Connect with us

Animês e Mangás

Artigo Otaku | Copa do Mundo, Arte Otaku e III Guerra Memeal

Memes de personagens de animê embalaram a discussão na web.

E começou aquele que de longe é o mais importante evento esportivo do mundo por suas dimensões geopolíticas, econômicas, turísticas e, é claro, futebolísticas: a Copa do Mundo FIFA. Com belos gols, disputas para ficar na história e emoção, a competição é algo que faz parte da essência dos brasileiros.

Ao menos deveria ser, mas um certo 7×1 parece ter apagado o prestígio da competição. Sou franco em afirmar que não é isso. O 7×1 é apenas o bode expiatório de uma nação soberana que sofre no limite com suas crises de identidade tanto na política (corrupção), economia (desemprego) e sociabilidade (preconceito). O brasileiro – de um modo geral – ainda ama o futebol. A figura do Canarinho Pistola, sua nova mascote oficial, representa tudo isso em uma imagem clássica de renovo, mas preocupação.

Perguntava-se então “Ah, não vamos nos preparar para a Copa?” e se viam poucas ruas dedicadas a isso. Mas existe sempre aquela tribo social responsável por ditar o ritmo dos discursos da web (como já havia descrito Étienne Barral ainda no século XX), uma tribo social que domina os fazeres e caminhos da internet: os otaku.

Às vésperas da Copa do Mundo FIFA Rússia 2018 um viral tomou conta das contas de redes sociais do Brasil, pessoas apareceram com personagens de animês vestidos às cores da flâmula nacional brasileira, verde e amarelo, em um movimento de apoio à seleção nacional.

Esse foi um elemento vívido de mudanças nas formas de manifestação da torcida. Por que enfeitar as ruas – e gastar dinheiro com isso – se eu posso mudar meu perfil por uma personagem caracterizada de torcedor? E o melhor de tudo é que todos podem ver!

E assim foi! Vários grupos, várias fanpages e vários otaku deram o pontapé para essa brincadeira e muita gente comprou a ideia. No momento que escrevo isto afirmo já ter identificado grupos de otaku que já reuniram um pack de imagens com mais de mil perfis para quem quiser escolher a mais legal e usar.

Tudo poderia ser mais um “câncer dos otakus” como alguns costumam dizer na internet numa tentativa sórdida de denegrir a atividade, mas a popularização dessa brincadeira atravessou o Oceano Atlântico e chegou em Portugal.

Os nossos ex-colonos – mais uma vez usando do Twitter como ferramenta para o diálogo – gostaram tanto da brincadeira que começaram a imitar os pack de imagens com as cores de suas bandeiras (verde e vermelho). Esse, no entanto, foi o estopim para mais uma Guerra Memeal.

A III Guerra Memeal, como ficou conhecida, foi embalada pela troca de farpas entre brasileiros e portugueses em razão da Copa do Mundo! Primeiro pela cópia descarada dos memes brasileiros (o que não perdoamos!) e em seguida por diversos outros motivos (alguns até históricos, como sempre!).

 

Há quem diga que o motivo real tenha sido a postagem de Shawn Mendes ao declarar apoio à Portugal, mas só os otaku sabem a verdade. Mexer como nossos memes é comprar uma briga que se vai perder. Viva a Copa do Mundo!

Em alta agora