Connect with us
Image Map

Digital

5 novidades que devem chegar em breve no WhatsApp

Ainda não foi revelado a data em que a atualização estará disponível.

Foto: Reprodução/Internet.

O WhatsApp está constantemente mudando, mas, em breve, uma nova atualização promete trazer muitas novidades para o aplicativo.

Uma série de novos recursos já vem sendo testadas e a qualquer momento uma atualização com pelo menos cinco novidades deve estar disponível. Algumas novas ferramentas já estão disponíveis para os usuários do Beta.

Veja as possíveis novidades do aplicativo:

Stickers do Facebook

Há mais de um ano que o site WABetaInfo identificou os indícios de que a função estava chegando em elementos ainda inativos da interface, acessíveis apenas “hackeando” o aplicativo.

De lá para cá, o Facebook já confirmou que eles estão chegando durante a conferência F8, o que pode vir a acelerar o lançamento, mas até o momento não há uma previsão concreta nem de quanto as figurinhas chegarão à plataforma.

Aviso de spam

O WhatsApp começará a identificar e enviar alerta sobre links compartilhados suspeitos. Quando o app perceber um comportamento malicioso de um link, a mensagem virá acompanhada de um aviso vermelho em destaque.

Limite de compartilhamento

Outro problema que o WhatsApp enfrentou nos últimos tempos é o compartilhamento desenfreado de boatos, que chegou a alimentar um surto de linchamentos na Índia. Diante da proximidade de eleições em várias partes do mundo e do risco político representado por esse tipo de conteúdo, a empresa começou a limitar o encaminhamento de publicações na plataforma.

O WhatsApp não informa qual é o novo limite, mas indicou que o número pode variar de país para país. Na Índia, por exemplo, usuários só poderão encaminhar uma mensagem para até cinco outras conversas de cada vez.

Vale lembrar que essa já é uma técnica utilizada pelo Facebook. O alastramento das fake news na rede corroboraram nas eleições de 2016, onde, nos Estados Unidos, Donald Trump foi eleito Presidente da República.

Esconda as fotos do WhatsApp da sua galeria

É normal gerar um certo incomodo quando imagens que você recebe em grupos ou em conversas privadas começaram a se infiltrar na galeria do seu celular. No iOS, o ajuste era simples, bastando mexer em uma configuração no aplicativo de Ajustes. No Android, porém, o ajuste requeria um aplicativo de gerenciamento de arquivos externo.

Agora o app deve implementar uma opção para que isso possa ser feito diretamente pela interface. A função ainda é limitada aos usuários da versão Beta, e ainda não há previsão de quando ela será habilitada para o público comum.

Chamadas em grupo

Outro recurso que já foi confirmado pelo WhatsApp, mas que poucos conseguiram experimentar até o momento. O aplicativo permitirá que grupos de até quatro pessoas façam chamadas de voz ou de vídeo por meio da plataforma, com a vantagem da criptografia de ponta-a-ponta que é uma característica do aplicativo.

A função já está totalmente ativa para os usuários da versão Beta; o público comum, no entanto, pode ser convidado a participar de uma chamada coletiva, mas ainda não pode convidar pessoas a participarem.

*Com informações da assessoria

Em alta agora