Connect with us

Eventos

Confira a programação do Circuito Especial do Palco Giratório em São Luís

Programação traz espetáculos de um dos mais representativos palhaços brasileiros.

Foto: Divulgação/Sesc

Roupas coloridas, sapatos maiores que os pés, um nariz vermelho e uma alegria que contagia todas as gerações. Resgatando a tradição dos circos itinerantes, o Circuito Especial do Palco Giratório chega a São Luís e a partir deste sábado (7), apresenta espetáculos de um dos mais atuantes e representativos palhaços brasileiros, o Biribinha, e números circenses locais em uma grande lona para toda a família, com capacidade para 400 pessoas, montada ao lado do Terminal da Praia Grande.

Na agenda deste final de semana os espetáculos “O Machão – Tudo por causa do Tobias” (Cia. Teatral Turma do Biribinha) e “Atrapalhaças” (Cia. MiraMundo Produções Culturais) prometem arrancar boas gargalhadas da plateia a partir das 18 horas. Toda a programação, que acontece até o dia 12 de julho, é gratuita.

Reavivando as memórias afetivas de gerações que cresceram admirando e se divertindo com as trapalhadas dos clássicos palhaços de circos que todo ano marcavam presença nesse mesmo espaço, no picadeiro do Circo Biribinha o público encontrará toda a magia e seriedade da missão de preservar a tradição do riso, uma paixão transmitida de pai para filho e que persevera diante de poucos recursos e das opções de humor ofertadas pela TV e internet.

O espetáculo que abre a programação do Circuito Especial do Palco Giratório é “O Machão – Tudo por causa do Tobias”. Com classificação 12 anos, nesta divertida trama o palhaço Biribinha vive um chefe de família que um dia resolve cair na farra com o seu melhor amigo. Só não esperava que sua amante fosse procurá-lo em sua própria casa. Sensacional comédia, com muita bagunça e confusão apresentada neste sábado (07) das 18 às 19h30.

No domingo (9), a Cia. MiraMundo Produções Culturais apresenta as palhaças Palita Presepada e Miss. Banana. Elas são amigas, mas estão afastadas há muito tempo. Reencontram-se para apresentarem um grande show promovido pelo palhaço Anônimo, que tenta reaproximá-las por meio da magia do circo. Entre muitas trapalhadas, disputas e rivalidades as palhaças nos dão uma grande lição de amizade, paz e alegria. Com apresentação das 18 às 19 horas, a classificação é 08 anos.

Homenagem

Este ano Teófanes Silveira, o Biribinha, comemora 60 anos de trajetória do circo-teatro nordestino e a proposta do projeto Palco Giratório é fazer uma justa homenagem à esse ícone da linguagem circense, apresentando uma viagem pela história do circo e dos palhaços tradicionais, refletindo e discutindo sobre as perdas e ganhos do artista circense durante sua trajetória.

Programação

07/07 (sábado)
18h às 19h30 –  “O Machão – Tudo por causa do Tobias”

Nesta divertida trama o palhaço Biribinha vive um chefe de família que um dia resolve cair na farra com o seu melhor amigo. Só não esperava que sua amante fosse procurá-lo em sua própria casa. Sensacional comédia, com muita bagunça e confusão.

Classificação: 12 anos
Local: Av. Senador Vitorino Freire (ao lado do Terminal de Integração da Praia Grande).

08/07 (domingo)
14h às 18h – Oficina: “Traquinagens em traquitanas”

A oficina de traquitanas é uma oportunidade de o aluno aprender a confeccionar e utilizar elementos cênicos utilizados pelos palhaços tradicionais e, desta forma, entender o efeito e o valor de cada uma delas para as cenas e para a construção do comportamento do palhaço.

Local: Casa do Maranhão (Rua do Trapiche, Praia Grande).

Continue Lendo
INSCREVA-SE NO VOLTS PLAY

Em alta agora