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Televisão

5 fatos que fizeram do BBB20 um dos melhores da história

O BBB teve um alcance médio diário de 37 milhões de pessoas em seus canais lineares (TV aberta e Multishow).

Tiago Leifert apresenta o BBB desde 2017 (Foto: Divulgação/Globo)

Dizer que uma temporada é a melhor de todos os tempos é uma afirmação absolutamente arriscada. Muitas vezes só categórica. Mas no caso do Big Brother Brasil 20 talvez seja um consenso pela versatilidade de histórias, dinâmicas e sensações que o reality promoveu. Logo a temporada que começou sendo vaiada por misturar anônimos e influenciadores, terminou arrebando a tudo e a todos, com diversos recordes e momentos que vão entrar para a história do maior reality show do Brasil há 18 anos.

Neste material, resumimos em cinco o número de fatos que fizeram o BBB20 o maior e melhor de todos os tempos:

Elenco equipado

Logo que foi anunciado o elenco com participantes convidados, a internet logo colocou as asinhas de fora e valorizou impressões bastante pessimistas sobre nova temporada que viria – o que faz com absolutamente tudo, diga-se de passagem. Mas a internet também não tem medo de parecer contraditória. Logo na primeira semana, a má impressão se revertera tamanho era o carisma do elenco.

O combo conflitos externos trazidos pelos convidados + Flayslane bebendo água da piscina + memes da Manu já foram o primeiro passo. Logo os grandes debates surgiram sobre assédio, machismo, racismo e lealdade que foram costurando o jogo, tanto com personagens que refletiam pouco ou nada sobre o assunto quanto por quem refletia em excesso. Neste momento, impossível pensar como este elenco poderia ter sido melhor.

Crontrariou enquetes do UOL

Desde o fim da década passada, entre 2008 e 2010, as enquetes do portal UOL se popularizaram a ponto de se tornarem o principal guia de resultados do programa. Quem não queria esperar até tarde da noite para saber o resultado de um paredão, bastava acessar o portal para receber o spoiler. Quase sempre (mesmo) o resultado se confirmava. Há alguns anos, por isso, o programa começou a desestimular que o público votasse em enquetes que não fossem as oficiais.

Em 2020, a enquete não-oficial UOL errou mais vezes que o de costume. O público da página apontou que Manu sairia para o Prior, que Thelma sairia para Gabi, que Thelma sairia para Flay, que Manu sairia para Mari, que Thelma sairia para Babu e que quem venceria a temporada seria Rafa. Mas foi Thelma. Enfim, nessa edição, o gostinho da imprevisibilidade voltou.

Elenco externo à casa

A relevância e alcance da internet na dentro da realidade do programa foi debatido do começo ao fim. E desde o começo o roteiro do BBB20 bateu na tecla de que os participantes se igualavam ao entrar na casa, independente do número de seguidores. Uma narrativa também construída do início ao fim, com êxito, graças à sensibilidade de Thiago Leifert, do talento de Rafael Portugal e da equipe de edição do programa. Sem essa tríade, talvez o tom desta temporada não tivesse sido tão equilibrado e hoje estaríamos discutindo como foi equivocada a decisão de colocar famosos no elenco. Boninho deve estar aliviado.

Surtos leves e tênis

Nem só de tretas vive um reality show, afinal. O BBB20 teve a sorte de, ao longo da temporada, conseguir construir histórias iam além dos conflitos diretos. Rivalidades foram o fio condutor dessa edição. Petrix e Pyong não precisaram partir para baixaria para chamar atenção. Em seguida, Hadson versus mulheres explodiu por consequência de uma estratégia infeliz.

Rafa e Bianca, Pyong e Prior, Victor Hugo versus o rótulo de planta, Rafa e Mari, Gabi e Bianca, Rafa e Flay, Thelma e Flay, enfim, mais que brigas por pura afronta, as rivalidades movimentaram o jogo a ponto de famosos, anônimos e esportistas se envolverem na disputa. Assim o BBB quebrou recordes. Nem Boninho sonhava com mais de 1 bilhão e meio de votos em um paredão – com direito a Guinness World Records. No final das contas, foi uma temporada emocionante por contar histórias com começo, meio e fim. E quem acompanha o programa que histórias bem contadas não são características de qualquer elenco.

Repercussão e audiência

Desde que o Big Brother estreou na televisão, os tempos mudaram muito. Os valores mudaram, a inflação também, as estatísticas de audiência têm novos parâmetros e a internet chegou para agregar em repercussão. O final da 20ª temporada não teve a maior audiência da história, mas conseguiu cravar a maior audiência da década, com 34 pontos, superado a do BBB18, marcada pela disputa entre Gleici e Kaysar, que marcou 33.

Com transmissão 24 horas disponível no Globoplay e ampla cobertura no Multishow, o BBB20 não só alavancou a audiência do streaming como colocou o canal pago entre os líderes de audiência da TV fechada. Segundo o jornal O Globo, com o programa, o Globoplay já tinha registrado um crescimento de 275% nas horas de consumo da plataforma antes da quarentena. Nas próximas semanas, certamente a Globosat deve emitir um balanço de audiência e faturamento, já que a boa avaliação dessa temporada é de esbanjar para todo mundo ver mesmo.

Televisão

6 lições sobre redes sociais em ‘O Dilema das Redes’

Documentário está disponível no catálogo da Netflix.

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O novo documentário da Netflix, “O Dilema das Redes”, traz à tona um assunto que com certeza você já assistiu alguma palestra sobre: redes sociais. Mas, dessa vez, nada de palestrantes tradicionais. 

Quem fala sobre os bastidores das redes aqui são ex-chefes e ex-criadores de redes sociais. Nenhum deles narra sobre os sucessos da vida profissional, mas de como as redes sociais trabalham para viciar os usuários e tem consequências seríssimas na vida real.

Design feito para viciar

Na série, ex-chefes e criadores das redes sociais mais poderosas do mundo explicam como os usuários, incluindo eles mesmos, são manipulados por sistemas que eles mesmos criaram. Como o objetivo é fazer todos ficarem o máximo de tempo nos aplicativos, absolutamente tudo é feito para estimular o engajamento.

Vicia como droga

Da dinâmica das notificações até o algoritmo do que é mostrado, os próprios executivos admitem que a intenção de viciar os usuários: “As redes sociais e os traficantes de drogas são os únicos negócios que não chamam os consumidores de clientes, mas de usuários”, diz um deles durante o documentário.

Contraindicado para crianças

Durante o documentário, alguns executivos revelaram que não deixam os próprios filhos usarem as redes sociais. Orientam fortemente o controle de tempo de uso e até recomendam que ninguém use as redes sociais antes dos 16 anos.

Eles sabem tudo sobre nós

 A inteligência artificial por trás dos algoritmos das redes sociais sabe absolutamente tudo sobre nossos gostos, preferências, histórico de buscas. Essas informações são vendidas para os anunciantes dessas redes sociais. Um deles chega a dizer que “se você usa um serviço e não pega pelo produto, você é o produto”. E a tendência é saberem cada vez mais.

Efeitos colaterais na realidade

Um dos principais debates do documentário é sobre como o algorítmo das redes sociais impacta no tecido social através, por exemplo, das fake news e de como a recomendação de conteúdo cria o surgimento de bolhas com usuários de ideologias semelhantes que estimulam a polarização de ideias na vida real.

Como burlar o sistema?

Há quem defenda que todos larguemos as redes sociais agora mesmo. Mas como isso é quase impossível de acontecer, os próprios executivos dizem que a maneira mais segura de mudar a realidade é admitirmos o vício, regularmos o uso do celular, ativar ferramentas de segurança e usar, mais do que nunca, o bom senso para filtrar o que é consumido na internet. Porque as redes… As redes só querem que você esteja como está agora, com os olhos vidrados na tela.

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Televisão

Exposição Castelo Rá-Tim-Bum recebe sua versão online

Exposição relembra programa brasileiro dos anos 90.

Foto:Reprodução/Site da exposição

Seguindo os passos dos estúdios Ghibli, que abriu sua exposição para visitas online por conta da pandemia do coronavírus, a Exposição do Castelo Rá-Tim-Bum decidiu fazer o mesmo e, hoje, é possível visitar e conhecer, pela internet, tudo que essa grandiosa exposição tem a oferecer.

Essa versão online da exposição oferece uma visão em 360º, com áudios originais e toda interação da exposição sem sair de casa. São dez ambientes, onde você pode interagir com os personagens do castelo ou apenas caminhar pelo local relembrando o programa.

Com cerca de 400 mil visitantes, em 2014, só no Museu da Imagem e do Som (MIS), a exposição física que mostra o castelo mais famoso dos programas infantis dos anos 90, se tornou um grande sucesso no Brasil. Lançado também no Rio de Janeiro, onde levou 620 mil pessoas ao Centro Cultural Banco do Brasil, para em 2017 retornar à São Paulo, no Memorial da América Latina, com mais de 800 mil visitantes, batendo seu recorde de público. Além dos grandes centros, a exposição ganhou sua versão em shoppings e seguiu turnê por diversas cidades.

A série Castelo Rá-Tim-Bum foi de grande presença na vida das crianças dos anos 90. Sucesso da TV Cultura, o programa foi produzido e exibido pela emissora entre 1994 e 1997, tendo 90 episódios. Ganhou o prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) em 1994 e ganhou, em 1999, um longa-metragem. Todo visual do cenário teve nuances de inspiração na arquitetura modernista do artista catalão Antoni Gaudí, que foi responsável por projetar a Basílica da Sagrada Família, uma das atrações turísticas de Barcelona.

A exposição online pode ser visitada tanto por computador quanto por celular e você pode visitá-la AQUI.

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MTV estreia nova temporada do De Férias com o Ex Brasil nesta quinta-feira

Os novos episódios vão ao ar na MTV e, via streaming, no Amazon Prime Video.

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'De Férias com o Ex' é o sucesso mais recente da MTV no Brasil (Foto: Divulgação/MTV)

A MTV estreia nesta quinta-feira, 21 de maio, às 22h, o primeiro episódio da nova temporada de De Férias Com o Ex Brasil. Em 12 episódios, o programa reúne 10 jovens solteirxs em busca de férias e diversão numa mansão no cenário inédito e paradisíaco de Jericoacoara (CE). Renovando a parceria, o reality poderá ser assistido, via streaming, no Brasil e em demais países da América Latina com exclusividade, no Amazon Prime Video. Os 12 episódios inéditos estrearão um por vez, semanalmente, na MTV e no serviço de streaming.

Repleto de novidades, as novas dinâmicas prometem esquentar o clima e colocar os participantes pra jogo: Cabine dos Segredos e Sala da Verdade.Os espaços exclusivos vão funcionar para que os participantes possam passar suas tretas a limpo, além de participarem de diversas votações, incluindo o Crush do Momento – nesta dinâmica, os participantes poderão votar na pessoa mais “quente” da casa que, uma vez eleita, poderá escolher seu par para um date ou até para a suíte máster.

No primeiro episódio, os participantes se conhecem em uma grande festa no alto das dunas de Jeri e alguns já começam a fazer suas apostas de crushes. Assim que entram na casa, eles aproveitam para curtir a piscina e logo já surge o primeiro (e inesperado) beijo da temporada entre Mina e Rafael. O Tablet do Terror, que nunca descansa, convoca Bárbara e Igor para um jantar romântico. Enquanto isso, os participantes se desafiam em brincadeiras e as primeiras faíscas são protagonizadas por Novinho.

Como a temperatura sempre pode aumentar, no dia seguinte, Hadad, Caio e Novinho são convocados para receber a primeira ex na praia. Vingança é um prato que se come frio? Pelo menos é isso que promete Rebecca Diniz. A novata vai curtir um passeio de jet-ski com Novinho e, assim que a dupla volta pra casa, o clima se transforma num mar de intrigas.

O grupo combina de não dar ibope para a chegada de Rebecca e, sentindo-se deslocada, ela acaba causando bastante confronto com as meninas. “Aqui é De Férias com o Ex, tiro, porrada e bomba”, afirma Jéssica.

Quando os ânimos se acalmam, o Tablet do Terror entra em ação mais uma vez e convoca Mina para estrear a suíte máster. Ela frustra as expectativas de Caio e escolhe Flavia para ser sua acompanhante. O que, de fato, ninguém estava esperando era que uma GRANDE surpresa, diretamente de dentro da suíte máster, pudesse surgir…

De Férias Com o Ex Brasil é um projeto da MTV realizado pelo VIS (ViacomCBS International Studios) em parceria com o Amazon Prime Video e produzido pela Floresta Produções.

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