Connect with us

Eventos

5 motivos para prestar atenção no Festival das Rendas

A Raposa, município localizado na Região Metropolitana da ilha de São Luís, será pela segunda vez o cenário do Festival das Rendas. Este ano o festival ocorre no dia 7 de setembro, com shows de artistas nacionais, entre eles a cantora Letrux, já confirmada, e ainda shows de bandas e DJs locais, radiolas de reggae, intervenções urbanas e ações formativas voltadas para as rendeiras da região.

Será uma grande estrutura com programação que vai evidenciar a diversidade social e musical. Para viabilizar o evento, a Catirina Produções, produtora do festival, lançou um financiamento coletivo no link, com recompensas divertidas e bem pensadas para atender diversos públicos. Descubra aqui porque apoiar essa ideia:

1.Mais que um festival de música

A música é sem dúvida um dos elementos que vem atraindo a maior curiosidade e expectativa do público. Mas para além da música, está um evento pautado na diversidade social e cultural, no empoderamento feminino e no saber tradicional das rendeiras da Raposa, que são as protagonistas desse projeto.

A programação contempla ações formativas a serem realizadas antes, durante e pós festival, além de outras ações de intervenção urbana, conduzidas com coletividade, criatividade e sustentabilidade. O objetivo não é apenas o Festival, mas todo o legado que deixará na cidade da Raposa.

2.Valorização do artista local

O festival tem também como objetivo incentivar a formação de público, dar ao público maranhense, e em especial da Raposa, a oportunidade de conhecer novos estilos e gêneros musicais, mas sobretudo de dar visibilidade para os artistas maranhenses e mostrar a atual produção musical do estado.

O festival realizou seleção de artistas por meio de edital público. Serão selecionados 10 artistas/bandas e 10 DJs, todos residentes no Maranhão, com cachês de R$ 2.000,00 e R$ 500, respectivamente, para cada selecionado.

3.Cultura de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente

A Raposa é cercada de praias desertas, dunas conhecidas como as fronhas maranhenses e manguezais. É uma região de natureza exuberante que merece ser conhecida, mas que precisa ser preservada. E por isso o Festival das Rendas quer incentivar a proteção ao meio ambiente e a cultura de sustentabilidade para que não só os participantes do evento, mas também as futuras gerações possam conhecer esse lugar tão lindo quando ele é hoje.

Uma das propostas é evitar o uso de descartáveis durante o festival e estimular que cada pessoa leve seu próprio copo para o evento, evitando assim o acúmulo de lixo e mantendo a limpeza da cidade.

4.Empreendedorismo e economia criativa

Uns dos eixos do Festival das Rendas é de valorização do potencial criativo da região da Raposa. As ações de fomento serão realizadas por meio do projeto Renda Gera Renda, com atividades direcionadas às rendeiras visando o desenvolvimento de novas técnicas, inovação em produtos, aperfeiçoamento de gestão, sucessão familiar e melhor posicionamento na cadeia produtiva das rendas.

No dia do festival, será realizada uma feirinha criativa com os produtos das rendeiras e de outros empreendedores da região e, também, um desfile com as peças que serão criadas, a partir da renda e de um olhar voltado para o mercado da moda.

Além disso, o festival fomenta a cadeia produtiva de eventos culturais e artísticos. A expectativa é de que sejam geradas 500 oportunidades de trabalho.

5. Turismo, gastronomia e programação cultural

O Festival das Rendas vai proporcionar uma experiência múltipla para quem já ama a Raposa e para quem nunca teve oportunidade de conhecer. É uma oportunidade de conhecer a cidade e os passeios turísticos, provar as delícias dos bares e restaurantes, ver de perto o trabalho das rendeiras e contribuir para a movimentação da economia local.

O evento já começa a movimentar a cidade pela manhã com intervenções urbanas, oficinas e feirinha criativa. Quem quiser poderá ir cedo para aproveitar os passeios turísticos e visitar as praias da região. Os restaurantes credenciados no evento terão um menu especial preparado pelo chef Thiago Brito com entrada, prato principal, sobremesa e bebida não-alcoólica a um custo acessível.

A tarde começa a programação musical com o repertório dos DJs locais e das radiolas de reggae. E a noite shows de bandas locais e artistas nacionais, com nomes que estão entre os mais ouvidos nos serviços de streaming do Brasil e serão divulgados nas próximas semanas.

Eventos

Live de VINAA acontece nesta quarta (15), no Youtube

Cantautor maranhense se apresenta ao vivo por meio do canal Social Wave

Foto: Leandro Lima

Para quem sente falta da voz, dos elementos cenográficos, forte maquiagem e saias esvoaçantes das apresentações de VINAA, chegou a hora de matar a saudade. O cantor e compositor maranhense vai realizar nesta quarta-feira, 15, uma live no YouTube no canal da Social Wave, plataforma de embaixadores para festas e festivais do Brasil.

Na live, VINAA vai apresentar músicas dos álbuns Bordel de Amianto e a Glória dos Loucos Por Sex Appeal (2017) e Elementos e Hortelã na Terra dos Eucaliptos (2019), além de outros sucessos.

O artista é conhecido por ser uma revelação na música maranhense, e possui fortes influências do tropicalismo de Caetano Veloso e Ney Matogrosso em suas composições. Já realizou apresentações nacionais com a turnê Tournée Bordel Brasil 2018-2019 e participando de festivais.

A apresentação no YouTube faz parte do projeto Social Wave Em Casa, para incentivar as pessoas a continuarem em isolamento social, por causa da pandemia de COVID-19. A transmissão acontece a partir das 18h30 e já é possível ativar a notificação de lembrete do evento.

Leia Mais

Eventos

Ilha da Magia, evento inspirado em Harry Potter, acontece em São Luís

Aos fãs que sentem falta de Harry Potter e todo universo mágico do bruxo, a primeira edição do Ilha da Magia será uma boa oportunidade para matar saudade. O projeto acontece no dia 21, e traz para São Luís um novo conceito de lazer e entretenimento baseado nas histórias do menino que sobreviveu.

No evento, várias atividades competitivas serão realizadas entre os participantes, em que a competição seguirá o formato das competições dos filmes/livros: os inscritos farão parte de uma das quatro casas existentes: Grifinória,Sonserina, Lufa-Lufa e Corvinal. O objetivo de cada casa é chegar ao final das atividades o maior número de pontos e ser vencedora.

Entre as atividades: soletrando, quiz, torneio de xadrez, provas de produção artística, torneio de games e outros desafios surpresas. Segundo os organizadores, a motivação foi criar um evento diferenciado para a cidade, onde se concentram muitos fãs e simpatizantes de Harry Potter.

“O público com certeza pode esperar algo nunca visto, um evento único e cheio de novidades e que eles nunca irão vivenciar nada igual. Sem dúvidas iremos fazer com que o público viva e sinta a magia do filme”, garante Israel Lima, idealizador do projeto.

O Ilha da Magia irá acontecer no dia 21 de março de 2020, sábado, a partir das 08:30hs, no Planetário Geek Club ( R. Uberlândia, 3 – Olho D’agua ). As inscrições podem ser feitas virtualmente através de um formulário que deve ser solicitado por meio do WhatsApp (98) 98712-2138.

As vagas são limitadas e a inscrição efetivada antecipadamente garante uma carta personalizada.

Leia Mais

Eventos

V Semana do Bibliotecário começa nessa segunda-feira (9) com oficinas e palestras

A V Semana do Bibliotecário ocorre de 9 a 14 de março em São Luís.

A próxima semana será marcada por ações direcionadas aos bibliotecários em São Luís. Dos dias 9 a 14/3 serão promovidas diversas atividades, como mesas redonda, palestras, oficinas, exposições e outras ações em comemoração ao Dia do Bibliotecário (12). A semana é promovida pelo Conselho Regional da categoria e conta com a cooperação de outras instituições maranhenses. Para participar, bastar doar 1kg de alimento não perecível em qualquer local que receberá uma das atividades da programação.

A abertura da V Semana do Bibliotecário será realizada com uma mesa redonda, que contará com a participação dos membros do Conselho, e que vão ser discutidas a importância dos conselhos de classe no processo de valorização profissional e a formação política do bibliotecário. O primeiro dia de programação começa a partir das 14h30 , no Anfiteatro da Biblioteca Infantil “Viriato Correa”, localizado na Biblioteca Pública Benedito Leite, no Centro.

Já a programação do dia seguinte (10) vai ser dedicada às mulheres. O Semana contará com uma exposição de livros de autoria feminina e, às 9h, na Biblioteca Rosa Castro/SESC, no Centro, uma roda de conversa com o tema “Mulher na Literatura” será promovida, com a participação das escritoras Déa Alhadeff, Anisia Nascimento, Raimunda Frazão e Tainá Rosa.

A programação completa você pode ver clicando aqui.

Leia Mais