:45 – ”Marajó das Letras – Os abridores de letras da Amazônia Marajoara” – Dir. Fernada Martins – 30min / Classificação: Livre 

18:15 – ”Sabá” – Dir. Sergio de Carvalho – 16min / Classificação:  Livre 

18:40 – ”Manuel Bernardino: O Lenin da Mata” – Dir. Rose Panet – 52min / Classificação: 10 anos 

Continue Reading

Eventos

Volts e Grupo Mirante realizarão festival de cultura pop dia 25 de maio; conheça o On Pix

Evento terá atrações nacionais e tem como patrocinadores São Luís Shopping, Fanta, SKY e Wizard.

Por

Começa a contagem regressiva para o novo festival de cultura pop do Maranhão: o On Pix, que será realizado no dia 25 de maio, das 9h às 22h, Dia do Orgulho Nerd, no Centro de Convenções do Sebrae, em São Luís. O evento espera reunir milhares de geeks maranhenses para celebrar o melhor da cultura pop.

“O On Pix vai ser resultado de muito esforço e vontade de fazer os geeks do Maranhão se sentirem abraçados. A gente espera reunir todo mundo nesse momento único para o geek maranhense”, explica Lucas Vieira, jornalista do Grupo Mirante e Volts.

O nome do evento faz referência a energia que conecta os geeks aos pixels de jogos, séries, filmes e demais produtos da cultura pop que atingem o auge quando estão ligados. O conceito do On Pix é juntar, em um só lugar, pessoas de todas as idades, de diferentes tribos, em que cosplayers possam expressar seu hobby e ilustradores a sua arte.

São Luís Shopping, SKY, Fanta e Wizard são os grandes patrocinadores do evento, que tem organização assinada por Volts e Grupo Mirante.

Invasão On Pix

Apesar do evento oficial ser no dia 25 de maio, a programação vai começar bem antes com a Invasão On Pix, que vai rolar entre os dias 16 e 19 de maio, na praça de alimentação do segundo piso do São Luis Shopping.

“O On Pix é um projeto completo e o primeiro a integrar todas as mídias do Grupo Mirante. A gente quer valorizar o geek maranhense, quer dar visibilidade, quer mostrar a força desse público. A gente descobriu tanta coisa preparando esse evento que transbordou, resolvemos criar mais dias de programação e o São Luís Shopping foi perfeito”, explica Adriana Sarney, gerente de marketing do Grupo Mirante.

A programação da Invasão On Pix será divulgada nos próximos dias, por meio do Instagram oficial do evento (@onpixoficial).

Ingressos

Os fãs que adquirirem os ingressos do On Pix logo no primeiro lote garantirão valores: R$ 25,00 (meia-entrada) e 50,00 (inteira). Além disso, os fãs que quiserem garantir o Meet & Greet, ou seja, um encontro com os artistas convidados do evento, podem garantir o ingresso Full On Pix, com quantidade limitadíssima, por apenas R$ 60,00.

As entradas podem ser compradas online aqui, a partir desta sexta-feira (19). O ticket gerado a partir da compra deve ser apresentado e trocado por uma pulseira na portaria do evento. Ingressos físicos e promocionais só serão ofertados em ações especiais do evento.

Continue Reading