Connect with us

Séries

‘His Dark Materials’ | Minissérie tem que se afastar do filme

Nova produção tem o desafio de não empobrecer narrativa provocadora em um país onde Igreja e Estado estão unidos.

His Dark Materials (As Fronteiras do Universo) do britânico Philip Pullman, uma das mais complexas sagas de literatura de fantasia infanto-juvenil, está prestes a ganhar as telas novamente, desta vez como uma minissérie na BBC.

Andando longe do que foi visto no cinema, com o incompleto A Bússola de Ouro (2007), a nova adaptação promete trazer novos fãs para a antiga trilogia (hoje uma saga com cinco volumes, prestes a se tornar oito) e esquentar o coração de quem sonhou em ter um dæmon como companheiro nas horas de maior necessidade e também de maior felicidade.

A Saga

O primeiro volume das Fronteiras, A Bússola de Ouro (The Golden Compass ou Northen Lights) foi lançado em 1995, apresentando ao mundo a pequena e travessa Lyra Belacqua e seu dæmon Pantalaimon, ambos vivendo em um universo alternativo ao do leitor, em uma Oxford com catedráticos sisudos e seu tio enigmático Asrael.

Lyra sai de Oxford em busca do amigo sequestrado, descobrindo uma rede de intrigas envolvendo magia, ciência e a Igreja Católica, a morte de Deus e a comprovação de universos paralelos.

No mundo de Lyra a Igreja Católica e o seu Magisterium é a grande força política, comandando mesmo a Ciência. Por conta do tom crítico e reprovador de um mundo dominado pela Igreja, uma resposta de Pullman ao clássico As Crônicas de Nárnia, de C.S Lewis, A Bússola de Ouro teve o lançamento inundado de controvérsias, o que afetou também o filme de 2007.

Mas é exatamente no que mais lhe rende percalços que As Fronteiras do Universo é especial. Ainda que voltado para o público jovem, a trama é carregada de temas nada fáceis de digerir.

Pullman não é um autor que subestime as crianças, e é preciso que a série não caia no erro de se afastar do tom pesado, ainda que esperançoso, dos livros. De qualquer forma, será no mínimo interessante ver como a morte de Deus, almas separadas de corpos, uma ida ao purgatório e uma Igreja corrupta serão retratados em um país onde Igreja e Estado não são separados. Empobrecer a narrativa nem deveria ser cogitado, mas segue como preocupação dos fãs.

Tayna Abreu/Volts

A Bússola de Ouro foi seguido por A Faca Sutil (1997) e  por A Luneta Âmbar (2000). No segundo volume, Lyra trespassa a barreira entre seu mundo e o mundo do leitor, encontrando Will um menino com a mesma idade e que tem de amadurecer rápido para cuidar da mãe doente. A Faca do título é um artefato especial capaz de literalmente cortar o véu que separa os mundos/universos.

A Luneta Âmbar foi o primeiro livro infantil a ser indicado na lista-longa do Man Booker Prize. Nele, Pullman dissolve mais e mais fronteiras, colocando anjos, harpias e fantasmas no caldo que já contava com bruxas, daemons e ursos de armadura.

Em 2003 foi lançado o conto Lyra’s Oxford, que se passa 10 anos depois da trilogia e acompanha uma curta aventura de Lyra enquanto estudante de Oxford. Já em 2017 foi lançado “La Belle Sauvage” o primeiro volume da segunda trilogia da saga “The Book of Dust”, e que começa quando Lyra era um bebê.

A Minissérie

Com supervisão de Pullman, a Bad Wolf e a New Line estão produzindo uma minissérie em oito episódios das Fronteiras do Universo para a BBC. Este será o primeiro produto da New Line, que pertence à Warner Bros e é a produtora de tudo de Senhor dos Anéis, na terra da Rainha.

O roteiro será de Jack Thorne, autor da peça “Harry Potter and the Cursed Child”. Os dois primeiros episódios serão dirigidos por Tom Hopper, vencedor do Oscar de Melhor Diretor por “O Discurso do Rei”, em 2011.

20th Century Fox

Lyra será vivida por Dafne Keen, que roubou até os corações mais duros em sua performance como a X-23 em Logan (2016). Lord Asriel será interpretado por James McAvoy (Split), mais um X-Men.

Ruth Wilson, a Alice de Luther, será Mrs Coulter, a vilã com um dæmon sem nome, o Macaco Dourado. Lin Manuel Miranda será o aeróstata do texano Lee Scoresby.

Ariyon Bakara (Life) será Lord Boreal, parceiro de intrigas de Mrs Coulter. Lewin Lloyd será Roger Parslow, o amigo de Lyra que é sequestrado dando o gatilho para a aventura da protagonista.

Completam o elenco Georgina Campbell (Black Mirror), James Cosmo (Game of Thrones), Clarke Peters (The Wire), Anne-Marie Duff (Shameless), Will Keen (The Crown, e pai de Dafne an vida real), além de Lucien Msamati, Simon Manyonda, Archie Barnes, Daniel Frogson, e Tyler Howitt.

A minissérie ainda não tem data de estreia.

Em alta agora