Connect with us

Música

SANA 2018 | Veja como foi a passagem da banda FLOW pelo Brasil

Show foi marcado pela nostalgia e a diversão das animesongs.

Foto: Saylon Sousa/Volts

No último dia (29) de SANA 2018 o show mais aguardado da noite – e do evento no geral – não só prometeu como cumpriu. A banda de j-rock FLOW está em turnê comemorativa de seus 15 anos de estrada desde o primeiro live tour, o primeiro álbum de estúdio e a assinatura de contrato com a Ki/oon Records ( selo musical da Sony Music Japan). Os cinco integrantes do grupo vem fazendo apresentações em diversos países da América Latina incluindo o Brasil.

O show no Centro de Eventos do Ceará era o último de quatro apresentações programadas para acontecerem no Brasil durante o mês de julho. Com a turnê FLOW 15th Anniversary Tour 2018 ~Anime Shibari o grupo trouxe um setlist de músicas marcadas por serem animesongs (ou anisongs), temas de desenhos animados japonês, que fazem parte da carreira deles. A turnê é inspirada também no seu mais recente álbum de coletânea, FLOW THE BEST – Anime Shibari.

Antes do show, no entanto, eles participaram de coletiva de imprensa com a mídia local e também realizaram Meet & Greet com os fãs. Esse evento por sinal reuniu dezenas de fãs que saiam do encontro levando em mãos um poster autografado por Kohshi (vocal), Keigo (vocal), Take (guitarra), Got’s (baixo) e Iwasaki (bateria) após uma longa e demorada fila.

Com os jornalistas e blogueiros, o FLOW pareceu um pouco mais reservado do que no momento do show. As respostas ficaram por conta de Take, Keigo e Iwasaki, que mais interagiram. Got’s e Kohshi foram menos participativos ao longo da entrevista. Entre as perguntas sobre o universo das animesongs e a carreira, os membros da banda também se divertiram ao falar da nossa cultura e de seu interesse pela caipirinha e a cerveja brasileira.

Outro momento de destaque foi a explicação dada sobre a escolha de suas músicas como temas de animês. Segundo Keigo a banda sempre se propõe a ler os mangás de destaque no país (principalmente os publicados na revista Weekly Shounen Jump, que todos leem desde a adolescência) e assim se reúnem para desenvolver uma canção inspirada nos sentimentos e ações transmitidos pelos quadrinhos. Depois essa canção é a apresentada à gravadora e também ao Comitê de Produção do animê de interesse, que decide se fica com ela ou não como tema musical da animação.

Foto: Saylon Sousa/VOLTS

Em sua sexta passagem pelo Brasil, desde 2013 quando vieram a primeira vez, os integrantes se dizem felizes com a aceitação do público ao lembrarem que não acreditaram inicialmente no quanto o brasileiro é apaixonado pelos animês. Segundo Keigo e Got’s todos eles também eram muito fãs de animês durante a adolescência nos anos 1980 e curtiram grandes clássicos como Saint Seiya e Captain Tsubasa. Hoje, com todos os membros com idade acima dos 40 anos o FLOW além de ser um grupo experiente demonstra muita energia.

No palco isso ficou provado com a atuação pessoal e coletiva deles. Destaque para a dedicação dos vocalistas Keigo e Kohshi em se comunicar com o público no intervalo das canções. De posse de um caderninho verde bem surrado os dois se revesavam na interpretação de falas em português. Keigo se saiu um pouco melhor, mas foi com essas interações que pudemos ver um Kohshi mais relaxado e animado com o clima do evento (talvez jornalistas não sejam seu forte). Quem mandou muito bem também foi o guitarrista Take, que ao final do show deu um banho no público em frente do palco jogando o resto de água mineral de sua garrafa.

Um dos destaques do show sem dúvida foi a participação das vozes das personagens dos animês que davam a deixa para o público adivinhar quais seriam as canções cantadas em sequência. A festa encerrou após 1h20min de animação ao som de GO! (quarto tema de abertura de Naruto), que não só fez o público pular como teve um coro regido pela dupla de vocalistas. A banda encerrou o show com uma foto junto aos fãs e garantiu voltar a Fortaleza-CE mais uma vez. para a foto Got’s segurava uma bandeira do Brasil e Take vestia uma camisa da seleção brasileira com seu nome e o número seis.

Confira um resumo do que rolou no show FLOW 15th Anniversary ~Anime Shibari em Fortaleza-CE:

Em alta agora