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Games

9 jogos em que você decide o rumo da história

Entre thrillers de crimes e fantasias pela galáxia, conheça novos universos que podem ser manipulados por você!

Histórias interativas podem estar ganhando foco nas mídias televisivas agora, mas em outras modalidades audiovisuais, essa singela responsabilidade transferida aos espectadores sobre trama e os seus personagens não é uma novidade.

Há anos alguns jogadores vêm manipulando (para não dizer destruindo) vidas em jogos de narrativa interativa, um gênero que têm ganhado cada vez mais espaço na indústria, conquistando público e fãs.

E é justamente por isso que decidimos listar 9 jogos que apropriam-se bem do víeis interativo, em tramas complexas, dramáticas, a qual finalizamos sob choros e dores. Tudo isso para você continuar decidindo o rumo de vidas alheias, aliás, nada mais atrativo do que destruir outras vidas, além das nossas, não é mesmo? (risos)

Dito isso, com novos destinos em mãos, confira a seguir a listinha de 9 jogos, para todas as plataformas e gostos, feita especialmente para vocês: 

Life is Strange (PS3, PS4, XOne, X360, PC e Android)

Em Life is Strange, seguimos a história de Max Caulfield, uma estudante de fotografia que descobre ser capaz de rebobinar o tempo ao salvar a sua melhor amiga, Chloe Price.

As duas logo começam a investigar o desaparecimento misterioso da amiga e também estudante Rachel Amber, desvendando o lado sombrio da vida na pacata cidade Arcadia Bay. Ao mesmo tempo, Max rapidamente descobre que alterar o passado pode, às vezes, levar a um futuro devastador.

Until Dawn (PS4)

Quando oito amigos ficam presos juntos no refúgio de uma montanha remota e as coisas rapidamente se tornam sinistras, eles começam a suspeitar que não estão sozinhos.  

Dominados pelo medo e com as tensões aumentando, eles devem combater os horrores da noite se desejam sobreviver inteiros até o amanhecer. 

Toda decisão que você toma em sua busca aterrorizante por respostas pode significar a diferença entre a vida e a morte, mas para quem? Somente suas decisões determinarão quem sobreviverá em Until Dawn.

Heavy Rain  (PS3 e PS4)

Quatro dias de mistério e suspense na caçada a um assassino conhecido apenas como o Assassino do Origami, isto graças ao seu hábito de deixar dobraduras de papel nos locais do crime.

Quatro vidas, cada um seguindo as suas próprias pistas e motivações, devem participar em uma tentativa desesperada para impedir que o assassino faça mais uma vítima. 

Você precisa pensar rápido e agir com ainda mais precisão, já que cada escolha e movimento poderá virar completamente o jogo e até mesmo determinar quem vive… e quem morre. 

O fim desta história é você quem decide.

Detroit: Become Human (PS4)

Visite a metrópole de Detroit de um futuro próximo, em 2038: uma cidade que ganhou nova vida com o uso de androides avançados que existem apenas para servir aos humanos. Mas tudo isso está prestes a mudar…

Encarne três personagens androides diferentes nesse admirável novo mundo que está à beira do caos. Suas decisões afetam consideravelmente o desenrolar da intensa narrativa do jogo, que possui diversos rumos. Com milhares de escolhas e dezenas de finais, o que você fará para mudar o futuro de Detroit?

The Walking Dead – Season 1 (PS3, PS4, PSVita, XOne, X360, PC, Nintendo Switch e Android)

Na primeira temporada de The Walking Dead, da Telltale Games, acompanhamos Lee Everett, um criminoso condenado, a quem foi dada uma segunda chance na vida em um mundo devastado por mortos-vivos. Com cadáveres voltando à vida e sobreviventes que não param diante de nada para manter sua própria segurança, proteger uma menina órfã chamada Clementine pode oferecer redenção a Lee em um mundo destruído.

Dragon Age: Inquisition (PS3, PS4, XOne, X360 e PC)

Um cataclismo lança o mundo de Thedas em um turbilhão. Demônios invadem as terras. Dragões escurecem o céu projetando sombras de terror sobre um reino que estava em paz. Magos abrem guerra contra os templários opressores. Nações se erguem umas contra as outras.

É nesse cenário desolador que você e seu grupo de heróis lendários entram na missão de restaurar a ordem liderando a Inquisição e perseguindo os agentes do caos. Amizades se formarão, e outras acabarão, conforme a campanha pela verdade enfrenta suas provações.

Mass Effect (Xbox 360, PS3 e PC)

Em Mass Effect, você incorpora o Comandante Shepard da SS Normandy,um agente de elite na Aliança de Sistemas Militares da humanidade.

Junto de um esquadrão escolhido cuidadosamente, entre especialistas em combates, tecnologia e biótica, você deve correr contra o tempo para deter um inimigo insano que pretende destruir a galáxia.

The Witcher 3: Wild Hunt (PS4, XOne e PC)

Em The Witcher 3, você joga como o caçador de monstros profissional Geralt de Rívia, que está em busca da criança da profecia em um vasto mundo aberto, rico em cidades mercantis, ilhas com piratas, passagens perigosas por montanhas e cavernas esquecidas a serem exploradas.

O título é um RPG de mundo aberto, ambientado em um mundo fantástico, e assim como os demais da lista, é repleto de escolhas e consequências impactantes.

Hidden Agenda (PS4)

Escolha e conseqüência. Em quem você pode confiar?

Você conseguirá manter a calma na busca pelo infame assassino, “Trapper“? Use seu dispositivo móvel para tomar decisões difíceis que afetam o enredo repleto de ramificações neste thriller de crime exclusivo do PS4. Você nunca sabe o que está à espreita em cada canto escuro e sinistro.

Com reviravoltas arrepiantes desde o início: colabore com até cinco amigos, onde cada qual possuirá um objetivo para o qual trabalhar. Você estará se direcionando para um objetivo comum ou trabalhando uns contra os outros? Influência é poder e cada escolha pode alterar a história que se desdobra pela frente…mas até onde você irá para cumprir a sua própria agenda?

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God of War é o grande vencedor do SXSW Gaming Awards

Jogos como Detroit Become Human e Red Dead Redemption 2 também foram honrados na premiação.

Mais uma vez God of War, o título que nos trouxe uma versão repaginada de Kratos, foi eleito o Jogo do Ano!

Dessa vez, o game exclusivo do Playstation 4 foi honrado no SXSW Gaming Awards. Ao lado dele, títulos como Red Dead Redemption 2, Fortnite, Super Smash Bros. Ultimate Detroit: Become Human também foram premiados. Confira a lista completa:

  • Jogo do Ano – God of War
  • Melhor Narrativa – Detroit: Become Human
  • Melhor Gameplay – Super Smash Bros. Ultimate
  • Melhor Jogo de VR – Beat Saber
  • Melhor Arte – Octopath Traveler
  • Melhor Efeitos Sonoros – Red Dead Redemption 2
  • Melhor Multiplayer – Fortnite
  • Melhor Visual – God of War
  • Melhor Trilha Sonora – Tetris Effect
  • Melhor Nova Propriedade Intelectual – Beat Saber
  • Melhor Jogo Mobile – Donut County

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Artigos

O porquê dos jogos NÃO serem gatilhos para a violência

Ao contrário do que dizem por aí, a realidade é outra.

Foto: Divulgação/Ninja Theory

Ainda que o pensamento arcaico prevaleça na sociedade, há mais do que inúmeras razões lógicas e científicas para não creditar severas ondas de violências aos jogos.

É pura questão de conteúdo, prática e busca. Utilizando um dos recursos mais fáceis e acessíveis da atualidade, a internet, é possível descobrir em menos de alguns poucos minutos informações cruciais para não creditar erroneamente os jogos como responsáveis por atitudes, vandalismos, massacres e quaisquer outros atos que remetem a violência.

No final do ano passado, eu, Moisaniel Filho (Niel ou Mozão para os íntimos), tornei-me um dos diversos pesquisadores da área que apresentam e comprovam tais evidências. Mas não é momento de marketing pessoal, é o momento de respostas para quem quer que as deseje encontrá-las.

Primeiramente, jogos tem a principal responsabilidade de entreter, e utilizando seu principal artifício diferencial, a interatividade, eles o fazem com sucesso. Muitas situações são lúdicas, fictícias, mas bastante críveis, tal como a TV e o cinema, que, aliás, são expostos às pessoas com mais facilidade.

Retornando, a interatividade inerente nessa mídia faz com que os jogadores sintam-se parte do jogo, e ainda mais empáticos com os mundos aos quais eles interagem, assim como os fazem com os seus personagens e tramas. E assim como a TV, o cinema, o livro, o teatro, jogos também possuem conteúdo didático. Eles são capazes de educar, informar, dialogar e discutir temas de grande relevância para a sociedade.

Acima disso, os jogos eletrônicos possuem mais potencial de fazerem isso com mais segurança e eficácia do que os demais. Como os jogadores estão imersos nessas tramas, eles sentem-se responsáveis pelo mundo a sua volta. A experiência se torna pessoal, pois eles estão vivendo uma nova vida.

Você não entendeu? Explicarei com carinho um pouco mais à frente.

De antemão, toda e qualquer narrativa possui severos benefícios, aliás, desde o início de nossa existência somos expostos a elas e, assim, aprendemos a básico sobre a vida e o convívio em sociedade. Quanto aos jogos, Murray (2003), célebre pesquisadora sobre narrativas interativas, ao lado de Petry (2011), Seber (1997), Ramos (2006), Bystrina (1995), eu (2018) e o meu colega Lucas Pinheiros (2017), elencamos algumas vantagens:

  • Simulam e expandem a vida, são capazes de ensaiar novas possibilidades sobre nossas vidas
  • Autoconhecimento
  • Melhoram a compreensão do mundo e o significado de ser humano
  • Cooperam na adaptação da realidade, na facilidade do aprendizado e no comportamento cognitivo
  • Favorecem a aquisição de valores e preparam a criança sociologicamente para o seu papel na sociedade adulta
  • Auxiliam no processo de desenvolvimento das crianças, pois oferecem oportunidades de compreensão dos papéis sociais e propiciam a socialização
  • Incrementam o repertório de ações, alargam os modelos de aprendizagem e interpretação sobre o mundo, o pensamento sobre os indivíduos componentes da sociedade e o tratamento lhes dado socialmente e mutuamente
  • Transmitem informações de forma interativa e lúdica

Quer mais ou tá pouco?

Brincadeiras à parte, esses estudos, reunidos sob diferentes perspectivas, fontes, países e décadas, apenas evidenciam a gama de benefícios que os jogos possuem. E, ao contrário do que apontam por aí, não favorecem a violência.

Mas ainda não me cansei de falar sobre suas vantagens, e vocês? Vou listar agora alguns exemplos de como alguns jogos estimulam a absorção de conhecimento acerca de algumas discussões e debates na sociedade. Portanto, antes uma pequena leitura de uma dessas fontes:

“Quando em face de situações éticas e morais [nos jogos] que requerem tomadas de decisões (representativa da realidade), os jogadores podem ser obrigados a lidar com cenários e dilemas do mundo real. Como retorno e consequência desse processo, lhes são oferecidos auxílios informativos, reflexivos e críticos da sociedade.”

Curtiram? Agora vamos aos jogos:

Kabul Kaboom e New York Defender

Ambos são voltados à tragédia do “11 de setembro” e oferecem ao jogador controle sobre a situação, por meio do qual é possível, para ele, vivenciar este fato e dialogar com esta realidade. “A crítica é desenvolvida não somente por seus recursos visuais, como sons e gráficos, mas principalmente na transferência da responsabilidade de uma tragédia para o jogador (mediante do seu avatar). No fim, o tema torna-se reflexão e crítica na mão dos jogadores

Dragon Age: Inquisition

Questões de gênero são presentes no cerne da trama de seus personagens, e assim temas como a homofobia, são debatidos deliberadamente. A respeito disso, as pesquisadoras Carol, Guimarães e Campos (2015) relatam que o jogo incorporou, em seu conteúdo, representações sobre preconceitos visíveis na realidade de forma madura e convincente. O jogo, inclusive, foi reconhecido com um prêmio da GLAAD (Aliança Gay e Lésbica Contra a Difamação) nos Estados Unidos.

Final Fantasy X

Em Final Fantasy X, a relação entre a ditadura de fé estabelecida pela Yevon (a religião soberana do jogo) e as antigas condenações da Igreja Católica (principalmente na Idade das Trevas) são claras, pois o tratamento de discriminação, a caça e a condenação de Yevon contra a raça Al-Bhed, discriminados no jogo, pois representam uma força de desenvolvimento científico que era proibido pela igreja, era estabelecido na mesma abordagem violenta e de perseguição que a Igreja Católica dedicava aos cientistas e entidades que se estabeleciam como ameaça a sua ordem.

Hellblade: Senua’s Sacrifice

O jogo busca retratar em seus arquétipos, doenças mentais, como a psicose. De acordo com Lloyd (2018), para o desenvolvimento do jogo, a equipe teve auxílio de especialistas, como o Paul Fletcher, um neurocientista e expert em psicose da Universidade de Cambridge! No fim, por meio dos sentidos de Senua, a protagonista, o jogador vive uma experiência naquele universo à mesma maneira que as pessoas que sofrem de psicose o fazem na realidade. Para o próprio diretor criativo de Hellblade, Tameem Antoniades, o processo de desenvolvimento e pesquisa para o jogo tornou-se, para ele, um processo de revelação e descoberta sobre os problemas mentais

Citei apenas alguns, mas ainda há uma infinidade de jogos que representam problemas reais de nossa geração e o tratam com delicadeza e credibilidade. Como a interatividade nos faz criar laços forte com os jogos, são experiência enriquecedoras sobre os temas.

Por outro lado, também não posso negar que há jogos violentos, mas como todo conteúdo midiático hoje em dia, tudo tem sua restrição de idade. Cabe a família educar e criar seus jovens diante das regras expostas justamente para evitar problemas como estes. Ainda assim, a violência, ou estes ataques infelizes e avassaladores, provém de outras origens, como a educação, ou falta dela, a saúde mental, problemas familiares ou sociais, entre outros.

Não culpemos os jogos por serem ótimas ferramentas de entretenimento. O olhar crítico deve sempre vir de dentro, questionar as seguranças a educação e a saúde que hoje temos: precária. Esses são os pontos alarmantes para reivindicarmos. Aliás, devo lembrar que duas grandes guerras aconteceram e nenhuma delas envolveu joguinhos, certo? Com essa me despeço! Abraços.

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Games

Sebrae MA disponibiliza consultorias online e gratuitas para desenvolvedores de jogos

No fim de fevereiro, instituição também organizou série de consultorias sobre games.

Por

Um dos nichos de mercado trabalhados pelo Sebrae no Maranhão dentro do projeto de Economia Criativa é o de games. Por isso, a instituição oferecerá, pela segunda vez em parceria com a AMA Games e demais desenvolvedores de jogos, uma semana de consultorias online, a partir desta terça-feira (12).

Veja a lista de consultorias disponibilizadas ao longo da semana:

12/03 – Planejamento Empresarial para Games
Descrição: Criação de Framework, Estrutura e Estratégia Organizacional, Cultura Organizacional, RH, Comunicação Interna etc.

13/03 – Projetos e Tendências em Games
Descrição: Análise dos projetos desenvolvidos e alinhamento com as tendências de mercado de acordo com o ciclo de produção de cada projeto.

14/03 – Monetização de Jogos
Descrição: Auxiliar os profissionais a otimizar a monetização dos jogos a partir de suas próprias características explorando os conceitos de aquisição, retenção e conversão.

18/03 – Marketing, Social Media e Analytics para Games
Descrição: Auxiliar os profissionais sobre canais de comunicação, linguagem e abordagem para o desenvolvimento de um plano de lançamento e divulgação dos projetos, assim como análise de pós lançamento.

19/03 – Técnicas de Networking em Games
Descrição: Identificar as necessidades e oportunidades de negócios em função dos projetos, fornecendo informações e dicas sobre investimento, parcerias e eventos no mercado de games. Estruturação de Pitch.

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