Connect with us

Críticas

Crítica | A Noite do Jogo

Sem medo de incoerência, Game Night é uma comédia que entende de comédia

Foto: Divulgação

Uns petisquinhos, bons amigos, Imagem & Ação, Banco Imobiliário, Perfil… joguinhos de tabuleiro. Você provavelmente já esteve num desses encontros de jogatina regados a gostosas risadas, correto? Uma cena comum que os diretores de A Noite do Jogo (Game Night, 2018) subvertem nessa mistura de comédia de ação e suspense cuja preocupação com as regras, curiosamente, é… zero. Ainda bem.

Se você ainda não viu o filme, tudo o que você precisa saber é que Jason Bateman e a esposa Rachel McAdams promovem essas noites de jogos em casa, onde reúnem os amigos e talicoisa. Mas o irmão mais velho dele, Kyle Chandler, decide tornar essa experiência algo mais impactante e os apresenta ao conceito de “jogos de realidade”. É assim: uma empresa especializada encena um sequestro super-realista e os jogadores precisam desvendar o paradeiro da vítima. Meio “polícia e ladrão”, digamos. Nem precisa dizer que isso dá muito errado. Mas vamo lá.

O grande lance do Game Night ser uma comédia que funciona é que os idealizadores entendem bem a necessidade do respeito à lógica na trama, mas que é importante saber quando subvertê-la. É assim que o roteiro conduz o espectador a reviravoltas chocantes, sequências de ação bem executadas, perseguições… mas intercalam esses momentos, por exemplo, com gags de humor físico, como a crise hemorrágica de Bateman ou a tentativa de mini-cirurgia com ânsia de vômito ou o estapafúrdio roubo de um certo ovo multi-milionário.

É essa falta de compromisso rígido com a verossimilhança que faz com que o filme seja mais leve e se entregue ao absurdo e ao excesso, sem medo de incoerência. É claro que contar com um elenco carismático e um time de personagens bem coeso ajuda bastante. Então dá pra dizer que Game Night é um passatempo divertido, uma comédia que entende de comédia – e o final da sessão, vá lá, é tão relaxante quanto uma boa noite de jogatina com os bests.

Em alta agora